A gestão de dados ou a governança dos dados inclui e o processo de armazenamento, organização, manutenção e análise de informações geradas e coletados por uma organização. Ela inclui uma combinação de diferentes funções que visam coletivamente garantir que os dados nos sistemas corporativos sejam precisos, disponíveis e acessíveis.
No Varejo, que nos últimos anos vem vivenciando uma rápida e profunda transformação digital, a gestão de dados é cada vez mais demandada. E oferece inúmeros benefícios — da melhoria na competitividade à redução de custos, passando pelo aumento da produtividade e estratégias mais precisas e certeiras.
Neste artigo, além de entender a importância da gestão de dados para o Varejo, você vai ver uma lista de ferramentas que facilitam implementá-la e executá-la.
Os dados são cada vez mais vistos como ativos corporativos que podem ser usados para tomar decisões de negócios mais informadas, melhorar campanhas de marketing, otimizar as operações de negócios e reduzir custos.
Atualmente, é impossível pensar no objetivo de aumentar a receita e os lucros sem a administração estratégica de grandes bases de dados. Sem isso, as organizações ficam sobrecarregadas com informações pouco relevantes, conjuntos de dados inconsistentes e problemas de qualidade de dados que limitam sua capacidade de executar inteligência de negócios e aplicações analíticas.
A gestão de dados também cresceu em importância à medida que as empresas estão sujeitas a um número crescente de requisitos de conformidade regulamentar. Isso inclui a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, que regula o uso que os negócios podem fazer das informações pessoais dos cidadãos brasileiros.
Além disso, as empresas estão captando volumes cada vez maiores de dados nos mais variados formatos, o que se convencionou chamar de Big Data — a IDC prevê que a quantidade de informações geradas aumentará 10 vezes até 2025. Logo, todo esse emaranhado informacional precisa de uma gestão ativa, consciente e inteligente.
Olhando para o Varejo especificamente, uma forte razão para a gestão inteligente de dados e a necessidade de fornecer a melhor experiência aos clientes. Isso porque eles estão cada vez mais exigentes, em simultâneo, em que a concorrência não para de se sofisticar.
Para se ter uma ideia, 79{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas acreditam que a capacidade de controlar os dados afeta a experiência do cliente, segundo o Global Data Management Benchmark Report.
Feita essa contextualização, vamos agora ver uma lista de ferramentas úteis para a implementação e a execução da gestão de dados no Varejo. Confira nos tópicos que seguem!
Um bom software de gestão é básico aos negócios e em geral todo varejo já se utiliza de alguma solução deste tipo. A questão a ser analisada é se este software tem características necessárias para que apoie adequadamente uma gestão de dados estratégica no negócio.
Um dos aspectos mais importantes neste sentido é uma abordagem integrada, que permita cobrir todas as áreas do seu negócio de maneira que uma base de dados ‘converse’ com outras de forma simples e ágil, inclusive possuindo facilidades para integração com outras soluções utilizadas na organização. Além disso deve ter facilidades para trocar/obter informações com sistemas externos, segurança em suas formas de acesso e boa disponibilidade de relatórios e ‘dashboards’ – inclusive possibilitando a criação de ‘visões’ do negócio nestes formatos.
Um exemplo de como uma boa solução deste tipo pode ajudar é pensar em como o sistema trabalha o gerenciamento de estoque. Ele em geral permite um melhor controle de todo o ciclo de vida dos produtos na cadeia de valor, desde a compra até o ponto de venda. Além de ajudar na comunicação interna e na elaboração de listas de seleção e coleta de pedidos, também permite a visualização de métricas e indicadores de desempenho. Questões como a execução e a administração de inventários deixam de ser meramente operacionais com este tipo de sistema. Isso porque os dados coletados passam a ser insumos para a tomada de decisões não apenas nesta área mas também em outras frentes do negócio.
O sistema de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) também é uma ferramenta indispensável na gestão de dados no Varejo. Essa categoria de plataforma reúne informações sobre os clientes, os processos de prospecção, as interações, os históricos de pedidos etc.
