O mercado atual é cenário de uma batalha cada vez mais acirrada no varejo, que além das transformações importantes pelas quais passou nos últimos anos devido ao avanço do comércio online, uso de novas tecnologias e mesmo consolidação de importantes players, ainda teve que se adaptar às mudanças no comportamento dos consumidores, que foram ainda mais acentuadas devido à pandemia da Covid-19.
Hoje, manter um diferencial competitivo é questão de sobrevivência depois do forte abalo que a pandemia causou na economia mundial. Para se manter vivo e melhorar os resultados é indispensável praticar uma gestão muito assertiva, e uma ferramenta importante para compreender as novas tendências de varejo e o comportamento de consumo é a gestão de dados.
Entende-se como gestão de dados a prática relacionada os negócios que busca permitir às empresas usar métodos e recursos para utilizar seus dados – coletados ou adquiridos – de forma a administrar informações que otimizem a tomada de decisão e os resultados de uma organização. Com isso podemos entender que a gestão de dados tem a ver com sua identificação, armazenamento, acesso, compilação, proteção e uso para fortalecer a estratégia de uma empresa.
Garantir diferencial em comparação aos concorrentes e maximizar as vendas é preciso, mas para isso é necessário definir rapidamente estratégias que gerem resultados e que também garantam a continuidade dos negócios. Porém é bem provável que você já tenha feito perguntas do tipo: “como conseguir tempo para definir melhores estratégias se o dia a dia do varejo é muito corrido?” ou “ o que preciso para não passar os dias apagando incêndios e deixar de colocar o urgente na frente do prioritário?”
Uma maneira eficaz para solucionar essas e outras questões é contar com uma boa gestão de dados no varejo, que atualmente já é considerada um fator estratégico importante.
Continue a leitura e entenda como isso pode te ajudar.
Há décadas sabemos que ter informações de qualidade é essencial para que a gestão de uma empresa seja eficiente, independente do setor em que atue. Porém nos últimos anos temos tido à disposição diariamente um enorme volume de dados coletados interna e externamente, além das informações geradas por organizações voltadas especificamente para levantamento e análise, como institutos de pesquisa e consultorias.
Essas informações contém dados valiosos sobre mercado, produtos, clientes, fornecedores, parceiros, que são estruturadas de forma a se obter insights valiosos, como comportamento de consumo, tendências do varejo, etc. A quantidade de dados disponível é enorme, no entanto, o que realmente importa para tomar decisões é apenas uma parte específica dessa montanha de informações, e chegar nela é um desafio que a gestão de dados ajuda a solucionar.
Com a gestão de dados é possível armazenar, organizar e filtrar essas informações com precisão e sem tomar muito tempo da liderança na hora de identificar as oportunidades, ameaças, problemas internos, processos ineficientes e quaisquer outros pontos que sejam decisivos para promover a produtividade, ter alta assertividade nas estratégias e, por consequência, obter melhores resultados.
Assim, a gestão de dados permite que o varejo compreenda as necessidades do cliente, seu comportamento de consumo, entenda melhor o mercado atual, as tendências de varejo e consiga identificar as causas que ocasionam falta de acuracidade, má integração de equipes e tecnologias, produtos, processos e estratégias ineficazes, violação de dados, entre outros pontos que possam afetar os resultados.
Independente do segmento, qualquer estratégia que se mostre eficaz e colabore na melhoria de resultados se torna uma tendência naquele meio. Operar com uma boa gestão de dados é uma forma de integrar informações com suas causas e efeitos, assim, é possível ter disciplina e periodicidade para garantir eficiência no sortimento, estoque e precificação.
Desta forma, é possível evitar que um portfólio ineficiente trave o capital de giro, uma vez que, por exemplo, produtos de baixa performance que representam um pequeno percentual do resultado podem causar grandes impactos devido ao seu custo de estoque.
Outro fator importante da gestão de dados na hora de melhorar os resultados, é a possibilidade de visualizar de maneira estratégica as informações necessárias para definir um funil de sortimento eficaz, pois a liderança tem em mãos todos os dados necessários para reconhecer o faturamento, volume, margem de lucro, mercado e assim definir as estratégias que se encaixam melhor em seu funil e que também estejam de acordo com o comportamento de consumo de seu público.
Por fim, com todas essas informações estratégicas já filtradas e evidenciadas graças à gestão de dados, os líderes têm os insumos necessários para desenvolver um ou mais planos de ações que identifiquem e evidenciem o que é preciso inativar, descontinuar, reprecificar, rentabilizar, qual o capital de giro e quais as direções que ele deve priorizar, além de demonstrar rupturas e necessidades de reposição.
Até aqui, já deve ter ficado bem evidente como a gestão de dados no varejo é importante não somente para melhorar os resultados, mas também para garantir a continuidade dos negócios com maior segurança, sempre de acordo com o comportamento de consumo de cada período e por dentro das tendências de varejo.
Entretanto, é preciso reconhecer que não é algo simples de implementar, e encontrar os profissionais e parceiros certos para começar a gerir seus dados com excelência é crucial para atingir melhores resultados e garantir uma vantagem competitivas. Não é uma boa estratégia tentar fazer algo funcionar quando não se tem o expertise ou o capital humano apropriado para fazer isto funcionar.
A recomendação neste caso é: invista nos recursos necessários, priorize a contratação do perfil adequado para o desafio e na capacitação do time, incluindo a equipe de gestores, no que for preciso. E somente a partir desta base de capital humano adequada, passe a escolher ferramentas que vão possibilitar este novo passo no seu varejo.
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A In360 é uma agência de inteligência competitiva de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a gerar valor ao seu negócio. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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