Para um negócio se manter, ser competitivo e evoluir, o entendimento do que querem os clientes é de suma importância. E como na realidade atual nada se desenvolve tão rapidamente sem o auxílio da tecnologia, o conhecimento do consumidor necessariamente precisa estar munido do que há de melhor no mercado para que a marca possa se destacar. É nesse contexto que se enquadra o uso de Business Intelligence como uma solução.
Antes de tudo, é preciso entender o que significa Business Intelligence (BI), um termo usado para designar quando uma Companhia necessita obter mais informações com mais velocidade, mantendo esses dados organizados e, quando solicitados, entregues de forma simples.
Com essa ideia a Microsoft, por exemplo, desenvolveu o Power BI (PB), que nada mais é do que um conjunto de serviços de software e aplicativos que auxiliam a transformar dados em informações claras, visuais e coerentes.
A fonte dos dados pode ser desde uma planilha em Excel, ou mesmo outro banco de dados como o ERP, que pode ser local, na web ou em nuvem. O Power BI também permite unificar essas fontes e compartilhá-las com quem desejar por meio de um link da internet.
Também é possível realizar agendamento automático de atualização de arquivo, não sendo necessário interação humana no processo. Outra grande vantagem é a viabilidade de se restringir o acesso a dados de acordo com cargos ou pessoas.
A utilização da ferramenta pode se dar de diversos modos, sendo eles:
Deste modo, se pode criar ou visualizar os relatórios na modalidade que mais agrada aos usuários. Por exemplo, é possível criar o arquivo em software no computador, publicar em um aplicativo e compartilhar via web.
Para começar a implantação do PB é necessário realizar uma análise no varejo onde será implementado a ferramenta. Isso é importante, pois somente assim se pode selecionar os dados que realmente são relevantes para as metas estabelecidas no negócio, seja ele único ou em várias unidades distintas.
Depois de selecionar as variáveis indispensáveis para a Companhia, se inicia a estruturação do arquivo. Para a implementação, talvez seja necessário o download de um pacote de conteúdo do próprio Power BI. Esses pacotes facilitam o desenvolvimento do projeto, pois já contemplam vários exemplos prontos.
Dentro do Power BI se consegue, por meio de relacionamento de tabelas, centralizar as bases de dados necessárias ao BI de uma companhia.
Assim, se uma unidade ou mesmo um departamento do varejo utiliza, por exemplo, o Excel, outro departamento o Access e um outro o SQL, é possível unir todas essas informações através de relacionamento de tabelas.
Deste modo é mais fácil visualizar no nível desejado todos os dados da empresa em dashboards, atingindo uma melhor gestão e tomada de decisão mais certeira.
O que mais se destaca no uso do Power BI é a facilidade para a criação de dashboards: ferramentas gráficas que auxiliam no acompanhamento dos indicadores chaves de performance (KPIs) de uma empresa. Com isso, é importante buscar sempre criar dashboards robustos, pois eles serão o norte para a tomada de decisão.
Por exemplo, ao verificar no gráfico que uma unidade obtém mais lucro que outra, é possível dentro do próprio dashboard averiguar o que ela está fazendo de diferente e que possa ser replicada para as demais lojas.
É também com essa ferramenta que se pode realizar comparações temporais, seja de ano em ano, semestre por semestre e assim por diante.
Assim, o PB facilita a tarefa de analisar o crescimento do negócio como um todo ou de cada unidade individualmente. É também uma excelente forma de analisar e entender as demandas de acordo com cada época do ano, se planejando para cada pico ou vale de vendas.
O Power BI no varejo é uma forte ferramenta de tomada de decisão e visão estratégica de negócio, porém, para ser utilizada ao seu máximo, é preciso uma base robusta e com qualidade nos dados para que esta fonte seja confiável. É necessário uma visão de quais dados são mais relevantes para seu negócio, como busca-los, e os processos para manter tudo atualizado – em suma, um trabalho de inteligência deve preceder a implementação de uma solução.
Para tal, é fundamental contar com o apoio de uma empresa parceira para colaborar neste momento, pois além dela auxiliar na implementação, também pode ajudar a explorar o máximo que o sistema pode entregar.
Nesse contexto, conte sempre com a In360. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
Entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar sua empresa.