A internet revolucionou várias áreas, senão todas, no mundo dos negócios. Comprar hoje é tão fácil quanto falar com um amigo ou publicar uma foto, por meio de aplicativos e sites.
Em instantes qualquer consumidor pode pesquisar preços de um produto, em diversas lojas – inclusive, utilizando-se dos motores de buscas especializados. Além disso, ainda existem marketplaces e plataformas de negócios onde é possível encontrar praticamente de tudo.
No entanto, apesar do grande crescimento de vendas na internet dos últimos anos, não são todos os consumidores que compram online. E se você tem uma loja de varejo físico, entender os motivos pelos quais os consumidores ainda saem de casa para comprar pode ajudar a desenvolver uma estratégia de sucesso, ou até mesmo uma vantagem competitiva.
O aspecto número um para uma boa experiência do usuário é o atendimento. Poucos fatores influenciam tanto na decisão de compra como as emoções vivenciadas no momento da aquisição de um produto. Sons, cores, sabores, perfumes, o próprio ambiente da loja como um todo, tudo isso influencia a percepção de sua marca, mas a forma com que a pessoa se sente recepcionado e auxiliado em sua necessidade é o primordial para garantir uma experiência positiva.
É certo que nesse ponto, o maior destaque acontece com a sua equipe de vendas. Conhecimento sobre produtos e serviços, preparação, paciência, vontade genuína de ajudar o cliente e um acompanhamento no momento pós-venda são pontos que vão fazer toda a diferença.
Dessa forma é muito importante que os gestores da empresa criem condições para que a equipe esteja trabalhando bem e a pleno vapor. É o seu papel enquanto líder, criar um ambiente propício a novos negócios, disponibilizar treinamentos e se assegurar que o time tem a atitude correta para transmitir a imagem da organização de forma adequada.
Além disso existem atitudes simples que podem ajudar muito neste caso. Por exemplo, uma forma de desenvolver uma cultura voltada para o atendimento é facilitada quando os gestores buscam tratar seus funcionários da forma que gostariam que eles tratassem seus clientes. Afinal, eles também são parte fundamental do processo. Reconhecer o seu valor, comunicar com clareza e incentivar de forma transparente o comportamento desejado já é meio caminho para um resultado positivo.
A boa e velha promoção ainda funciona muito bem no varejo físico.
Embora na internet seja fácil pesquisar por preços em diversas lojas, sem sair da mesa do escritório ou do sofá de casa, a verdade é que não há nada mais tentador do que uma promoção anunciada em um ponto de venda.
Critérios de escassez, como apelo para últimas unidades disponíveis e queima de estoque, ganham muito mais credibilidade em um ambiente físico.
É importante lembrar que compra por impulso movimenta boa parte do faturamento das lojas de varejo físico. Segundo pesquisas, 6 entre 10 consumidores fazem compras por impulso. Portanto, não as ignore. Sempre procure formas de incentivar o cliente a entrar na loja e levar o produto, na hora. Assim, todos saem ganhando, principalmente o seu ponto de venda.
Um dos grandes inimigos do ecommerce é a demora na entrega, não há como negar. Comprar um produto e esperar dias por sua entrega é um dos fatores que ainda desestimulam a compra online. Portanto, essa também é uma das vantagens para quem tem uma loja física em operação.
Pode até parecer recomendação antiga, mas exponha seus melhores produtos de forma muito eficaz. Aproveite para dar maior ênfase a novas coleções ou até mesmo, busque expor produtos difíceis de encontrar online.
Capriche nas promoções e também considere implementar uma estratégia orientada ao omnichannel, que permite que o cliente – entre outras coisas – possa pesquisar e comprar online e buscar o produto na loja. E neste momento de visita à loja há a oportunidade para uma compra complementar ou mesmo uma compra totalmente nova.
Além disso, a busca na loja reduz bastante as restrições a custos de frete, podendo também dividir a responsabilidade pelo prazo da entrega com o cliente – enquanto aumenta o seu faturamento. Também é fato que, usando as estratégias certas, sempre há a possiblidade de mais vendas no ponto físico. Incentive essa abordagem para possibilitar que os lucros aumentem.
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