A gestão de compras e o relacionamento com os fornecedores, entre outras práticas do comércio varejista, nunca estiveram tão em alta como no momento atual. Afinal, estamos enfrentando uma crise econômica grave, impulsionada pela pandemia da Covid-19, e isto gera um momento diferenciado de mercado que demanda novos hábitos e atitudes para se manter ou melhorar os resultados dos negócios.
Em meio a esse cenário, é importante para você, varejista, pensar nos aspectos relacionados às interações com seus fornecedores e nos benefícios de se buscar ter uma melhor relação com a indústria. Ter um relacionamento positivo com quem fornece produtos ou insumos para o seu negócio é muito importante, sobretudo em situações como a que vivemos agora.
Quais os principais benefícios que uma boa relação entre varejo e indústria pode trazer? Consideramos que há vários benefícios, vamos analisar alguns aqui.
A gestão de compras está diretamente ligada ao bom relacionamento com a indústria. Isso porque a sua loja precisa ser sempre capaz de manter seus estoques abastecidos e alinhados com a demanda de seus clientes, evitando por exemplo que itens muito queridos pelos clientes ou que gerem vendas complementares de outros produtos fiquem em falta.
Além disso, em caso de urgência, como quando você precisa comprar algo que não estava nos planos, o seu negócio pode ser priorizado pelo fornecedor, caso vocês tenham um bom relacionamento.
Essa relação de parceria faz com que os clientes sempre encontram os produtos que desejam comprar no seu comércio varejista, evitando que procurem um concorrente para adquirir o que desejam.
Uma boa relação entre indústria e varejo também possibilita que ambas as partes tenham transparência na comunicação. Isso é importante para que a demanda do comercia seja atendida, porquê permite por exemplo que os executivos de manufaturas consigam ter mais visão de futuro e precisão para atender as demandas.
Com este tipo de abordagem o seu estabelecimento tem mais chances de garantir que não ficará desassistido. Exemplo disso pode ser visto no momento de pandemia que estamos vivendo.
Logo que o novo coronavírus surgiu, muitas indústrias suspenderam ou diminuíram sua produção, e agora, por conta disso, há falta de produtos e matéria-prima na praça. Algumas confecções, por exemplo, não estão conseguindo comprar tecidos, linhas, botões e outros itens para produzirem peças de roupas e quem tem um comércio varejista no segmento da moda, portanto, pode ficar desabastecido de estoque na próxima estação. Om mesmo acontece com alguns itens de supermercado e relacionados a higiene e saúde. Quando se preza por uma gestão de compras embasada em um relacionamento mais próximo, haverá a possibilidade de se conseguir prioridade por parte da indústria.
O bom relacionamento entre varejo e indústria também faz com que sejam percebidas melhorias na forma de se relacionar com os clientes. Isso acontece porque as demandas dos consumidores são atendidas de maneira mais eficaz.
Imagine, por exemplo, uma loja que vende celulares. Caso um aparelho apresente defeito e o cliente voltar reclamando, a troca pode ser facilitada com o fornecedor, quando há um bom relacionamento.
Logo, o cliente sairá satisfeito e ambas as empresas, a indústria e o varejo, serão beneficiadas. Afinal, essa pessoa certamente voltará para comprar mais em outras oportunidades, além de relatar a experiência positiva para seus amigos, familiares e outras pessoas com quem mantenha relações.
Como você pode perceber, a gestão de compras, as relações públicas, a transparência na comunicação, entre outros, são benefícios gerados pelo bom relacionamento entre varejo e indústria.
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