Um pouco antes da pandemia de Covid-19, publicamos aqui no blog que a fatia de e-commerce no varejo brasileiro tem a expectativa de triplicar até 2024, muito por conta da expansão de vários segmentos de consumo mais frequentes (como supermercados) para o ambiente online.
Mas e agora?
Bom, ainda em meio à pandemia, já foram publicadas diversas pesquisas e estimativas em relação ao crescimento do e-commerce e o comportamento de consumo, quais setores foram mais impulsionados e áreas impactadas.
É importante considerar disso para que o negócio varejista consiga reestruturar caminhos e aparar arestas de acordo com os dados novos surgidos com todas estas mudanças, entendo melhor o comportamento de seus clientes.
Nem é preciso dizer que a mudança no comportamento de consumo está bem palpável, não é mesmo? Afinal, como nós também somos consumidores, foi urgente a adaptação a um cenário de medidas restritivas e flexibilizações monitoradas.
De acordo com recente pesquisa da Kantar, o comportamento de consumo do brasileiro em relação a formas de adquirir itens no varejo e usar serviços sofreu várias alterações já no início da pandemia de Covid-19. Do total de entrevistados na pesquisa:
O setor que mais teve crescimento nas vendas, portanto, foi o de itens de primeira necessidade, como o setor de alimentos, o setor de medicamentos e vitaminas, além do setor de limpeza. Os destaques ficaram por conta dos atacarejos e dos hipermercados.
Em contrapartida, uma das categorias mais afetadas no setor varejista foi o de cuidados pessoais, principalmente dos seguintes itens:
Leia também: Como o omnichannel aproxima cliente e varejista.
A pesquisa também indicou que mais da metade dos entrevistados – 54{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} deles – estão considerando mais positiva a experiência de comprar on-line em comparação a comprar em lojas físicas durante a pandemia de Covid-19.
No entanto, aqui vai um alerta: para 24{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} desses entrevistados, comprar on-line ainda é uma experiência desafiadora.
Por isso, podemos identificar um cenário de oportunidades no sentido de melhorar a experiência de compras no e-commerce, já que cada vez mais pessoas podem ficar dependentes desse canal.
Mas o que significa melhorar a experiência de compras? Significa que ao entrar na loja virtual, o cliente consegue ser direcionado ao que precisa e deseja comprar de forma simples e intuitiva, além do investimento em canais de atendimento ao cliente que possam ser acessados facilmente.
Da entrada no site ao fechamento do pedido, tudo precisa ser feito de modo fácil e intuitivo para atingir a todos os perfis de consumidores e seus diferentes níveis de conhecimento tecnológico.
Como o varejo precisa se posicionar?
Um dos grandes desafios para o setor varejista em meio à pandemia de Covid-19 é como responder às necessidades dos novos comportamentos de seus consumidores de forma ágil, em tempos onde é preciso reforçar o posicionamento e a integridade das marcas.
Em um de seus estudos, a Kantar conclui que é necessário captar a essência emocional dos consumidores e utilizar essa descoberta nos esforços de marketing. Para isso, a empresa listou 6 dicas importantes:
Precisa de ajuda para esse processo de mudança e adaptação em seu varejo? Então entre em contato com os consultores da in360. A nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.