Um Blockchain é, nos mais simples termos, uma série de registros de dados imutáveis que são gerenciados por grupos de computadores que não pertencem a nenhuma entidade. Cada um desses blocos de dados (block) é protegido e ligado a outros usando princípios criptográficos (formando assim, chains: cadeias).
A rede Blockchain não tem autoridade central — é a própria definição de um sistema democratizado. As informações nela estão abertas para qualquer usuário autorizado e todos para vê-las. Portanto, tudo o que é construído na blockchain é, por sua própria natureza, transparente e todos os envolvidos são responsáveis por suas ações.
Em síntese, podemos dizer que Blockchain é uma sequência digital descentralizada de registros compartilhados em uma rede pública. A tecnologia Blockchain elimina a necessidade de um mediador de terceiros e fornece transparência nas operações.
Agora, você já parou para pensar em como o Blockchain pode ser útil no varejo? Saiba que essa tecnologia já vem influenciando empreendimento varejistas e fornecendo diversos benefícios.
Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo.
Continue lendo para entender de que maneira o varejo pode se beneficiar do Blockchain!
Há um mundo de oportunidades no Blockchain para diversos segmentos de mercado. Confira, a seguir, quais são as vantagens trazidas por essa tecnologia que já são percebidas no varejo.
A tecnologia Blockchain ajuda os varejistas a rastrear melhor suas remessas e produtos de estoque adequadamente, pois o inventário é visível em todos os pontos da cadeia de suprimentos.
Os empreendedores do varejo podem saber o status de seus estoques, níveis de mercadorias armazenadas, números etc. em tempo real. Como os dados do Blockchain são imutáveis, eles não precisam se preocupar com a autenticidade dos dados coletados.
Vivemos na era dos dados: os varejistas lidam com muitas informações de clientes que são pessoais e precisam ser mantidas em sigilo — especialmente agora que entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.
Nunca foi tão necessário e urgente proteger de uma maneira melhor, armazenar e gerenciar dados pessoais com total responsabilidade.
O Blockchain atende a essa necessidade urgente. Por exemplo, os varejistas agora podem personalizar serviços e anúncios sem precisar depender de um servidor central que fiquem vulneráveis a hackers que roubam informações e fazem uso indevido para atingir usuários.
Os varejistas agora podem usar o Blockchain para substituir os atuais sistemas de anúncios de lance aberto e, em vez disso, segmentar usuários com base em informações armazenadas em seus dispositivos, protegendo assim a privacidade dos clientes. Isso promete tornar a indústria de dados de anúncios mais segura.
No mundo atual da produção em massa de produtos falsificados, os varejistas e as marcas geralmente são obrigados a identificar corretamente as mercadorias e garantir autenticidade aos consumidores.
Novamente, com Blockchain que conecta todos os pontos da cadeia de suprimentos, os empresários do varejo podem verificar a autenticidade de seus produtos e fontes, sejam eles novos ou usados.
Muitas empresas varejistas criam programas de fidelidade em um esforço para aumentar a satisfação do cliente.
Um aplicativo Blockchain permite ao consumidor resgatar pontos em diferentes plataformas facilmente (Android e iOS), o que melhora a experiência do consumidor, ao mesmo tempo em que diminui o potencial de fraude e reduz os custos operacionais.
Pontos de recompensa de fidelidade são uma forma de moeda digital. Assim, o desenvolvimento de emissão e resgate de pontos de recompensa de fidelidade em uma Blockchain é uma aplicação importante da tecnologia.
Usar o Blockchain para manter programas de fidelidade facilita o atrito envolvido em ganhar e resgatar recompensas, e as empresas também podem acompanhar melhor o comportamento do consumidor com esse processo. Elas podem melhorar a lealdade à marca e aproveitar os dados adicionais coletados para, por exemplo, segmentar e aprimorar a comunicação.
Como você viu, à medida que a tecnologia Blockchain amadurece, os varejistas se beneficiarão da transparência, confiança e melhor eficiência no gerenciamento de dados. Isso permite a proteção da privacidade do usuário, mas, ao mesmo tempo, impede qualquer possibilidade de adulteração ou fraude dentro da empresa.
Blockchain, assim como outras tecnologias avançadas, pode potencializar a competitividade e a inteligência de mercado dos empreendimentos varejistas. Obviamente, utilizá-lo requer conhecimentos técnicos e, sobretudo, uma estratégia bem definida.
Que tal, você está preparado para inserir o Blockchain no dia a dia do seu empreendimento? Gostou dos pontos levantados neste artigo? Deixe seu comentário!