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Aplicativos de varejo e a experiência do cliente
8 de maio de 2020
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15 de maio de 2020
Publicado por admin em 14 de maio de 2020
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Como se relacionar melhor com o cliente no ecommerce

A pandemia aqueceu as vendas do comércio online: uma oportunidade única para fidelizar através do relacionamento com o cliente

Os números são superlativos. Desde que o “novo normal” se instalou no cotidiano da sociedade com o isolamento e as medidas de higiene, o e-commerce tem sido a escolha de uma parcela significativa da população.

Conforme números do relatório do 41º Webshoppers, o comércio eletrônico nacional aumentou em 48,3{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} o faturamento no período de isolamento, meio de março a final de abril, chegando ao total de R$ 8,4 bi em vendas.

Outros sinais também confirmam a necessidade de uma estratégia para fortalecer o relacionamento com o cliente, como o Google Trends. A fim de se adaptarem às novas demandas e ao tempo excessivo em casa, termos como cadeira de escritório, webcam, halteres, máquina de cortar cabelo e quebra-cabeça chegaram a registrar crescimento de buscas superior a 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}.

E o mais interessante: 31{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} desses consumidores são estreantes na compra por e-commerce, de acordo com o estudo da Ebit e Cielo.

Para saber como otimizar o momento para o seu negócio online, continue a leitura.

Grandes players já pensam no pós-quarentena

O momento é tão singular que empresas consolidadas, como Mercado Livre, Magalu e Grupo Pão de Açúcar, tomaram ações a altura para manterem a nova fatia de consumidores mesmo após a crise sanitária passar.

A gigante marketplace tem investido em galpões em na maioria dos estados, tendo em vista oferecer agilidade na entrega; enquanto o GPA acelerou projetos online com novo canal de vendas, parcerias para o delivery, ampliação de lojas em operação, entrega rápida, contratação de colaboradores.

Sinais que reforçam a necessidade de estratégias. Mas para além desses investimentos multimilionários, é preciso se atentar às boas-práticas de base que fazem desses e-commerces exemplos em relacionamento com o cliente e avançar na sua plataforma de vendas.

Invista no relacionamento do seu e-commerce

Ferramentas que favorecem a experiência do consumidor, fazendo-o se sentir mais seguro e informado durante todo o processo de compra são a chave para, não só convertê-los, como para cativá-los. Conheça algumas abaixo:

Inteligência Artificial

Soluções que têm IA facilitam o encontro de produtos, agilizam o esclarecimento de dúvidas e, por consequência, a decisão de compra.

São integrações feitas no site como o chatbot, robô de resposta que interage com os clientes tendo as questões mais frequentes como background, o que otimiza o tempo de atendimento humano que só é utilizado para situações mais complexas.

Mas existem outras, como a vitrine personalizada — de acordo com histórico de buscas — e a recomendação de produtos complementares e similares que, respectivamente, aumentam a identificação e o ticket médio dos clientes.

Marketing de Conteúdo

Com mais tempo em casa é inevitável que as redes sociais também ganhem mais audiência. Assim, é preciso que sua marca esteja presente em diferentes canais para dar suporte aos diferentes tipos de clientes.

Enquanto blogs informam leads com distintos graus de maturidade, as redes sociais mantém o contato diário e mais informal para manter a marca viva na mente dos clientes.

Eventos Online

E, neste contexto, as lives (transmissões ao vivo abertas para todo o público) tem ganhado destaque e disputam a atenção de forma acirrada.

Assim, é preciso de estratégia para saber sobre o que falar, para quem falar e escolher o interlocutor ideal a fim de, realmente, reter a atenção e não ser só mais um no meio da multidão.

Omnichannel

A expectativa do cliente continua alta, pois o tempo para pesquisar e de ofertas só tem aumentado. Por isso, integrar canais online e offline (a exemplo do GPA), fazendo seu PDV, redes sociais e site operarem em sincronia é mandatório para quem quer crescer e manter as operações em alta.

E se após decidir pela necessidade de mudança e otimização, a dúvida estiver em como fazer as ações acontecerem de modo organizado e efetivo, a resposta é encontrar respaldo em profissionais experientes como os da in360, cuja bagagem no varejo nacional somarão para o fortalecimento do seu negócio. Conheça mais sobre a consultoria de inteligência de varejo!

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