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Fatores que ainda levam os consumidores às lojas físicas e como melhorá-los para aumentar as vendas
5 de setembro de 2019
CRM: A importância da gestão do relacionamento com o cliente
13 de setembro de 2019
Publicado por admin em 12 de setembro de 2019
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Exemplos de tecnologia com potencial de remodelar negócios

A tecnologia é a responsável em aliar expectativa e realidade, ao fazer o ponto de venda refletir o consumidor que atende: ágil, informado e conveniente.

Consumidores hiperconectados demandam, mais do que nunca, que as marcas que os atendem estejam antenadas no mundo da tecnologia.

Afinal, para conseguir competir com a inesgotável quantidade de informações e de ofertas as quais o consumidor tem acesso e é atingido via smartphone, é preciso utilizar recursos que vão de encontro à nova expectativa de atendimento.

Para se ter dimensão, conforme o levantamento 2019 Shopper Vision Study, durante a jornada de compra, os clientes consultam o smartphone por diferentes motivações:

  • 27{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} buscam informações sobre o ponto de venda (localização, horário de funcionamento, mapa);
  • 28{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} procuram por cupons e promoções;
  • 27{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} consultam preços online para compará-los ao do ponto de venda.

Para traduzir o impacto desses dados na experiência de compra, conheça as soluções que a tecnologia tem trazido ao mercado de consumo!|

Tecnologia a favor do varejo

Tornar a experiência de compra personalizada, rápida e cômoda para o cliente são alguns exemplos de como a tecnologia favorece o cotidiano de vendas.

A rede de restaurantes TGI Fridays, por exemplo, após implantar a utilização de inteligência artificial (IA) e machine learning para o atendimento de clientes delivery e drive-thru, conseguiu dobrar a quantidade de vendas desse serviço. Entenda e conheça essa e outras tecnologias abaixo.

IA

A TGI Friday passou a utilizar chat bots e assistentes virtuais automatizadas nas interações com clientes em canais estratégicos. Entre eles, as redes sociais Kik, Twitter, Facebook e nos computadores de bordo dos carros da GM.

A partir de um banco de dados, estruturados com a tecnologia de machine learning e inteligência artificial, a interação com os clientes consistia em fazer propostas personalizadas do que almoçar, lanchar, jantar e até beber. Esse modelo pode ser adaptado para o varejo, trazendo os mesmos benefícios.

NFC

A Near Field Communication é outro exemplo de tecnologia que pode transformar negócios. Ao ser compatível com cartões ou aplicativos, as lojas podem instalar esse recurso em suas etiquetas e gôndolas para dar autonomia ao cliente que, através dela, pode realizar o processo de pagamento sozinho.

O funcionamento é por aproximação, ou seja, é preciso colocar o smartphone, relógio ou cartão próximo com o ponto de tecnologia NFC para que a leitura por radiofrequência aconteça e permita que o cliente pague o valor cobrado. Assim, o acúmulo inconveniente nas filas dos caixas é resolvido.

RFID

Também por radiofrequência, o RFID proporciona uma revolução no funcionamento e controle de estoques dos pontos de vendas, fazendo com que os vendedores otimizem exponencialmente o atendimento que prestam.

Através de um chip, ao invés de código de barras, a leitura se torna até 100 vezes mais rápida, uma vez que não é preciso mais a passagem um a um, mas um scanner que, em segundos, rastreia tudo o que está disponível ou todos os itens selecionados pelo cliente.

Processos rotineiros, como encontrar determinado item que o cliente viu na internet, conferência, entrada e saída de estoque se tornam muito mais assertivos.

Omnichannel

A pesquisa mencionada na introdução aponta que, ao não encontrarem o produto procurado no PDV, 62{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} preferem que esse mesmo item fosse entregue a domicílio. No entanto, apenas 34{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas oferecem esse serviço.

Essa diferença entre perspectiva e realidade demonstra o quanto o consumidor está exigente. É claro que ações omnichannel como essa, assim como a devolução e troca de produtos comprados online em ponto físico, ou a disponibilidade de show room da marca para a aproximação dos clientes virtuais com a marca, demandam investimentos e planejamento em sistemas integrados de gerenciamento de cliente, gestão de estoque e logística, o que, por vezes, demanda tempo para que a empresa consiga concretizar.

No entanto, não há dúvidas de que esses são caminhos irreversíveis no atendimento de consumidores que estão imersos em tecnologia e querem ter, a partir dela, melhorias na experiência de consumo. Com eles as varejistas conseguem aproveitar a preferência dos consumidores pelas lojas físicas frente ao e-commerce, como mencionou o estudo.

Por isso, entender por qual tecnologia optar, fazer o planejamento de implantação e reestruturar o modelo de negócio são etapas cruciais para que o investimento traga o retorno almejado. Portanto, é imprescindível ter o auxílio de profissionais que tenham experiência, como os da In360. Conheça o portfólio de serviços e faça a sua marca proporcionar a experiência que o consumidor deseja!

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