À primeira vista, a percepção de marca pode parecer uma característica abstrata, a ponto de ser impossível quantificar sua importância. Mas vamos fazer um teste: tente justificar o que faz você optar por um produto ou por uma loja. Muito provavelmente, há características que vão além do preço e da funcionalidade, não é mesmo? Bingo!
Acontece que, antes de gerar valor para o seu negócio, sua marca precisa gerar valor para consumidor — sobretudo porque é ele quem está no poder. Porém, como fazer isso? Vamos ver como a percepção de marca é construída atualmente e dar uma olhada em alguns cases e dicas.
Por muito tempo, oferecer um produto a preço competitivo era o suficiente para conquistar o consumidor. Porém, a alta concorrência obriga as empresas a implementarem estratégias que começam muito antes da decisão de compra.
Por isso, o conceito atual de percepção de marca tem a ver diretamente com a experiência do cliente. Mais precisamente, tem a ver com os significados que o consumidor atribui às sensações estimuladas por todo e qualquer contato com a sua empresa. O consumidor avalia e utiliza todos os seus sentidos e todos os canais de comunicação para observar o que sua marca quer passar, mesmo que inconscientemente. Estamos falando de construir uma memória afetiva no comprador.
Manter uma boa percepção de marca faz com que o consumidor desenvolva uma relação afetiva com ela. Quando você alcança esse reconhecimento, o preço deixa de ser prioridade para o cliente — que, muitas vezes, se mostra disposto a pagar mais caro.
Na prática, toda a jornada de compra deve ser mapeada para identificar oportunidades de ações que promovam o engajamento do consumidor. Entre alguns dos processos que contribuem para a percepção da marca, estão:
Por mais que surjam novas estratégias, as ações promocionais ainda representam uma excelente oportunidade de valorizar a marca. Entretanto, é fundamental estabelecer os limites da promoção para evitar que a empresa ou o consumidor sejam prejudicados.
É o caso das campanhas de uma rede de supermercados regional. Apesar de atrair uma grande quantidade de clientes, a marca tornou-se conhecida negativamente pelos incidentes causados a partir da grande concentração de pessoas nos dias de promoção.
Já a varejista Magazine Luiza conseguiu equilibrar a relação entre oferta e demanda com uma campanha nas redes sociais. Durante o período de Black Friday, os clientes adquirem uma superoferta, mas só descobrem qual é o produto ao recebê-lo em casa.
A campanha chamou a atenção pela excelência dos produtos ofertados a preços baixos, estabelecendo, assim, uma relação de confiança com o consumidor.
E aí, sua marca quer se tornar um case de sucesso? Confira nossas dicas para otimizar a percepção de sua marca e gerar valor no varejo!
Para que o contato inicial do consumidor com a sua marca seja o melhor possível, crie um posicionamento que represente a proposta de valor de forma simples e objetiva. Para isso, faça um estudo profundo do seu público-alvo a fim de entender suas expectativas e oferecer a ele muito mais do que preço e produto.
Além de manter o ponto de venda abastecido, invista no design das embalagens, apresentando as vantagens identificadas pelo posicionamento. Além disso, desenvolva um trabalho de visual merchandising para valorizar a disposição dos produtos.
Estruture um plano de ação para avaliar a percepção dos clientes sobre a compra e a utilização dos produtos. É possível montar uma equipe responsável por visitas técnicas ao PDV e por entrevistas com o consumidor para mensurar o seu grau de satisfação.
Sejam quais forem suas estratégias, tenha em mente que a percepção de marca é uma construção permanente. Logo, estabelecer objetivos e metas de negócio é indispensável para guiar suas ações de marketing que impactarão na experiência do cliente.
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