Após todo o impulso digital e estratégias de inovação inseridos no varejo na última década, um hábito em comum entre a maioria dos consumidores foi estabelecido: visitar os ambientes online e offline durante o processo de compra.
Hoje, eles buscam uma experiência de compra integrada em todos os canais de comunicação que utilizam, como Whatsapp, Facebook, Instagram, Email, lojas físicas e digitais. Por isso, atualmente, muitas lojas físicas investem para se adaptar neste cenário híbrido, com estratégias que envolvem o mundo físico e os ambientes virtuais convergindo em uma abordagem com um novo nome: O Figital (físico+digital).
Vivemos em plena transformação digital e, graças a todo o desenvolvimento, inovação e impulsionamento tecnológico desta era, o relacionamento à distância e a conexão entre múltiplos dispositivos é algo comum para a grande maioria das pessoas.
Agora, após o distanciamento obrigatório imposto pela pandemia, o contato do consumidor com os ambientes virtuais aumentou e, além disso, muitas pessoas que nunca antes tinham feito uma compra online, transformaram o inédito em hábito.
Apesar desta realidade, aqui no Brasil os consumidores ainda encontram dificuldades para realizar uma compra online. Devido a isso, o contato com o vendedor on ou offline e suas explicações lúdicas sobre especificações técnicas, funcionalidades, usabilidade, garantia e custo benefício, ainda são essenciais para realizar a compra.
Isso porque o consumidor brasileiro não tem muito dinheiro disponível e pouco conhecimento em relação ao meios digitais. A compra precisa ser certeira, não há a chance de errar, qualquer prejuízo pode ser desastroso no planejamento financeiro. Assim, a interação humana se torna indispensável no processo de vendas.
Por isso, é uma questão de sobrevivência para o varejo investir em uma estratégia omnichannel para entregar a experiência de compra que o consumidor atual busca (Figital) para fechar negócio.
A pesquisa “Varejo em transformação”, realizada pela Deloitte, identificou que em 65{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das empresas analisadas, mais da metade dos clientes apresentaram o comportamento Figital durante o processo de compras.
A verdade é que não existe uma preferência geral entre lojas físicas ou digitais, na realidade o consumidor atual prioriza a facilidade de acesso às informações referentes à marca, produto ou serviço que buscam, independente de onde elas se encontram.
Entregando uma experiência de compra Figital, as empresas do varejo podem usufruir de alguns benefícios:
A experiência multicanal entregue pelo Figital proporciona agilidade na hora de pesquisar feedbacks de outros clientes e analisar a média de satisfação. Isso pode ser feito dentro da loja física por meio de um smartphone, por exemplo. Assim, todas as dúvidas são esclarecidas e a segurança de compra aumenta.
A estratégia Figital tem a característica de centralizar o cliente e atender suas necessidades independente de onde ele esteja. A jornada de compras num ambiente híbrido atinge diferentes perfis de consumidores com mais eficácia e constrói um relacionamento com os clientes atuais. Entregar o poder da escolha de qual canal pode ser utilizado para realizar uma compra é um fator muito relevante no processo de decisão.
Uma loja que entrega a comodidade de oferecer os mesmo produtos e serviços tanto no meio físico quanto digital, é notável aos olhos dos consumidores. Além disso, a demonstração do propósito do negócio e o foco nas necessidades do cliente, resultam no reconhecimento da marca.
Estar presente e poder atender em todos os canais, com a experiência do cliente aprimorada, significa mais oportunidades. Isso inclui o maior número de formas de pagamento possíveis, atendimento nos meios físicos e virtuais com a mesma qualidade, sincronizados e que resolvam as dúvidas e problemas do consumidor.
Desenvolver uma experiência de compra mais completa, integrando múltiplas frentes e canais, pode trazer novas oportunidades para conquistar seu público e aumentar sua competitividade. Aplicar inovações em sua operação, o uso intenso de tecnologia, e adicionalmente, uma gestão baseada em dados, são algumas das práticas que podem ajudar bastante neste desafio.
A In360 é uma agência de inteligência competitiva, que usa a informação para entregar conhecimento estruturado, contínuo e aplicável para empresas do varejo que buscam gerar valor e inovação.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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