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Publicado por admin em 1 de agosto de 2019
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Como se manter na era do Varejo pós-digital

Você está preparado para o futuro do Varejo? Entenda o que é o pós-digital e como você pode adaptar seu empreendimento a ele!

Muito se fala em Transformação Digital, mas, o que vem depois? Ou seja, com os negócios plenamente acomodados no digital, qual será o futuro do Varejo? São questionamentos que os grandes players já estão fazendo e que devem estar no radar de todos os varejistas. O depois é agora; já vivemos, ainda que em leves parcelas, a era do pós-digital.

Vamos tentar refletir aqui sobre as rápidas e profundas transformações do mercado varejista e ter um vislumbre de como se adequar à era pós-digital!

A Transformação Digital no Varejo

Comecemos por relembrar o conceito de Transformação Digital e seus impactos no comércio varejista global.

A Transformação Digital é um conceito que abarca as constantes inovações tecnológicas mas, principalmente, modificações profundas na maneira como as empresas lidam com ferramentas e serviços cada vez mais sofisticados. Ela é um movimento que tem como espinha dorsal a aplicação dos recursos digitais. E tudo isso permeado pelo comportamento dos consumidores, cada vez mais aderentes com serviços digitais, bem como do mercado em si.

O Varejo, como sempre um dos segmentos pioneiros em mudanças, apresenta a Transformação Digital em seu cotidiano. Por negociar diretamente com os consumidores, esse fenômeno fica bastante visível para o senso comum.

Varejistas de todos os portes, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles que estão em desenvolvimento — como é o caso do Brasil —, já aplicam soluções digitais para ajustar processos e torná-los mais baratos e eficientes; também para fazer ações de marketing e comunicação que trazem melhor experiência aos consumidores, bem como para fornecer produtos mais modernos e disruptivos.

Hoje é praticamente impossível pensar em um comércio varejista que não tenha um braço no e-commerce. Também não se pode ignorar o uso de plataformas digitais no atendimento ao cliente, bem como ações em redes sociais. Aplicações mais sofisticadas incluem o uso de soluções de Inteligência Artificial na automação de processos, na gestão e em outras frentes.

O pós-digital no Varejo é agora

Agora, o que vem depois da era digital? Esta é a reflexão que os pesquisadores estão fazendo: o futuro do Varejo dependerá de como este mercado vai lidar com o pós-digital.

Atenção: não vamos confundir o pós-digital que estamos falando aqui com o movimento de desencantamento com a digitalização. Esse fenômeno foi assim descrito durante um tempo; abarcava as pessoas que tendiam para o uso de tecnologias analógicas como maneira de voltar a ser mais criativa (voltar a escrever textos em máquinas de datilografia, por exemplo). Aqui nos referimos a algo mais sistemático e de impacto global: o movimento no qual já não se percebe mais o que é digital e o que não é, o que é on e o que é offline. A convergência em seu ponto máximo de inflexão, exigindo novas percepções e habilidades (comerciais, gerenciais etc.) dos varejistas.

Uma característica bastante visível da era pós-digital é que as lojas agora já não estão mais competindo com outras lojas; elas agora competem pela atenção das pessoas. A experiência do consumidor é o grande desafio dos varejistas, uma vez que os consumidores têm um leque cada vez maior de opções e analisam mais que a qualidade dos produtos e serviços, valorizando também o que vivenciam ao se relacionar com um fornecedor.

Outros movimentos que demarcam o pós-digital são:

  • os funcionários e melhores clientes atuando como influenciadores digitais, o que exige dos varejistas ações inovadoras de Endomarketing, por exemplo; também requer um tratamento diferenciado aos melhores clientes (para que eles sejam advogados da marca e ampliem a reputação dela);
  • a unidade de marca em todas as plataformas, ou seja, fazer com que em toda a jornada de compra o consumidor reconheça a marca em sua identidade e nos valores que ela carrega, independentemente do canal de interação/comunicação (Omnichannel para além do discurso, com integração real e focada em resultados).

Adequação ao pós-digital rumo ao futuro do Varejo

Vamos agora ver alguns caminhos que podem ser trilhados pelos varejistas para se adequar ao pós-digital. Confira, a seguir.

Invista em inteligência/gestão orientada a dados

A total transformação digital é mais urgente do que nunca. É fundamental fazer com que a administração do seu negócio seja orientada por dados, de ponta a ponta. Dessa forma, a convergência de processos, sejam eles digitalizados ou não, passa a ser mais orgânica.

Neste sentido, desenvolver a inteligência de varejo é muito importante. E isso requer mais do que tecnologia: pessoas preparadas para tomar decisões baseadas em dados reais sempre atualizados; conhecimento de mercado e do consumidor, e assim por diante.

Responda as mudanças com rapidez e eficiência

Trabalhar com a efemeridade dos tempos atuais é um desafio que precisa ser vencido. Nada é fixo no mercado varejista ou em qualquer outro segmento. Neste movimento, os empreendimentos mais bem-sucedidos são aqueles que conseguem se adaptar às demandas sem perder sua essência e seu planejamento estratégico.

Uma boa dica é: potencialize a capacidade analítica dos decisores no seu negócio, principalmente nas áreas de vendas e no marketing. Eles precisam ter sensibilidade para visualizar o que precisa ser modificado em tempo hábil, assim poderão tomar decisões inteligentes com riscos sob controle.

Forneça experiências diferenciadas

Como você viu, ao longo deste artigo falamos muito em experiência do consumidor. O pós-digital exige do Varejo uma postura de fornecedor de experiência enriquecedora para o cliente. Isso inclui, por exemplo, ações de entretenimento e investimento em meios de gerar conhecimento agregado.

O novo consumidor quer viver experiências sensoriais, quer ver as marcas com as quais se relaciona inseridas em contextos de intelectualidade. As pressões do dia a dia pós-moderno não podem estar relacionadas às suas compras.

Busque experiência e especialização para fazer acontecer

Por fim, nós sabemos, não é simples adaptar negócios a contextos tão dinâmicos como esse do pós-digital. É necessário colocar profissionais de alta qualidade tratando disto, assim como buscar benchmarks no mercado que possam ser adaptados e replicados. Uma outra escolha inteligente é buscar ajuda externa – o background de bons consultores pode ajudar seu time a perceber nuances que, no dia a dia corrido das operações, eles não conseguem visualizar. Vale procurar apoio em empresas especializadas em gestão e inovação, principalmente aquelas que se dedicam a auxiliar o segmento de varejo.

Que tal, você está preparado para a era do pós-digital definindo o futuro do varejo? Aqui na IN360, nós contribuímos com Inteligência de Varejo, compartilhando conhecimento relacionados a gestão e implementação de estratégias de Inteligência, sempre amparando nossos clientes com tecnologia e métodos de última geração. Faça contato conosco e veja como podemos ajudar!

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