O conceito de um profissional tipo T envolve a gama de conhecimentos em diferentes assuntos que estão conectados e são interdependentes com a sua especialização. Desta forma, o profissional tipo T é aquele que tem amplitude em suas possibilidades de entender as “dores” , os desafios e colaborar para a inovação levando em conta a necessidade de outra área. É empatia com conhecimento.
Os profissionais precisam ter essa visão de ponta a ponta (visão holística) curiosidade e flexibilidade para que estrategicamente possa contribuir para que se entregue o melhor resultado, com menos atrito.
Continue lendo para entender quais são os diferenciais do profissional T e por que ele tem tanto destaque no varejo!
Do inglês “T-shaped skills”, o conceito de habilidades em forma de T refere-se a um tipo especial de qualidades que tornam um colaborador mais valioso. Dentro disso, um profissional tipo T possui excelente conhecimento e facilidades em áreas específicas que domina, e é hábil e capacitado para trabalhar com outras pessoas de diferentes áreas de forma colaborativa.
Trata-se, portanto, de uma metáfora usada por recrutadores que buscam contratar funcionários fortes — uma referência aos candidatos que possuem as habilidades mais desejáveis.
Neste conceito, a barra vertical do T representa as habilidades e aptidões únicas de um indivíduo e o quão profundo seu conhecimento está relacionado a sua especialidade e a estas aptidões. Já a barra horizontal representa a capacidade da pessoa de usar essas competências para integrar outros e colaborar em diferentes áreas dento da organização.
A primeira referência “oficial” às habilidades em forma de T, ou a um profissional tipo T, foi feita por David Guest em 1991. O conceito ganhou popularidade real depois que o CEO da IDEO Design Consultancy, Tim Brown, endossou e divulgou a ideia deste olhar sobre os currículos dos candidatos.
A ideia de Brown? Usar a busca por habilidades em forma de T para formar as melhores equipes interdisciplinares dentro de uma empresa. Isso, por sua vez, leva a uma empresa mais forte, mais eficiente e potencialmente inovadora.
No entanto, historicamente falando, o termo profissional T pode ser datado da década de 1980. Naquela época, a McKinsey & Company usava o termo amplamente em documentos internos e publicações que eram vistos principalmente pela alta administração.
Nos parâmetros da McKinsey, o termo se referia à ideia de que o profissional tipo T era ideal para recrutamento como funcionário e também deveria ser procurado em termos de consultores e sócios com quem a empresa decidisse trabalhar.
Em uma recente pesquisa global da McKinsey, 87{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos líderes reconheceram lacunas de habilidades em suas forças de trabalho. Apesar disso, menos da metade dos entrevistados tinha um plano claro para enfrentar esse desafio.
Para lidar com essa problemática, a McKinsey recomenda fortemente o recrutamento de profissionais tipo T. Isso em todos os setores do mercado.
No que diz respeito ao varejo, para McKinsey e outras consultorias, e também para especialistas em Recursos Humanos, essa recomendação é ainda mais indicada.
Por conta das mudanças ocorridas no mercado varejista nos últimos anos, a interdisciplinaridade dos profissionais é bastante recomendada. Dentro disso, aconselha-se a adoção do chamado “modelo híbrido” de equipe.
Enquanto profissionais generalistas sabem um pouco sobre muitos assuntos e os especialistas são excelentes em uma única área, um profissional tipo T vai além. Ele tem conhecimento profundo em uma área, mas também tem base de informações ou habilidades em várias outras. E essa característica o torna muito colaborativo, criativo e “disparador da inovação”.
O que torna os profissionais tipo T tão eficazes no que fazem é que eles são imensamente empáticos, tendo um senso aguçado das perspectivas dos outros.
Um profissiona tipol T pode ver através dos olhos dos outros, caminhar no lugar deles, ouvir ativamente e criar soluções que se baseiam em suas ideias.
Essas qualidades são essenciais no varejo, onde é demandado que as pessoas busquem continuamente novas maneiras de trabalhar. Elas são levadas a se adaptar ao uso de novas tecnologias, colaborar em pesquisas, compartilhar conhecimento e muito mais.
O varejo, constantemente desafiado a se reinventar, deve buscar a interdisciplinaridade em suas equipes. Por isso, a contratação de profissionais tipo T é uma excelente escolha.
Em linhas gerais, o profissional T oferece aos varejistas as seguintes vantagens:
Aqui na in360, nós temos acompanhado esse movimento de ascensão do profissional T. Em nosso atendimento a organizações varejistas que buscam serviços de inteligência, podemos notar o quanto esses profissionais fazem a diferença nas equipes.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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