É fato que a internet causou uma verdadeira revolução, não somente nas comunicações, mas no comportamento do consumidor. Hoje, as pessoas fazem mais pesquisas antes de comprar novos produtos e contratar serviços.
Com uma infinidade de recursos bem na palma de sua mão, o que antes era tarefa difícil – sair de casa e pesquisar – tornou-se corriqueiro. Há todo tipo de informação disponível online: vídeos tutoriais, reviews, imagens feitas por consumidores, perfis e fóruns em que os shoppers postam suas impressões sobre empresas e produtos.
Sendo assim, conhecer ferramentas e estratégias que encantem o cliente é a única maneira de fidelizá-lo à sua marca. Existem estratégias que podem ser empregadas online e offline. Para descobrir algumas formas de encantar seu cliente dentro e fora da internet, continue lendo esse artigo.
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente de forma personalizada que utiliza dados coletados do cliente, para subsidiar a inteligência da empresa. Com isso, o relacionamento com o cliente se torna muito mais eficaz.
Esse relacionamento é feito com o apoio de softwares robustos de gestão integrada, afinal, o volume de dados obtidos costuma ser bastante elevado.
Por exemplo, ao realizar uma venda ou um cadastro, todos os dados fornecidos pelo cliente ficam armazenados no CRM. Assim, o departamento de marketing pode ter acesso aos dados, emitir relatórios e criar ações exclusivas. Um simples e-mail com um Bônus de Aniversário, para o cliente pode trazer excelentes retornos nas vendas. Algo que seria muito difícil ser feito sem o uso de tecnologia.
Programas de fidelidade são estratégias simples e eficazes para, de fato, encantar o seu cliente. Além disso, eles representam uma verdadeira forma de reconhecimento para os consumidores. Não é segredo para nós que muitas pessoas falam e divulgam, com orgulho, serem clientes frequentes de determinadas marcas.
Veja o caso de empresas como Apple, que tem verdadeiros fãs e não clientes. Isso vem do nível de diferenciação oferecido pela marca, com e-mail próprio, aplicativos, lojas próprias, com atendimento personalizado.
Mas, um programa de fidelidade não necessariamente precisa de alto investimento. Muito pelo contrário, essa é uma estratégia de baixo custo e que pode ser implementada por empresas de todos os tamanhos, obtendo ótimos resultados.
O e-mail marketing está dentro do CRM e são quase sinônimos dentro do varejo, porém, já foi muito mal visto por clientes. Devido ao excesso de propagandas enviadas por algumas empresas, muitas pessoas deixaram de abrir e-mails das referidas empresas.
No entanto, o e-mail ainda é uma ferramenta importantíssima na fidelização e relacionamento com o cliente.
Com o emprego correto do e-mail é possível fazer desde o primeiro contato, até o acompanhamento pós-vendas. Investir em uma estratégia de conteúdos que realmente gere valor e encante o cliente é um grande passo para qualquer empresa.
Em vez de colocar todos os seus esforços em campanhas de publicidade, que tal incentivar o seu cliente a comprar de você? Esse é um verdadeiro salto na mudança de mentalidade da equipe de vendas.
Dicas de uso de equipamentos, relações de ferramentas, facilidades, ou simplesmente uma notícia importante referente ao seu mercado, podem fazer com que seu cliente passe a confiar em sua empresa, divulgue o seu conteúdo e lembre com carinho de sua marca.
Quer saber como implantar essas ações no seu negócio? A in360 pode te ajudar, entre em contato conosco e conheça os meios para aumentar suas vendas no varejo através de diversas estratégias de fidelização do cliente. Faremos uma análise personalizada da sua empresa para entender qual modelo se encaixa melhor nas suas necessidades.