logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
Como saber o que vem por aí?
24 de abril de 2019
O poder da experiência de varejo 360º
25 de abril de 2019
Publicado por admin em 25 de abril de 2019
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • gestão/decisão

Erros comuns do mercado varejista que você precisa evitar

Conheça alguns dos erros que mais ocorrem no comércio varejista e saiba como evitar que eles aconteçam no seu negócio!

Toda prática de negócio está sujeita a ter problemas não solucionados, situações tratadas erroneamente e mesmo erros cometidos por funcionários ou gestores em seu processo de trabalho.  Ocasionalmente, erros podem até ser revertidos para se obter um resultado positivo, e esta é uma possibilidade que se encontra no mercado varejista também. De que maneira isso pode acontecer? Quando esses equívocos despertam o interesse por melhorias, iniciam mudanças e promovem a busca por inovações que possam colocar uma empresa em posição mais positiva perante seus clientes.

Todavia, evitar erros é obviamente o mais indicado a se fazer, e para isso é preciso avaliar, analisar e se preparar para as possíveis falhas que um profissional pode encontrar. O processo de gestão de varejo é complexo, demanda agilidade, e envolve muitas práticas de negócios – e portanto, está suscetível a decisões e  mudanças rápidas, que podem implicar em equívocos e desacertos. Com isso em mente preparamos este artigo com os erros que ocorrem com mais frequência no mercado varejista, e dicas de como evitá-los em seu negócio.

Erros mais comuns na gestão de varejo e como evitá-los

1. Trabalhar sem planejamento

O primeiro e decisivo erro está na ausência de um plano para os negócios, ou de ter um planejamento desatualizado ou que esteja mal elaborado.

Quando há falhas no processo de planejamento como um todo, obviamente, o resultado gerado tenderá a ser insatisfatório, ou como dizem, não planejar para o sucesso é planejar para o fracasso. Em geral isso ocorre porque muitos gestores estão tão envolvidos na execução e na ‘pressão’ do dia-a-dia que não conseguem dar prioridade a aspectos de planejamento, desde ter o horizonte de longo/médio prazo bem definidos até a avaliação de estudos de mercado e de competitividade antes mesmo de iniciar suas vendas.

Alguns cuidados do que fazer para contornar e evitar esse erro:

  • Priorizar o planejamento, em um momento adequado para o negócio.
  • Pensar no longo/médio prazo e criar metas individuais – por equipe, para cada unidade da loja, por segmento de produto, etc. Nunca generalize ou padronize os objetivos de seu negócio.
  • Trabalhar com parceiros e colaboradores sempre empenhados com os processos e as metas do negócio
  • Possuir um controle financeiro altamente confiável
  • Comunicar constantemente, divulgando internamente as experiências e os conhecimentos adquiridos, buscando manter todos na mesma ‘página’ e com o necessário foco.

2. Não buscar inovar para o mercado

O mercado está em constante mudança e o público além de provocar e questionar, exige mudanças. Eles estão sempre ansiosos por buscar melhorias, novidades e diversidade para suas escolhas, e também procuram experiências positivas e únicas durante o processo de compra.

Caso um negócio não tenha uma postura inovadora o suficiente, demorando demais para implementar as novidades que seus concorrentes já estão usando, ou deixando de criar novas formas de sensibilizar o consumidor, vai correr o risco de ser considerado resistente a novidades. Como resultado pode deixar de ter a preferência de seu público a ponto de começar a sofrer impacto nas vendas e no resultado de seus negócios. Em um mercado tão competitivo como o nosso, isto pode ter consequências sérias.

Algumas dicas para evitar a situação descrita acima:

  • Manter-se atento às novidades de mercado der maneira coordenada, definindo esta responsabilidade dentro do time.
  • Estruturar uma forma de avaliar internamente o valor para a operação de novas tecnologias e práticas de negócio, usando um método para isso.
  • Monitorar constantemente a concorrência.
  • Investir em estudos, análises, cursos e mesmo eventos do mercado que possam servir como forma de manter a empresa a par das últimas tendências.

3. Oferecer produtos e serviços sem relevância

Em um momento de mercado onde as pessoas têm acesso a um enorme volume de informações, que vão influenciar e direcionar o processo de compra, o nível de expectativa dos consumidores é extremamente dinâmico. A partir do momento em que uma nova forma de escolher um produto ou serviço surge, as formas antigas perdem relevância. E as últimas tendências de varejo estão aí para todos verem, inclusive seus clientes.

Por isso é muito importante estar sempre atento ao que o seu público demanda, já que na era da tecnologia e acesso livre às informações, todos estão muito mais exigentes – e estar ‘antenado’ com isso é uma tarefa que exige mais esforço intelectual e mais disponibilidade de tempo para compreender e atender às novas necessidades desse consumidor.

Como evitar a oferta de serviços sem relevância e se sobressair à concorrência:

  • Trabalhar com pesquisas e levantamentos junto aos seus clientes como forma de se manter super-atualizado nas expectativas que eles têm.
  • Procurar oferecer um tratamento personalizado, de forma que o cliente se perceba como relevante e bem atendido pela empresa
  • Caprichar no atendimento e no que oferece ao cliente, implementando uma forma fácil para ele passar um ‘feedback’ sobre isso.

4. Focar todos os esforços em ofertas e preços baixos

Promoções são sempre boas para ações sazonais ou para ajudar a escoar estoque de produtos que demoram a sair da prateleira. Porém, focar nisto pode criar uma dependência extrema para uma prática de preços baixos, principalmente se seu cliente se tornar sensível somente a esta sua abordagem.

O cliente claro busca preço, mas também qualidade, funcionalidade, bom atendimento, design atraente, entre outros fatores que fazem com que a percepção de valor que ele têm, tanto do produto/serviço como do varejo, seja muitas vezes algo que tenha significância maior que o preço para ele, e assim uma questão mais importante que o fará a fazer negócio com você.

Como evitar o foco em preço baixo:

  • Procure oferecer uma experiência de compra ao cliente, procurando envolve-lo com o atendimento, ambientação e posicionamento de sua marca.
  • Quando promover sua oferta comunique claramente os seus diferenciais e procure passar a percepção de qualidade em todo o processo, desde a peça que usar para esta comunicação até o ponto de venda.
  • Fuja, mesmo que temporariamente, de guerras de preço.

Em suma, é preciso se manter atento aos erros comuns, mas também evoluir dentro das capacidades que já tem, e principalmente não ficar preso a práticas que levam a erros cometidos no passado. O importante é que os erros sejam um aprendizado e que os acertos venham sempre com o resultado de conquista de mais clientes satisfeitos com seu atendimento e produtos.

Gostou do conteúdo? Fale conosco através de nossa página de Contato.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − doze =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360