A procura por um estilo de vida mais saudável se tornou tendência na última década e tem impactado direta e indiretamente o mercado consumidor. Com clientes mais criteriosos e detalhistas, o mercado alimentício, por exemplo, busca se adequar à esta nova realidade para atender o público de forma mais completa.
Já falamos aqui sobre mudanças no consumo e o futuro do varejo alimentar, mas o impacto das novas tendências dos consumidores relacionadas a alimentação e saúde é bastante significativo, tendo em vista que o comércio de alimentos passou a oferecer uma maior variedade de opções nas prateleiras, com produtos mais saudáveis e orgânicos.
O shopper atualmente tem acesso a facilidades que possibilitam fazer uma análise mais completa dos produtos, e buscando dados mais precisos pode fazer opções que vão representar uma melhoria significativa para a sua saúde – e em aspecto mais amplo, para milhões de pessoas.
Separamos algumas informações sobre como esse novo comportamento de consumo pode afetar diretamente a saúde das pessoas e o comércio alimentício em todo o mundo. Acompanhe:
Embora os supermercados tenham passado a oferecer uma maior variedade de produtos mais saudáveis, sem agrotóxicos e orgânicos, a oferta ainda não supre a demanda de mercado.
O nicho vem sendo estudado pelas grandes distribuidoras e notou-se um grande crescimento de mercado nos últimos anos. Estima-se, segundo pesquisa feita pela Euromonitor Internacional, que só no Brasil esse nicho de mercado deve crescer cerca de 5{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} por ano até 2021.
As lojas se adaptaram, distinguindo seções específicas para produtos mais saudáveis, deixando mais fácil o acesso aos interessados e impulsionando o comportamento de consumo aos que estão habituados aos produtos tradicionais.
Um dos grandes problemas apontados por uma pesquisa realizada pela OneMarket, empresa Brasileira que atua no ramo de alimentos, é a falta de opções e o preço. Por ainda ser uma demanda não majoritária, o custo da aquisição de produtos naturais e o desperdício pela falta de conservantes atua diretamente no preço de revenda.
Seguindo o mesmo raciocínio, ainda não há uma grande oferta diversificada de produtos, e aqueles que buscam um consumo alimentício mais saudável encontram certa dificuldade em seguir com seu estilo de vida de forma mais concreta.
A tecnologia não somente facilitou a vida dos usuários para diversas atividades do nosso cotidiano, como por exemplo um aumento nas práticas sustentáveis no consumo, mas também permitiu termos um controle mais preciso da nossa saúde e a possibilidade de agirmos com mais antecedência no combate a doenças genéticas e provenientes de comportamentos.
As pessoas passaram a fazer mais exercício e a consumir de forma mais consciente, visto que puderam ter uma noção real de suas decisões relacionadas a estes quesitos e do quão intenso pode ser o impacto do estilo de vida na saúde e na longevidade.
O levantamento ou monitoramento de dados, juntamente com uma análise realizada de forma mais precisa, pode indicar possibilidades de consumo relacionadas a problemas de saúde, dando a médicos e pacientes um maior poder para prever, tratar e até curar problemas crônicos.
Além do entendimento das mudanças no estilo de vida das pessoas, as análises mercadológicas serviram de gatilho para as empresas entenderem essa mudança de comportamento de consumo e se adaptarem às novidades.
O impacto no estilo de vida dos consumidores foi tão intenso que, segundo a pesquisa Precision Consumption 2030, 60{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores estão dispostos a fornecer seus dados de compra para auxiliar nas pesquisas e previsões mercadológicas. Além disso, 20{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} deles estão dispostos a pagar mais caro por produtos mais saudáveis para manter seus hábitos alimentares em dia.
A mudança comportamental dos consumidores é um indicador de extrema importância sobre a tendência de pensamentos para a saúde mundial. As pessoas passaram a se preocupar mais com suas rotinas, alimentação e a prática de exercícios, buscando uma vida mais prazerosa e evitando ter que lidar com problemas de saúde no futuro.
As empresas que buscam informação e tecnologia para embasar suas decisões já estão um passo à frente de seus concorrentes, abraçando uma parcela de mercado que, embora ainda não corresponda a maior parte de seus clientes, tem demonstrado potencial para crescer cada vez mais.
A fonte de parte das informações deste artigo é um relatório do World Economic Forum, mas empresas nacionais já estão de olho nestas tendências e oferecem serviços de inteligência de mercado que possibilitam um estudo mais detalhado e mais completo para o mercado de varejo nacional, indicando possíveis mudanças que podem ser cruciais para a gestão do negócio.
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