logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
TikTok e o varejo: vale a pena prestar atenção nesta tendência?
29 de janeiro de 2022
Sustentabilidade no varejo: uma tendência que só cresce
1 de fevereiro de 2022
Publicado por admin em 31 de janeiro de 2022
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • gestão/decisão

ECR: entendendo o conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor

A Resposta Eficiente ao Consumidor é um movimento integrador, que envolve toda a cadeia de produção e distribuição. Veja mais detalhes sobre o assunto.

Sabemos o quanto o atendimento ao cliente é importante para o sucesso dos negócios no varejo. Buscar sempre pela qualidade é primordial para garantir a fidelidade dos consumidores e aumentar as vendas. Nesse sentido, trabalhar com uma estratégia como a Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR) pode ser uma ótima saída para garantir melhores resultados para sua loja.

Entenda melhor sobre o conceito o porque é importante saber sobre ele, no artigo a seguir.

O que é Resposta Eficiente ao Consumidor?

A Resposta Eficiente ao Consumidor é um movimento integrador, iniciado na indústria, que envolve toda a cadeia de produção e distribuição. Trata-se de um modelo estratégico que se caracteriza pela forma de trabalho integrada entre fornecedores e varejistas. Seu principal objetivo é garantir a melhoria e a eficiência na distribuição dos produtos valorizando o consumidor final.

Conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor

O conceito é baseado no princípio de que toda a cadeia deve se organizar para atender a demanda da ponta. O ECR iniciou nos EUA em 1993 e rapidamente chegou na Ásia, Europa e América Latina. Suas ações têm como objetivo construir uma cadeia de suprimentos mais ágil e barata entre fabricantes, distribuidores e varejistas.

Em meados de 90, o cliente passou a se transformar e ser cada vez mais exigente durante o processo de compra. Essa mudança pode ser sentida na procura por produtos, nos preços e estabelecimentos alternativos, e principalmente, na valorização do serviço prestado com qualidade. E foi para entender esse novo tipo de cliente que surgiu a Resposta Eficiente ao Consumidor.

Além da padronização, automação e redução de custos, a Resposta Eficiente ao Consumidor proporciona redução de produtos no estoque e liberação de espaços para novas mercadorias. Isso possibilita melhores preços para o shopper.

Principais vantagens do ECR

O ECR é um modelo estratégico que consegue impactar positivamente os processos de vários tipos de negócios. A implementação traz diversos desafios e transforma a empresa como um todo. No entanto, o esforço vale a pena, pois há diversas vantagens, como por exemplo:

  • Reduzir retrabalhos;
  • Melhorar a comunicação;
  • Reduzir o preço final do produto;
  • Gerar competitividade;
  • Otimização de processos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior colaboração entre os membros da cadeia;
  • Melhoria no controle e mitigação de ruptura de estoque;
  • Evitar o desabastecimento;
  • Garantir uma experiência personalizada.

Como adotar o ECR nas empresas?

Agora que você já sabe o conceito de Resposta Eficiente ao Consumidor e seus principais benefícios para o negócio, é hora de entender como ele pode ser adotado nas empresas.

1. Trabalhe sempre com um bom planejamento

Saber colocar o método de Resposta Eficiente ao Consumidor em prática é fundamental para alcançar um bom desempenho com o modelo de negócio. Para isso, é importante iniciar com um bom planejamento, entendendo os dados relevantes que podem contribuir para a cadeia de valor.

2. Selecione fornecedores e parceiros de negócios

Outro fator importante é saber selecionar adequadamente os fornecedores e parceiros de negócio para participar do projeto. Se o objetivo é seguir da fabricação à venda final, sua distribuidora precisará receber e transmitir informações, de acordo com a posição na cadeia.

Afinal, num processo ECR eles são confrontados com a necessidade de trabalhar em conjunto a fim de criar valor acrescentado para o consumidor.

3. Utilize ferramentas

Utilizar ferramentas também faz parte do processo de implementação da Resposta Eficiente ao Consumidor. A tecnologia é um recurso que sempre oferece muitos benefícios, por isso, busque fazer integração com dados do ERP e do gerenciador de estoques. Tudo deverá ser padronizado para que o varejista ou fabricante possa acessar as informações com facilidade.

4. Faça mudanças sempre que necessário

Conforme o ECR for implementado, é importante acompanhar os dados para entender se o fluxo de informações está funcionando adequadamente. Se necessário, é importante fazer mudanças necessárias para garantir que os impactos sejam positivos para a cadeia envolvida.

Principais desafios na implementação do ECR

Empresas de todos os portes podem adotar o ECR ou Resposta Eficiente ao Consumidor. No entanto, o modelo de negócio conta com diversos desafios para sua implementação, como:

  1. Processos descentralizados;
  2. Profissionais sem qualificação;
  3. Falta de controle de estoque e fiscal;
  4. Inflexibilidade para mudanças de processo.

Não há dúvidas de que trabalhar com a metodologia de Resposta Eficiente ao Consumidor promove vantagem competitiva para o negócio e parceiros envolvidos. Além disso, os resultados trazem muito mais valor para o consumidor, deixando-o mais satisfeito com o processo de compra. E isto só se consegue evoluindo a relação do varejo com a indústria, tema que já tratamos bastante por aqui.

Este artigo foi utilizado na elaboração deste nosso post.

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio. Entre em contato e descubra mais!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360