Atualmente, o varejo está passando por uma das suas principais fases de mudança, resultante da pandemia do coronavírus. As restrições impostas para tentar controlar o avanço da contaminação afetaram diretamente este setor, causando desde o crescimento de operadores logísticos até o fechamento de empresas de todos os portes, e transformando o futuro do varejo no país.
Mas, como a pandemia terminou se estendendo mais do que esperávamos no início, foi necessário se reinventar, mudando aspectos importantes na forma como o varejo costumava funcionar. Nesse momento atípico, para contornar a crise, foi essencial evoluir rápido e pensar em novas maneiras para atender os clientes, que evitavam ao máximo sair das suas casas.
Assim, houve um grande crescimento das vendas on-line, tendência que, junto a outras, deve continuar mesmo após esse período pandêmico. A seguir você pode conferir esta e outras mudanças, e entender um pouco mais sobre as tendências para o futuro do varejo.
No começo foi um grande desafio, pois todos tiveram que se adaptar e tentar oferecer o seu serviço da forma mais segura, mantendo as particularidades que fazem de cada empresa única. Muitos não possuíam qualquer intimidade com a tecnologia e algumas áreas tiveram que enfrentar a desconfiança dos consumidores, que não estavam acostumados a comprar no ambiente virtual.
Mas atualmente o sucesso das vendas online é grande e seus processos se consolidaram em varejistas de todos os portes, o que vai fazer com que muitas empresas continuem acelerando seus esforços de e-commerce, mesmo quando a pandemia passar, mudando definitivamente a forma com que fazem negócios e as tendências de varejo para os próximos anos.
Apesar do cenário incerto, e das transformações inerentes ao modo de vida atual, podemos elencar algumas tendências do mercado quando o assunto é o futuro do varejo. Confira as principais delas a seguir:
A tendência é que o varejo tenha que, cada vez mais, suprir as necessidades de conforto e imediatismo dos clientes. O que isso quer dizer? Que o cliente, por sua rotina agitada, vai continuar procurando as soluções adotadas pelo varejo na pandemia, como vendas on-line, drive-thru e entregas rápidas para facilitar o seu dia a dia.
Outra disposição que o varejo deve seguir nos próximos anos, é que não terá mais distinção entre lojas on-line e físicas, sendo essencial para as empresas que procuram se manter atualizadas oferecer os dois serviços. Nem que seja no esquema de compras on-line para retirar na loja física, ou quando o cliente comprar na loja física, mas deseja receber em sua casa com rapidez. Essas são adaptações que deverão ser feitas analisando o perfil do cliente de cada empresa.
Nesse período, as empresas puderam sentir algumas das vantagens de investir nas vendas on-line. Além de ter menos custos, os e-commerces podem focar inteiramente em se atualizar e encontrar novas maneiras de facilitar a vida de seus clientes, investindo em ferramentas digitais.
Afinal, mais de 107 mil novas lojas de e-commerce foram criadas desde o último ano, o que apresenta a necessidade de se destacar de alguma maneira nesse mercado. Quem ganha com isso é o consumidor, que pode contar com um serviço confiável, de qualidade, e entregas cada vez mais rápidas.
Muitas lojas que apostam nas vendas on-line conseguiram perceber a vantagem de atender seus clientes que estavam em home office. Pensar nem atender as pessoas neste modelo de trabalho deve ser algo que fica perene, já que além da economia em contas básicas das empresas que o adotaram, atualmente existem muitos recursos que permitem uma grande facilidade para o colaborador, e um controle adequado do trabalho, ajudando a vida dos gestores.
Este também é um fator que afeta as equipes dos varejistas. Boa parte dos funcionários também prefere trabalhar em casa, aumentando os níveis de motivação da equipe e também de satisfação do cliente, que sente essa mudança positiva na hora do atendimento.
O início da pandemia trouxe mudanças sem precedentes para o varejo. Mas, após o surto inicial, as empresas começaram a apostar em estratégias de adaptação e evolução tecnológica para conseguir se manter em meio à crise. Com isso, as tendências para o varejo nos próximos anos devem apresentar foco na comodidade do cliente, vendas online e entregas rápidas, o que vai demandar uma gestão mais ágil e com bases fortes de informação para as tomadas de decisões.
Nós da in360 podemos ajudar, com nosso trabalho de análise e implementação de estratégias inteligentes na gestão de varejo. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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