Com esses dados em mãos, gestores e times de Vendas e Marketing conseguem analisar o comportamento dos consumidores em relação à empresa e também nos processos de negociação. A partir disso, podem estruturar campanhas sob medidas para potencializar resultados.
Da mesma forma, o CRM pode ser um hub de dados para análises do futuro do negócio, visto que os registros históricos podem revelar pontos a serem melhorados ou mesmo ratificar as decisões tomadas até então.
Soluções de Business Intelligence (BI) contribuem para a gestão de dados à medida que coletam informações de outros sistemas, fazem análises automatizadas e apresentam respostas de maneira gráfica e prática.
Normalmente utilizado pela alta hierarquia do negócio, o Business Intelligence potencializa a capacidade analítica dos executivos. E eles, por sua vez, conseguem tomar decisões mais acertadas e em tempo hábil em diversas frentes.
A confiabilidade dos dados processados por um bom BI costuma potencializar a competitividade dos empreendimentos varejistas. Isso porque, entre outras vantagens, esse tipo de solução torna o planejamento estratégico mais eficiente, contribui para ações de fidelização de clientes, gera mais confiabilidade para decisões rápidas e eficientes, etc.
Os recursos sob o guarda-chuva do Analytics se tornam parte importante da estrutura de toda organização que busca ampliar a efetividade de sua gestão de dados.
Para varejistas com escala, uma equipe centralizada de ciência de dados/descoberta de dados/ciência de decisão pode ser bastante útil para implementar os métodos, técnicas e ferramentas de extração de relatórios e análises nos negócios.
A partir desta abordagem especializada é possível ter bases de decisão mais bem fundamentadas para aspectos chave do negócio, como precificação e impacto de políticas de preço, otimização de ações de marketing e promoções, ou mesmo a já mencionada gestão de estoque, que é uma área que possui um número bastante considerável de variáveis que podem influenciar a qualidade deste processo.
A Inteligência Artificial (IA) é definida como máquinas inteligentes que ampliam as capacidades humanas através da detecção, compreensão, atuação e aprendizado, permitindo que as pessoas obtenham muito mais.
Agora, os consumidores usam rotineiramente a tecnologia orientada por IA, de telefones a carros e tudo mais — e compartilham dados com facilidade para obter uma experiência personalizada.
O varejo verá uma mudança contínua nas abordagens para o desenvolvimento de produtos e serviços, à medida que a inteligência emocional se tornar um diferencial crítico da IA.
A Inteligência Artificial é importante para criar bases de dados que vão ajudar a entender as necessidades e desejos de diferentes consumidores, personalizar serviços e impulsionar a demanda. Algumas aplicações importantes para o setor que utilizam IA são chatbots (atendimento), reconhecimento facial (segurança), realidades aumentada, estendida e virtual (marketing), entre outras.
Uma boa gestão de dados requer um investimento em ferramentas tecnológicas modernas e que facilitem a coleta, o processamento e analise de volumes cada vez maiores de informações. Porém não pode ser esquecido que ela também precisa de melhorias na capacidade analítica dos gestores e seus liderados, daí a importância de um trabalho de desenvolvimento humano na organização para que a gestão de dados possa se tornar efetiva – seja através de treinamentos específicos, seja através de projetos que exponham o time a conhecimento especializado externo nesta prática.
Por fim, é também importante pontuar que a gestão de dados para ser eficiente e potencializar resultados deve ser implementada e executada em um ambiente corporativo simpático às suas particularidades. Em outras palavras, mais do que dispor de ferramental e equipe com conhecimento, é preciso que as lideranças estejam abertas a novas metodologias e novas visões de negócios.
Como está a gestão de dados em seu varejo? Aqui na in360, temos ajudado muitos líderes a virarem essa chave, com nosso método e experiência no assunto.
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. E você já sabe: se precisar de ajuda, fale conosco agora mesmo!