Entenda o que é um ambiente VUCA
Em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, identificar e manejar ambientes VUCA de maneira inteligente é fundamental. Confira uma reflexão sobre isso!
Vivemos em um mundo de incerteza, turbulência, mudança rápida, dinamismo, ruptura, complexidade, hipercompetição, mercados de alta velocidade e fluxo. E, sabemos, o que nos rodeia perpassa o que somos, pessoal e profissionalmente. Trabalhar para harmonizar o interno e o externo é algo que sempre fazemos, muitas vezes sem nos dar conta disso.
É nesse sentido que a noção de ambiente VUCA tem chamado a atenção. De profissionais da psicologia, passando por especialistas em RH e humanidades em geral, muita gente está pensando em como melhor equilibrar ambientes e pessoas para uma vida de resultados mais potentes.
Sobre isso vamos ajudá-lo a refletir aqui. Continue lendo para entender o que é um ambiente VUCA e ter dicas de como organizá-lo!
O que é um ambiente VUCA?
Em 2014, Nathan Bennett e G. James Lemoine, professores da State University, publicaram um pequeno artigo na Harvard Business Review onde explicaram o termo VUCA.
“VUCA combina quatro tipos distintos de desafios que exigem quatro tipos distintos de respostas. Isso torna difícil saber como abordar uma situação desafiadora e é fácil usar o VUCA como uma muleta, uma maneira de se livrar do trabalho árduo da estratégia e do planejamento”, disseram os pesquisadores.
Eles estão falando de VUCA como o acrônimo das palavras da língua inglesa “Volatile”, “Uncertain”, “Complex” e “Ambiguous” (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Entenda em detalhes:
- Volatilidade: refere-se à velocidade da mudança em uma indústria, mercado ou no mundo em geral. Está associado a flutuações na demanda, turbulência e pouco tempo para os mercados. Quanto mais volátil é o mundo, mais rápidas as coisas mudam.
- Incerteza: refere-se à medida em que não podemos prever com confiança o futuro. Parte da incerteza é percebida e associada à incapacidade das pessoas de entender o que está acontecendo. A incerteza também é uma característica mais objetiva de um ambiente. Ambientes verdadeiramente incertos são aqueles que não permitem qualquer previsão. Quanto mais incerto o mundo é, mais difícil é prevê-lo.
- Complexidade: refere-se ao número de fatores que precisamos levar em conta, sua variedade e as relações entre eles. Quanto mais fatores, maior a variedade e quanto mais interligados, mais complexo é o ambiente. Sob alta complexidade, é impossível analisar completamente o ambiente e chegar a conclusões racionais. Quanto mais complexo o mundo é, mais difícil é analisá-lo.
- Ambiguidade: refere-se à falta de clareza sobre como interpretar algo. Uma situação é ambígua, por exemplo, quando a informação é incompleta, contraditória ou muito imprecisa para tirar conclusões claras. Também refere-se à imprecisão nas idéias e na terminologia. Quanto mais ambíguo o mundo é, mais difícil é interpretá-lo.
Se olharmos atentamente para os ambientes organizacionais, veremos essas quatro características bastante marcantes. É aí que podemos dizer que, em menor ou maior grau, toda empresa, todo departamento, todo time está inserido em um ambiente VUCA.
Essa consciência poderia nos ajudar a liderar melhor e a ser melhores profissionais, o que, consequentemente, nos ajudaria a alinhar melhor as expectativas e os esforços para chegar a resultados mais satisfatórios.
O que priorizar em um ambiente VUCA?
Lidar de maneira consciente com um ambiente VUCA é, cada vez mais, uma necessidade, especialmente nas empresas que têm a Inteligência Competitiva como uma bússola. Em organizações do varejo, onde a volatilidade e a incerteza parecem ser bastante marcantes, isso se torna ainda mais urgente.
Confira, a seguir, algumas dicas relativas à liderança no varejo para manejar um ambiente VUCA:
- Volatilidade — Os desafios atuais da macroeconomia brasileira faz com que muitas empresas varejistas não saibam se devem investir ou assumir riscos adicionais, e esse ambiente volátil pode causar preocupações fora das áreas sobre as quais há um certo controle. Áreas que as organizações varejistas precisam considerar são seus níveis de estoque e o gerenciamento de seus talentos. Um bom exercício é se concentrar nas habilidades, nas pessoas e nas decisões que levarão os negócios para a próxima década com confiança e capacidade de gerenciar mudanças.
- Incerteza — A incerteza é garantida no ambiente empresarial, por mais que os planejamentos estratégicos sejam muito bem estruturados. Ser absolutamente claro como o papel da tecnologia neste ambiente de incertezas é uma boa escolha. É preciso equilibrar a quantidade e a qualidade da informação produzida e coletada, reduzindo a ansiedade na tomada de decisões. Uma gestão mais orientada a dados deve considerar isso, uma vez que os números podem ser bastante frios.
- Complexidade — Um antônimo para complexidade é simplificação, mas isso não significa que seja preciso tornar tudo simplório. O desafio aqui é se concentrar nas coisas que realmente funcionam para os líderes e para a operação; e identificar aquelas que estão prendendo as capacidades das equipes. Para lidar com a complexidade, é interessante se assegurar de desenvolver a diversidade de pensamento, incentivando as equipes a ter e colocar em prática ideias inovadoras.
- Ambiguidade — Em um ambiente ambíguo, precisamos incutir alguma forma de certeza e processos que geram resultados , mesmo que sejam de curto prazo. As pessoas precisam sentir algum grau de certeza e talvez possam experimentar em áreas que os ajudarão a atingir metas. Uma situação ambígua lida com a necessidade de variedade das pessoas, mas não com a necessidade delas de certeza. Uma boa dica é tentar introduzir projetos que, com pensamento criativo, possam construir pontos de sucesso, para que as pessoas se sintam seguras enquanto ainda estão passando pela natureza ambígua dos eventos. Se as pessoas entenderem o processo de causa e efeito, isso lhes dará confiança para assumir mais responsabilidade e ver os resultados das chances que estão tendo.
Essas foram algumas dicas mais gerais. Cada empresa, cada líder, precisa mergulhar mais a fundo nessas quatro categorias de acordo com a dinâmica do seu negócio. Muitas vezes, algumas são mais prevalentes, enquanto outras estão mais sob controle.
Uma boa dica é buscar ajuda especializada. Aqui na in360, nós temos auxiliado muitos clientes do mercado varejista a levar mais inteligência aos seus negócios, inclusive trabalhando os desafios de ambientes VUCA. Se precisar de ajuda, fique a vontade para nos contatar.
Que tal, nós te ajudamos a entender o que é e como lidar melhor com um ambiente VUCA? Deixe seu comentário!