Com o final do se aproximando, é natural que o varejo comece a se voltar exclusivamente para as campanhas de vendas natalinas. Afinal, essa é uma das épocas do ano em que as lojas mais faturam.
A nossa dica para aumentar ainda mais as vendas de Natal, é planejar as ações do seu negócio por meio da gestão e análise de dados. Mas, como fazer isso?
Para ajudá-lo a estruturar uma excelente estratégia de dados nas campanhas de Natal do seu comércio varejista, listamos um passo a passo. Confira a seguir!
De nada adianta coletar dados, se você não sabe como utilizá-los no varejo. Por isso, antes de tudo, é importante definir quais são os objetivos que a sua loja pretende alcançar com essas informações.
Os dados relacionados ao perfil dos seus clientes podem ajudar a formular campanhas de marketing mais estratégicas e certeiras, por exemplo.
Com o uso de dados, você pode tentar prever a entrada de dinheiro no seu fluxo de caixa e saber se o volume de receitas será suficiente para honrar os seus compromissos e ter lucro.
Também será possível planejar ações de logísticas, como a preparação do seu estoque, para não deixar que produtos que são carros-chefe da loja fiquem em falta.
Enfim, esses são apenas alguns dos inúmeros objetivos que podem ser cumpridos com o uso de dados.
Tendo em mãos os objetivos que pretende alcançar com a estratégia de dados, você deve definir quais são as fontes dessa coleta.
No comércio varejista, são diversas as fontes de dados que podem ser exploradas. Se você tem um CRM na loja, por exemplo, pode analisar o perfil de compra dos seus clientes, fluxo de caixa, controle de estoque, etc.
Também é possível que você faça breves pesquisas com os consumidores ou comunidade local, buscando entender o que eles esperam da sua loja não apenas no Natal, mas sim no ano todo.
Ao trabalhar com dados, no entanto, deve-se lembrar da importância de seguir todos os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Dessa forma, você evita multas e penalidades.
Nessa etapa do processo, você deve analisar os dados que foram coletados anteriormente.
A ideia é que os dados brutos possam ser transformados em informações concretas, que possam ajudar a impulsionar as vendas no seu varejo.
Vamos imaginar, por exemplo, um supermercado, que nessa época do ano precisa se preparar para vender panetones, aves natalinas, entre outros alimentos típicos da época.
Com base nos dados de vendas desses produtos em anos anteriores, bem como estimativas da economia brasileira e do poder de compra dos consumidores em 2021, pode-se planejar melhor o estoque.
Tais dados também são úteis para formular preços, promoções e campanhas de marketing para atrair os consumidores.
Uma vez que os dados são coletados, analisados e as decisões tomadas, você deve realizar uma nova coleta, para analisar se as suas decisões foram acertadas ou não.
De tal maneira, você poderá verificar o que deu certo e o que deu errado na campanha e se aperfeiçoar para o ano que vem.
O monitoramento também é útil para definir novas campanhas sazonais, como da Páscoa e do Dias das Mães, que quando a gente vê, já estão aí.
Com o uso de uma estratégia de dados muito bem definida, fica mais fácil para você conquistar resultados nas vendas no varejo. Isso é muito útil nas campanhas natalinas, mas pode e deve ser realizado em todos os meses do ano.
Com as campanhas de Natal definidas, que tal começar a pensar no próximo ano? Veja agora o nosso artigo com 4 tendências do varejo para 2022.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Conheça mais sobre a in360!