logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
Como fazer marketing no atacarejo: como impactar os consumidores?
7 de fevereiro de 2022
O que esperar do varejo do futuro?
12 de fevereiro de 2022
Publicado por admin em 8 de fevereiro de 2022
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • gestão/decisão

Veja como se engajar em causas sociais pode melhorar a imagem do seu comércio de varejo.

Um dos reflexos da pandemia da Covid-19 foi o surgimento de consumidores cada vez mais interessados em causas sociais e ambientais. Essa realidade está se tornando muito importante para o varejo, que precisa ficar de olho nas movimentações da sociedade para se manter alinhado, e consequentemente competitivo.

A crise sanitária, que atravessamos deixou ainda mais evidente a desigualdade social que temos em nosso país. O espírito solidário das pessoas foi aguçado, como mostra uma pesquisa realizada pelo portal Mercado & Consumo.

De acordo com o estudo, 74{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores estão preocupados com questões socioambientais e 73{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} querem que as marcas ajam em prol do bem-estar da sociedade e do planeta. Entenda mais!

A importância do engajamento em causas sociais para o comércio varejista

O número de consumidores engajados em causas sociais não para de crescer! Assim sendo, essas pessoas dão preferência por comprar de marcas e lojas que acreditam nos mesmos valores que elas.

Desenvolver estratégias voltadas para o engajamento social e ambiental, portanto, pode ser uma excelente maneira de atrair os olhares para a sua loja, fazendo com que ela tenha ganhos de imagem e, por consequência, mais vendas.

Um exemplo de ativismo no varejo pode ser visto em ações realizadas pelo Magazine Luiza. Como mostra uma reportagem da Revista Forum, recentemente, a majoritária da rede de lojas, Luiza Helena Trajano, doou 500 fogões, 500 geladeiras e 1000 colchões para as pessoas que ficaram desabrigadas por conta dos fortes temporais que ocorreram na Bahia.

A empresária também faz com que sua rede de lojas esteja engajada na redução das desigualdades raciais e sociais. Prova disso são  os programas de trainees exclusivos para candidatos negros, apresentados amplamente nas mídias, como o portal G1.

4 formas de praticar o ativismo em causas sociais no varejo

O ativismo no varejo pode ser desenvolvido de diferentes formas. Veja, a seguir, algumas ações que podem ser implementadas no seu negócio!

1. Doação de troco

Nessa prática, a loja sugere que o valor do troco das compras feitas pelos clientes seja destinado para doação. Você pode escolher uma instituição de caridade da sua região para fazer a doação, por exemplo.

2. Produto social

Nesse caso, ao comprar determinado produto, o cliente estará doando um valor X para uma instituição ou causa.

3. Doação direta

Na doação direta, a sua loja precisa escolher uma causa ou instituição para fazer doações, como ocorre no exemplo dos desabrigados da Bahia, citado anteriormente.

4. Doação de nota fiscal

Essa forma de engajamento social ocorre quando o cliente dispensa o CPF na nota fiscal e a doa para uma organização utilizar o retorno de créditos.

A sua loja pode adotar uma instituição que faça algum tipo de trabalho social e se tornar parceira para recolher as notas fiscais.

A importância das questões sociais é cada vez mais evidente, e por isso a relação entre varejo e ativismo deve ocorrer cada vez mais. Ao investir em ações desse tipo, além de contribuir com a sociedade, você também atrairá mais clientes para o seu negócio.

Seu varejo já pratica isto? Conte mais nos comentários abaixo!

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio

Para saber mais sobre como otimizar a análise de dados no seu varejo, entre em contato a in360 e veja como podemos ajudá-lo!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360