Efetuar uma boa gestão de compras está entre as responsabilidades mais importantes do gerenciamento de varejo. Afinal, uma boa organização e alinhamento de demandas é imprescindível para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado competitivo!
Quer entender quais pontos devem ser priorizados pelo seu negócio e ainda ficar por dentro de mais detalhes sobre a importância desse tipo de controle? Descubra a seguir.
Uma boa gestão de compras é aquela capaz de adequar os níveis de estoque e o mix de produtos oferecidos aos consumidores com as demandas e a sazonalidade do mercado.
É preciso ter em mente que o grau de procura por determinados artigos nem sempre é o mesmo ao longo dos meses. Além disso, a popularidade de certos produtos varia e a busca por novas categorias pode até mesmo defasar certas mercadorias.
Por exemplo, antes de uma data comemorativa, seu estoque precisa ter um volume maior ou mesmo incluir alguns itens diferenciados, que só desempenham bem em determinada época do ano. Porém, é preciso planejar com cuidado já que muitos fatores podem gerar diferenças entre o que acontece nesta data e o que aconteceu na anterior.
Em outro caso semelhante, se você comprar muitas unidades de um determinado produto, e logo em seguida uma versão atualizada for lançada, é possível que poucas pessoas tenham vontade de comprar as opções que você recém adquiriu.
Ou seja, quando esse controle nas atividades de compras não é preciso, você pode sofrer com volumes parados no estoque, que geram prejuízos e custos maiores de armazenamento, ou ainda não ter disponibilidade para os produtos que seus clientes procuram, gerando perda de receita e insatisfações.
Dessa maneira, com a gestão de compras, você consegue estabelecer uma melhor expectativa de demanda, com base em entendimentos e análises obtidas nas operações dos períodos anteriores.
O objetivo é ser mais preciso nas aquisições e evitar que exista discrepância entre a oferta e a demanda, otimizando processos, poupando gastos e garantindo a satisfação da clientela.
De acordo com o Sebrae, entre os pontos que você deve priorizar para um planejamento de sua gestão de compras, destacam-se:
Recomendamos ainda mais alguns cuidados que também são fundamentais para obter melhores resultados na gestão de compras, como:
Agora que você já sabe o que precisa ser priorizado na sua gestão de varejo, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre a importância de acelerar e melhorar os resultados na área. Acompanhe no próximo item.
Não é novidade para os gestores que a concorrência no varejo está maior do que nunca!
Em um mercado cada vez mais complexo, dinâmico e passível de transformações, saber como adotar estratégias capazes de otimizar o desempenho de vendas é indispensável para quem quer sair na frente da concorrência.
Além disso, os consumidores nunca tiveram uma voz tão ativa quanto nos dias de hoje, com acesso instantâneo a informações sobre os produtos, comparações de preços e opiniões de outros clientes.
Assim, os varejistas precisam estar sempre atentos às demandas, desejos e necessidades do público, priorizando suas preferências e adequando seu mix de produtos aos diferentes padrões de procura.
Se uma boa gestão de compras depende de processos precisos e bem organizados, só as melhores metodologias do mercado permitem contemplar todas as necessidades do varejo, garantindo mais celeridade, viabilidade e precisão aos seus processos, além de mais alinhamento aos comportamentos do mercado.
Voltada capacitação e à otimização operacional, a in360 é uma agência de inteligência de varejo formada por uma experiente equipe de executivos. Nossos consultores são especializados no uso da informação para produzir conhecimento estruturado, contínuo e aplicável, capaz de capacitar os seus gestores para que gerem ainda mais valor ao seu negócio.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Acesse o link e veja como podemos ajudar!