logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
Quais fatores estão influenciando o novo comportamento de consumo
16 de janeiro de 2020
Conceitos básicos de pesquisa de mercado – a linguagem das empresas de pesquisa
2 de fevereiro de 2020
Publicado por admin em 17 de janeiro de 2020
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • tendências

Entenda o que é cash back

Saiba por que uma estratégia de cash back pode trazer muitas vantagens ao seu empreendimento varejista!

Se você é varejista e ainda não tem uma estratégia de cash back, saiba que é importante pensar nisso o quanto antes. A prática vem ganhando força no Brasil, especialmente entre os consumidores das gerações Millennials e Centennials, muito ligados na chamada “nova economia”.

A popularidade das compras online, bem como da integração entre o comércio físico e o e-commerce, trouxe algumas inovações em termos de promoção de vendas. E o cash back é um sintoma desse movimento.

Mas, espere, o que é cash back? Que vantagens e que desafios essa prática traz aos varejistas e para o consumidor?

Vamos explorar aqui um pouco mais este conceito!

O que é cash back

Também referenciado em alguns textos como ‘cashback’, cash back é um termo que podemos traduzir literalmente como “dinheiro de volta”, ou como “reembolso”. Ele refere-se à prática de devolver ao cliente um percentual do dinheiro gasto em uma compra.

Do ponto de vista do varejista, uma estratégia de cash back é uma ação promocional poderosa. Isso porque o consumidor vê vantagem em comprar em uma loja, virtual ou física, que lhe devolve parte do que ele gasta, seja em forma de dinheiro ou de desconto em compras futuras.

Uma estratégia de cashback normalmente funciona unindo forte controle administrativo de finanças com tecnologia. Por meio de sistemas especializados, os varejistas automatizam o processo de devolução de parte do valor de determinados itens, o que garante que as margens de lucro não sejam afetadas negativamente.

Além desse controle monetário, os sistemas especializados em cash back também geram relatórios gerenciais, facilitam o planejamento das ações promocionais e muito mais. Para o consumidor, em geral é disponibilizado um site e/ou aplicativo onde ele pode acompanhar as regras e os valores a serem resgatados — que variam de produto para produto — de forma clara e de fácil entendimento.

Quais são as vantagens do cash back

Para pensarmos nos benefícios de uma estratégia de cash back, resolvemos dividir as informações em duas frentes: o ponto de vista do consumidor e a visão do varejista.

Para os consumidores

  • compra inteligente: cresce a conscientização da importância de não comprar puramente por impulso; o cliente vê uma vantagem financeira em sua atividade de compra, o que está em consonância com o movimento de conscientização atual;
  • vantagem financeira: o consumidor passa a ter prioridade em comprar em estabelecimentos que lhe ofereçam vantagem financeira; assim, poderá consumir mais e melhor;
  • custo-benefício: quando o consumidor se depara com uma promoção na qual pode planejar incluir mais itens em uma compra, considerando o reembolso de parte dos seus gastos, o cliente tem maior clareza do custo-benefício de suas compras.

Para os varejistas

  • maior conhecimento do consumidor: para participar de ações de cash back, os consumidores precisam preencher um cadastro com informações de relevância para o varejista; além disso, o sistema capta regularmente seus hábitos de consumo. Isso fornece mais dados para o varejista conhecer profundamente seu público-alvo e assim, por exemplo, trabalhar ações personalizadas com forte base analítica;
  • estímulo à fidelização: o cliente se sente mais satisfeito por receber um percentual de sua compra de volta, e elege a marca em detrimento da concorrência;
  • aumento das vendas e do ticket médio: o consumidor desenvolve a preferência por comprar mais em um único fornecedor, pois ele lhe devolve um percentual do que foi gasto;
  • aumento do valor percebido: o cliente visualiza mais valor em uma oferta quando sabe que receberá um percentual de volta; isso é um diferencial e tanto frente à concorrência;
  • melhoria na reputação: o comprador vê a marca como inovadora e antenada nos novos movimentos e tendências do mercado;
  • potencialização da lucratividade: em vez de dar descontos genéricos e muitas vezes reativos, que reduzem a margem de lucro, o varejista passa a contar com um programa estruturado de cash back e pode potencializar suas vendas com isso, reduzindo a possibilidade de impactos negativos na margem.

Estratégia de cash back requer planejamento

Também é muito importante pontuar que estratégias de cash back vão ficar cada vez mais populares. Logo, se destacar da concorrência vai requerer ações (de marketing e comunicação, sobretudo) bem pensadas. O planejamento é fundamental, tanto do ponto de vista financeiro e de utilização do cash back como em um posicionamento de marca.

O cash back é um mecanismo difícil de implementar devido à sua complexidade de gestão, dificuldade de se calcular taxas de resgate, e necessidade forte de alinhamento comercial e de tecnologia. No entanto, não é algo impossível. A melhor escolha é trabalhar em parceria com um parceiro especializado, que pode usar sua experiência no setor para apoiar este tipo de programa.

Enfim, como você percebeu, a prática do cash back requer forte planejamento e execução primorosa. Mas se bem executada, e se estiver alinhada a um programa de fidelidade bem estruturado, pode beneficiar muito os varejistas.

Aqui na in360, nós recomendamos que os varejistas considerem o cash back em seus planos e incluam esta possibilidade nas análises de inteligência de mercado. Assim, se mantém na rota das inovações mercadológicas e podem seguir crescendo em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.

Que tal, o que você acha do cash back e dos benefícios que o seu negócio pode obter com essa prática? Deixe seu comentário!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 6 =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360