Você já ouviu falar em geomarketing no varejo? Com essa estratégia, o seu negócio pode conseguir captar mais clientes e com isso aumentar seus negócios, possibilitando também um melhor relacionamento com o seu público e reforçando também o posicionamento de sua marca.
Porém, o que é esta tendência no varejo? A seguir, vamos explorar este conceito e as situações em que ele pode ser aplicado no comércio varejista.
O geomarketing pode ser definido como a união da geografia com o marketing, ou seja, usar não só sua localização e de suas lojas, mas também outras localizações físicas em sua estratégia de marketing – como o local onde seu cliente está. Para que isso aconteça, são utilizados sinais de GPS, que garantem que as pessoas certas visualizem anúncios e promoções na hora mais adequada.
A inovação é muito efetiva na publicidade, tendo em vista que, dependendo da relevância da oferta, as chances de uma pessoa impactada por um anúncio se tornar cliente é bem alta. É por isso que no comércio varejista o geomarketing contribui para que as lojas conquistem mais clientes, aumentando as suas vendas. Para isso, é preciso desenvolver ações que explorem esta estratégia.
Vamos ver alguns exemplos do uso do geomarketing no varejo.
O geomarketing utiliza sinais de GPS para localizar as pessoas. Se um usuário usa o Facebook ou o Google, por exemplo, a localização dele é conhecida pela plataforma, que pode exibir publicidade baseada no local em que ela está.
Destra forma você pode segmentar os anúncios no Google Ads, no Facebook, no Instagram, entre outras redes sociais e plataformas de mídia. A ideia é que, se a sua loja atende apenas na cidade de São Paulo, por exemplo, os anúncios sejam mostrados apenas para usuários que estão na mesma localidade.
Afinal, de nada adianta pagar para que uma pessoa que não pode comprar da sua loja visualize os seus anúncios. É por isso que o geomarketing é visto como uma ação eficiente, tendo em vista que tornará mais eficiente o investimento feito em marketing.
O geomarketing também pode servir como meio para que você faça campanhas de fidelização e mantenha clientes recorrentes na sua loja. Para isso, podem ser combinados critérios de geolocalização e remarketing para que as pessoas que foram impactadas por anúncios e compraram de você sigam adquirindo novos produtos.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que comprou um produto em sua loja, após ser impactada por um anúncio em uma rede social. Depois dessa compra, o estabelecimento pode começar a mostrar para ela publicidades de itens complementares.
O geomarketing no varejo também pode servir para que sejam desenvolvidas estratégias de relações públicas. Exemplo disso acontece quando o cliente está em uma loja e faz check-in no Facebook ou no Google Maps, deixando uma avaliação sobre o local.
Essas avaliações devem ser respondidas e a opinião do cliente coletada, para que sejam aplicadas melhorias no estabelecimento. Ao perceber que o que eles disserem tem valor, os consumidores tendem a voltar a comprar da sua loja em ocasiões futuras.
Gostou de aprender mais sobre o geomarketing no varejo? Deixe seus comentários no artigo e contribua para a discussão.
Na in360 nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato conosco e saiba mais!