Quando falamos em novas práticas e tendências de varejo, o gerenciamento por categoria é algo sempre lembrado. Isso acontece pelo fato dessa abordagem permitir que os empresários e outros gestores atuem de forma estratégica em suas lojas, aumentando as vendas e otimizando a distribuição dos produtos no ponto de venda.
Podemos definir o gerenciamento por categoria como uma forma de melhorar a experiência do consumidor implementando uma parceria estratégica entre o varejista e os seus fornecedores, para que a organização de produtos no ponto de venda ocorra de forma otimizada e ajude o shopper a ter suas necessidades atendidas.
O gerenciamento por categoria é muito importante e já é praticado há anos em estabelecimentos diversos, como farmácias, supermercados, lojas de conveniência, entre outros.
A ideia deste método de venda é fazer com que fabricantes, distribuidores e comerciantes atuem juntos para vender mais e melhor, trocando informações de forma constante. Assim, é possível garantir que os produtos estejam disponibilizados nas gôndolas e prateleiras de forma que as compras sejam mais práticas e intuitivas.
O futuro do varejo está ligado ao gerenciamento por categoria pelo fato das lojas estarem cada vez mais buscando melhorar a experiência de compra com táticas conectadas e digitais.
Com o uso de aplicativos que mapeiam a jornada de compra dos clientes, por exemplo, é possível ter em mãos diversos dados e informações riquíssimas.
O programa de fidelidade é uma ótima fonte de informação para conhecer o shopper, entender a presença de categorias, marcas e itens nos tíquetes, a frequência de compras, o valor do tíquete médio etc.
Os varejistas podem saber quais são os produtos mais buscados e desejados pelos clientes, podendo trabalhar melhor sua oferta com uma distribuição diferente de produtos, por exemplo.
Com o gerenciamento por categorias é mais fácil garantir o correto sortimento dos produtos e uma boa experiência para os clientes. Mas para desenvolver e usar esta técnica é importante entender seus clientes e definir quais são as categorias em que a suas mercadorias serão divididas. A nossa orientação é para que analise muito bem os dados de seu negócio e informações de mercado, utilizando técnicas de inteligência de varejo, e a partir daí trabalhe sua classificação dentro da loja seguindo alguns direcionamentos, como estes que descrevemos a seguir.
A categoria de destino é a que atrai os clientes para as lojas. Esses itens devem ficar em uma posição de destaque com fácil acesso.
Em uma padaria, por exemplo, os pães fazem parte dessa categoria, tendo em vista que são o chamariz para os clientes.
Os produtos de rotina são aqueles que usamos no dia a dia, mas que não nos motivam a ir até uma loja exclusivamente para comprá-los.
É o caso do macarrão ou do arroz, por exemplo, que podem ser substituídos por outros itens, quando alguém está preparando uma refeição.
Aqui se enquadram os produtos que são vendidos apenas em determinadas ocasiões do mês ou do ano.
Em um supermercado, por exemplo, os ovos de chocolate são vendidos apenas nas semanas que antecedem a Páscoa. Depois disso, não há demanda para o produto.
Fazem parte dessa categoria, os itens que são utilizados para atender necessidades frequentes e que os clientes preferem adquirir de maneira prática.
É o caso de bebidas, doces, alimentos congelados, produtos de higiene pessoal, entre outros.
Considerando o cenário muito competitivo do varejo, percebemos que o gerenciamento por categorias é essencial não só para a satisfação do shopper, mas também para a eficiência do sortimento, principalmente pelo potencial do uso de dados de mapeamento de compras, que são cada vez mais abundantes com o uso da tecnologia, e a possibilidade de um maior nível de qualidade no trabalho em conjunto entre varejo e indústria.
A Connect Shopper (http://connect-shopper.com.br/) é parceria da inteligência360 e especialista no shopper. A in360 apoia frentes de gerenciamento por categoria como algo que faz parte de uma maior efetividade do varejo. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e saiba mais!