A tecnologia é a responsável em aliar expectativa e realidade, ao fazer o ponto de venda refletir o consumidor que atende: ágil, informado e conveniente.
Consumidores hiperconectados demandam, mais do que nunca, que as marcas que os atendem estejam antenadas no mundo da tecnologia.
Afinal, para conseguir competir com a inesgotável quantidade de informações e de ofertas as quais o consumidor tem acesso e é atingido via smartphone, é preciso utilizar recursos que vão de encontro à nova expectativa de atendimento.
Para se ter dimensão, conforme o levantamento 2019 Shopper Vision Study, durante a jornada de compra, os clientes consultam o smartphone por diferentes motivações:
Para traduzir o impacto desses dados na experiência de compra, conheça as soluções que a tecnologia tem trazido ao mercado de consumo!|
Tornar a experiência de compra personalizada, rápida e cômoda para o cliente são alguns exemplos de como a tecnologia favorece o cotidiano de vendas.
A rede de restaurantes TGI Fridays, por exemplo, após implantar a utilização de inteligência artificial (IA) e machine learning para o atendimento de clientes delivery e drive-thru, conseguiu dobrar a quantidade de vendas desse serviço. Entenda e conheça essa e outras tecnologias abaixo.
A TGI Friday passou a utilizar chat bots e assistentes virtuais automatizadas nas interações com clientes em canais estratégicos. Entre eles, as redes sociais Kik, Twitter, Facebook e nos computadores de bordo dos carros da GM.
A partir de um banco de dados, estruturados com a tecnologia de machine learning e inteligência artificial, a interação com os clientes consistia em fazer propostas personalizadas do que almoçar, lanchar, jantar e até beber. Esse modelo pode ser adaptado para o varejo, trazendo os mesmos benefícios.
A Near Field Communication é outro exemplo de tecnologia que pode transformar negócios. Ao ser compatível com cartões ou aplicativos, as lojas podem instalar esse recurso em suas etiquetas e gôndolas para dar autonomia ao cliente que, através dela, pode realizar o processo de pagamento sozinho.
O funcionamento é por aproximação, ou seja, é preciso colocar o smartphone, relógio ou cartão próximo com o ponto de tecnologia NFC para que a leitura por radiofrequência aconteça e permita que o cliente pague o valor cobrado. Assim, o acúmulo inconveniente nas filas dos caixas é resolvido.
Também por radiofrequência, o RFID proporciona uma revolução no funcionamento e controle de estoques dos pontos de vendas, fazendo com que os vendedores otimizem exponencialmente o atendimento que prestam.
Através de um chip, ao invés de código de barras, a leitura se torna até 100 vezes mais rápida, uma vez que não é preciso mais a passagem um a um, mas um scanner que, em segundos, rastreia tudo o que está disponível ou todos os itens selecionados pelo cliente.
Processos rotineiros, como encontrar determinado item que o cliente viu na internet, conferência, entrada e saída de estoque se tornam muito mais assertivos.
A pesquisa mencionada na introdução aponta que, ao não encontrarem o produto procurado no PDV, 62{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} preferem que esse mesmo item fosse entregue a domicílio. No entanto, apenas 34{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas oferecem esse serviço.
Essa diferença entre perspectiva e realidade demonstra o quanto o consumidor está exigente. É claro que ações omnichannel como essa, assim como a devolução e troca de produtos comprados online em ponto físico, ou a disponibilidade de show room da marca para a aproximação dos clientes virtuais com a marca, demandam investimentos e planejamento em sistemas integrados de gerenciamento de cliente, gestão de estoque e logística, o que, por vezes, demanda tempo para que a empresa consiga concretizar.
No entanto, não há dúvidas de que esses são caminhos irreversíveis no atendimento de consumidores que estão imersos em tecnologia e querem ter, a partir dela, melhorias na experiência de consumo. Com eles as varejistas conseguem aproveitar a preferência dos consumidores pelas lojas físicas frente ao e-commerce, como mencionou o estudo.
Por isso, entender por qual tecnologia optar, fazer o planejamento de implantação e reestruturar o modelo de negócio são etapas cruciais para que o investimento traga o retorno almejado. Portanto, é imprescindível ter o auxílio de profissionais que tenham experiência, como os da In360. Conheça o portfólio de serviços e faça a sua marca proporcionar a experiência que o consumidor deseja!