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Publicado por admin em 2 de fevereiro de 2022
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Como obter eficiência no sortimento de produtos no varejo?

Priorizar a eficiência no sortimento do comércio varejista contribui bastante para o relacionamento com o cliente e o crescimento da sua loja.

Para lojistas de todas as áreas, procurar aumentar cada vez mais a eficiência no sortimento é algo extremamente necessário, já que este é um dos principais pontos necessários para desenvolver um comércio varejista de sucesso, mas como podemos abordar este desafio? Vamos tratar este assunto aqui, começando por uma definição básica.

A gestão de sortimento pode ser definida como a organização e disponibilização dos diferentes itens e marcas que são oferecidos em cada categoria de uma loja. A prática envolve ações no que se refere à tomada de decisão do consumidor, planejamento de compras, organização dos produtos nas prateleiras e controle do estoque.

Dicas para garantir a eficiência no sortimento do seu comércio varejista

Garantir a eficiência no sortimento do seu varejo é algo básico mas ao mesmo tempo complexo. Considerando que há pontos iniciais importantes para uma gestão adequada neste item, vamos apresentar algumas dicas para desenvolver bem sua estratégia neste quesito. Confira!

1. Faça um estudo de públicos

O primeiro passo para garantir a eficiência no sortimento do varejo é fazer um estudo de públicos bem detalhado.

Você precisa conhecer bem as preferências, necessidades, dores e anseios que os clientes têm, para que possa investir nos melhores produtos para saná-las.

Imagine, por exemplo, uma farmácia localizada num bairro nobre de uma grande cidade, onde vivem mulheres de alto poder aquisitivo e muito preocupadas com a aparência. Nesse caso, a drogaria pode investir na venda de maquiagens, perfumes, dermocosméticos e outros itens de interesse desse público.

Agora vamos imaginar uma farmácia que fica ao lado de um posto de gasolina, onde viajantes param para abastecer. Nesse caso, a drogaria pode funcionar como uma verdadeira loja de conveniência, dando mais ênfase para produtos como escovas de dentes, desodorantes, barbeadores, preservativos, entre outros itens desse tipo.

Isso mostra como cada loja, mesmo que do mesmo segmento, pode organizar o sortimento de produtos de forma diferenciada. O que vai definir isso é o público que você atende.

2. Conheça o ciclo de vida dos seus produtos na loja

O lojista deve compreender que todos os produtos têm um ciclo de vida, que pode perdurar por conta de vários fatores, como a sazonalidade. Ainda citando como exemplo as farmácias, podemos mencionar os protetores solares – é bem comum que, no verão, a procura por esse produto seja alta.

Por isso, convém às drogarias ter uma ampla variedade de protetores solares, de diferentes tipos e marcas, de acordo com a sazonalidade. Nas demais estações do ano, em que o protetor solar é menos procurado, ele não precisa estar tão em evidência nas prateleiras. Este raciocínio se aplica a todos os produtos, o volume e espaço pode ser ocupado por itens conforme o interesse do cliente naquele momento.

3. Tenha os recursos necessários para um bom controle de estoque

Para garantir a eficiência no sortimento, garantir o controle de estoque é essencial. Isso porque, dessa forma, se garante que os produtos preferidos dos clientes nunca fiquem em falta.

Além disso, quando o estoque é bem planejado, se evitam compras desnecessárias e que façam com que produtos fiquem “encalhados” nas prateleiras.

Nesse sentido, trabalhar com dados é muito importante. Você pode observar, por exemplo, estatísticas de vendas dos meses e anos anteriores, para saber o que comprar em cada época e garantir o sortimento dos produtos.

Saber trabalhar com dados é uma excelente maneira de prever demandas e garantir a eficiência no sortimento de produtos no varejo.

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e descubra mais!

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