A fidelização de clientes tem sido uma estratégia de crescimento utilizada pelo seu varejo? Qual a importância de se ter clientes fieis e mais do que isso, encantados com o ‘posicionamento’ e o que representa a sua bandeira? O mundo contemporâneo é extremamente digital, o que facilita o acesso a informações de toda sorte, tanto dos consumidores buscando produtos ou lojas como de varejistas buscando conhecer melhor seus clientes. Por isso se diz que estamos vivendo não só uma mudança do comportamento dos consumidores, mas também da forma que o mercado varejista atua.
Mas o que faz o seu cliente preferir sempre uma loja ou rede a outra concorrente? A resposta é bem simples: Fidelização! Investir em fidelização de clientes significa agir estrategicamente, com criatividade, de forma a estabelecer uma percepção e conexão que leve a um relacionamento único, duradouro e prazeroso com seus clientes. Lembre-se: emoção é a tônica de qualquer relacionamento, inclusive os comercias! Acompanhe o texto, a seguir, e descubra como a fidelização de clientes baseada em dados pode ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais!
O Big Data é o conceito que caracteriza uma grande quantidade de dados, o que gera a possibilidade de se desenvolver melhor um trabalho de análise. Usando o Big Data as empresas podem entender melhor o perfil e o comportamento de consumo de seus clientes e, a partir dessas informações, criar estratégias para atingir esse público.
A existência do Big Data, ou seja, um grande volume de dados para se trabalhar, possibilita o mapeamento de onde se encontram as informações mais relevantes, porém demanda uma coleta de dados estruturada e inteligente. Ao tratar a capacidade de armazenamento, recuperação e análise de dados, o varejo pode evoluir na maneira como se relaciona com seus consumidores e como promove a fidelização de clientes. A captação e análise desses dados pode ser segmentada em um grande intervalo de tempo ou espaço territorial, e o campo de análise é definido pelo usuário de acordo com os objetivos de negócio e as dores/problemas da empresa.
O grande volume de informações pode tornar a atividade de análise um grande desafio. Por isso, é importante ter estratégias bem definidas, implementando o Big Data de forma a cobrir bem as necessidades e sabendo exatamente qual é o seu objetivo ao utilizar essa ferramenta. São inúmeras as possibilidades dentro desse universo infinito de dados, já que a partir de profissionais capacitados e uso correto das ferramentas implementadas, é possível entender toda a jornada de compra do consumidor, obter previsões de vendas para períodos específicos, melhorar a experiência de compra do cliente, melhorar seus canais de comunicação etc., e com isso aumentar a receita.
A conectividade permite a criação de relacionamentos mais horizontais e maior proximidade com seus clientes. O uso de ferramentas digitais é essencial para conhecer melhor os hábitos, costumes, desejos e necessidades do seu consumidor, porém a obtenção e uso desses dados deve ocorrer de acordo com a legislação, especificamente a recente Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP – 13.709/2018).
De nada adianta obter e analisar dados se não se coloca o resultado disto para aumentar os negócios. Uma forma de fazer isto é com o CRM (Customer Relationship Management), que é a prática através da qual o uso das informações dos clientes, permite otimizar os canais de comunicação, promover o produto certo para os clientes mais indicados, melhorar a experiência de consumo e, consequentemente, fidelizar esses clientes. Falamos mais disto neste artigo, mas vamos aqui listar alguns exemplos de ações de fidelização que podem surgir a partir do estudo dos dados dos clientes e de sua aplicabilidade na prática.
Muitos varejistas têm disponibilizado sinal de internet wi-fi para seus clientes, o que permite o acesso aos dados de uso da internet por estes. Dessa forma é possível identificar os assuntos que mais têm interesse, o tipo de produto que estão procurando no momento, a região da loja pela qual mais circulam, além de obter dados pessoais, como e-mail e Whatsapp, a partir de fichas rápidas para acesso ao wi-fi. A estratégia utilizada muda de acordo com a realidade do seu negócio!
O marketing de atração é focado no varejo digital e propõe ações para fidelização de clientes, para cada etapa da jornada do consumidor:
A fidelização de clientes, realizada de forma eficaz, permite que o seu consumidor não só retorne à sua loja, para realizar novas compras, como também indique a sua marca para familiares e amigos. Este é o melhor processo para reter seus clientes! Conte com os serviços de inteligência de mercado da IN360 para promover a melhor fidelização de seus clientes e faça sua marca crescer!