Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi o surgimento de consumidores cada vez mais interessados em causas sociais e ambientais. Essa realidade está se tornando muito importante para o varejo, que precisa ficar de olho nas movimentações da sociedade para se manter alinhado, e consequentemente competitivo.
A crise sanitária, que atravessamos deixou ainda mais evidente a desigualdade social que temos em nosso país. O espírito solidário das pessoas foi aguçado, como mostra uma pesquisa realizada pelo portal Mercado & Consumo.
De acordo com o estudo, 74{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores estão preocupados com questões socioambientais e 73{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} querem que as marcas ajam em prol do bem-estar da sociedade e do planeta. Entenda mais!
O número de consumidores engajados em causas sociais não para de crescer! Assim sendo, essas pessoas dão preferência por comprar de marcas e lojas que acreditam nos mesmos valores que elas.
Desenvolver estratégias voltadas para o engajamento social e ambiental, portanto, pode ser uma excelente maneira de atrair os olhares para a sua loja, fazendo com que ela tenha ganhos de imagem e, por consequência, mais vendas.
Um exemplo de ativismo no varejo pode ser visto em ações realizadas pelo Magazine Luiza. Como mostra uma reportagem da Revista Forum, recentemente, a majoritária da rede de lojas, Luiza Helena Trajano, doou 500 fogões, 500 geladeiras e 1000 colchões para as pessoas que ficaram desabrigadas por conta dos fortes temporais que ocorreram na Bahia.
A empresária também faz com que sua rede de lojas esteja engajada na redução das desigualdades raciais e sociais. Prova disso são os programas de trainees exclusivos para candidatos negros, apresentados amplamente nas mídias, como o portal G1.
O ativismo no varejo pode ser desenvolvido de diferentes formas. Veja, a seguir, algumas ações que podem ser implementadas no seu negócio!
Nessa prática, a loja sugere que o valor do troco das compras feitas pelos clientes seja destinado para doação. Você pode escolher uma instituição de caridade da sua região para fazer a doação, por exemplo.
Nesse caso, ao comprar determinado produto, o cliente estará doando um valor X para uma instituição ou causa.
Na doação direta, a sua loja precisa escolher uma causa ou instituição para fazer doações, como ocorre no exemplo dos desabrigados da Bahia, citado anteriormente.
Essa forma de engajamento social ocorre quando o cliente dispensa o CPF na nota fiscal e a doa para uma organização utilizar o retorno de créditos.
A sua loja pode adotar uma instituição que faça algum tipo de trabalho social e se tornar parceira para recolher as notas fiscais.
A importância das questões sociais é cada vez mais evidente, e por isso a relação entre varejo e ativismo deve ocorrer cada vez mais. Ao investir em ações desse tipo, além de contribuir com a sociedade, você também atrairá mais clientes para o seu negócio.
Seu varejo já pratica isto? Conte mais nos comentários abaixo!
A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio
Para saber mais sobre como otimizar a análise de dados no seu varejo, entre em contato a in360 e veja como podemos ajudá-lo!