A jornada do cliente começa antes da compra e termina no pós-compra e contempla todas as experiências pelas quais os clientes passam ao interagir com sua empresa. Em vez de analisar apenas a compra ou experiência na loja, a jornada documenta e serve de base para entender o caminho percorrido pelo público-alvo em todos os pontos de contato.
Você já parou para pensar na importância de seu negócio em conhecer as missões/jornadas de compra dos principais clientes e atuar nela de forma relevante? Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir neste artigo.
Com frequência, quando os clientes compram um produto ou serviço, eles têm como expectativa de que uma sensação agradável acompanhará a compra.
Há a expectativa de um sentimento de satisfação, antes e durante o processo de compra, e, finalmente, ao aproveitar o que foi comprado.
Nos últimos anos, com o acirramento da concorrência, e também com um maior grau de conscientização dos consumidores, as exigências para essa experiência positiva é crescente.
É por isso que as empresas, de maneira física ou virtual — cada vez mais, integrando essa duas modalidades —, precisam mapear a jornada do cliente, analisá-la e tratar de melhorá-la continuamente.
Em definição, a jornada do cliente é todo o caminho percorrido por ele para satisfazer uma necessidade ou desejo até a aquisição dos produtos e/ou serviços oferecidos. Ela é construída por diversos pontos de contato; por canais e métodos de interação, comunicação, enfim, pela experiência do relacionamento.
Para mapear a jornada do cliente do seu negócio, é preciso fazer uma linha do tempo e localizar todos os pontos de contato entre o varejista e o seu público-alvo.
Divida essa linha do tempo em três partes:
Em cada um dessas partes, especifique por quais pontos se dão os contatos, as interações dos clientes com o seu negócio. Por exemplo:
De uma maneira mais elaborada, você também pode mapear o processo de jornada do cliente através de diagramas ou criando uma lista de cenários que os clientes provavelmente encontrarão em todas as etapas da jornada.
Seja como for, você vai perceber que nem todos os clientes tem interações nos mesmos pontos de contato. O melhor a se fazer é, então, separá-los por perfis específicos. Alguns grupos tem contato predominantemente por um ponto, outros por pontos diferentes.
Depois de mapear os pontos de contato e localizá-los dentro da jornada, observe o seguinte:
Muitas vezes, as respostas a esses questionamentos não são facilmente identificadas. Na verdade, na maioria das vezes, só é possível obter respostas com uma análise mais aprofundada realizada por especialistas no assunto.
É aí que uma estratégia de Inteligência de Mercado se faz necessária. Ela abrange pesquisas aprofundadas, diálogos com clientes atuais e não-clientes, análises de dados, entre outras ações táticas.
Na inteligência360 transformamos informações em ações para alavancar resultados. A jornada do cliente da sua empresa é relevante em sua estratégia? Gostou da reflexão que trouxemos aqui? Deixe seu comentário!