A pandemia que acomete o país continua a afetar os resultados do varejo nacional, principalmente quando analisado de uma forma macro. Porém os números são menos pessimistas que muitas das previsões iniciais, de acordo com estudos divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
E se o olhar for específico, é possível avaliar segmentos do varejo que continuam a ter crescimento, como os ligados aos produtos alimentícios (hipermercados e supermercados), com evolução mensal aferida em 3,3{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}.
Assim, os varejistas continuam a por a sua habilidade de reinvenção em prática ao buscar novas estratégias de progredir no mercado atual. Hoje vamos falar sobre a geolocalização como opção neste cenário.
A geolocalização é uma ferramenta que ajuda o varejista a encontrar o melhor ponto comercial para o seu negócio. Para isso, são realizados diversos estudos como, população, consumo e presença da concorrência na região. Assim, tomar decisões de expandir sua rede ou começar um comércio do zero se torna mais fácil, aumentando a possibilidade de êxito.
Com a geolocalização também é possível alcançar melhores resultados em negócios já existentes. Munidos de dados sobre o aspecto espacial, os varejistas conseguem criar planos de negócios mais eficientes, com o objetivo de impulsionar as vendas das lojas em operação, ter mais consciência do que as pessoas daquele entorno têm interesse, quais são seus potenciais clientes na área, como os concorrentes estão posicionados do mercado regional, etc.
As análises devem ser customizadas, ou seja, ao implementar um projeto de geolocalização, é importante realizar um estudo profundo de acordo com o propósito e objetivos que a empresa deseja alcançar, gerando dados que podem se transformar em uma vantagem competitiva diante dos concorrentes.
Além disso, a estratégia utiliza a tecnologia para rastrear equipamentos (eletrônicos ou veículos) para otimizar o relacionamento com os clientes, a oferta para novos consumidores, e/ou a operação logística das empresas.
Com isso, existem diferentes maneiras de colocar a geolocalização em prática, o que varia conforme a realidade de cada varejo e os objetivos de negócios que estão sendo trabalhados pela organização.
E para se valer bem dos benefícios que essa estratégia tem para contribuir com o crescimento do negócio, é necessário que as equipes estejam não só engajadas com a ideia, mas também capacitadas a colher, interpretar e sustentar hipóteses com os dados que serão gerados a partir de sua aplicação. Com tal domínio é possível otimizar constantemente as ações, bem como também criar novas possibilidades que contribuam com as metas traçadas.
Há muitas maneiras para utilizar a geolocalização. Por exemplo, se o seu varejo realizar entregas, a geolocalização pode ser utilizada para detectar em que área está a maioria de seus clientes, para otimizar o tempo das rotas para o endereço escolhido, e também no monitoramento do prazo e da qualidade da entrega, ou seja qualidade deste componente de atendimento, além da velocidade média (preservando os funcionários ao diminuir as chances de acidente do trabalho e ônus com multas e regularização da frota da empresa) e outros itens.
Outra maneira muito efetiva e, provavelmente, a de resultado mais visível é com o marketing. Uma vez que todos portamos um aparelho eletrônico que guarda nossas preferências e interesses mais recentes, há aí uma fonte rica a ser utilizada.
As redes sociais, fontes alimentadas incessantemente com tais dados, facilitam esse encontro entre oferta e demanda nas suas plataformas de configuração de anúncio. O movimento do cliente pode ser utilizado a favor do aumento de faturamento.
Seja quando atingir determinada região da cidade (próximo ao PDV) será convidado pelo GPS a aproveitar uma oferta personalizada às suas necessidades ou, até mesmo, conforme a proximidade com que mora de um de seus pontos de venda pode ser periodicamente alimentado com informações, cupons, convites que o incitem a interagir e, consequentemente, comprar.
Claro que toda essa estratégia precisa estar bem embasada do ponto de vista de metas, ações e investimento e, diante de um cenário pouco claro como o atual, é necessário o máximo de profissionalismo a cada decisão para que os efeitos não comprometam mais a sustentabilidade do negócio.
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