Nos dias de hoje, com um mercado cada dia mais competitivo, a disputa pelo varejo online e off-line se tornou uma prática muito acirrada, muitas vezes com um impacto na produtividade bastante alto e com desafios de gestão que estão diretamente relacionados à lucratividade e rentabilidade de uma empresa.
É preciso planejar muito bem, considerar sazonalidades, coordenar muitas atividades em paralelo e controlar as variáveis, além de criar e manter uma série de estratégias que contribuem para uma administração mais eficaz dentro do setor.
Por conta disto, todo esse cenário competitivo e estratégico gera a necessidade de uma gestão efetiva da produtividade no varejo, que seja capaz de alavancar os negócios de maneira positiva e ainda conseguir melhorar a atuação dos profissionais, principalmente os de linha de frente no PDV. Como fazer isto?
Pensando nisso, apresentaremos aqui uma abordagem para a gestão de produtividade, como ela se aplica no setor do varejo e quais são os fatores mais importantes para que esta gestão seja realizada de forma assertiva!
Podemos começar a falar sobre gestão de produtividade no varejo através da análise de algumas questões, como por exemplo: Como está posicionada minha empresa hoje? Quais processos podem ser considerados eficientes se comparados ao mercado? E em quais deles já é necessário realizar alguma melhoria?
No caminho de busca por uma melhor gestão em produtividade no varejo, é preciso se atentar às do setor é a produtividade e quantificar a disponibilidade de investimentos nas operações. Levando em consideração que a empresa obterá como retorno a redução de custos e o aumento na eficiência de seus processos em produção.
Com pressões cada vez mais fortes nas margens do negócio, não resta dúvidas de que há uma necessidade emergencial de se ter uma gestão com foco na produtividade como prática e cultura de uma organização.
E fato é, ou a sua empresa no setor do varejo inova e produz de forma eficiente ou estará sujeita ao fracasso no curto e médio prazo!
Implementar uma gestão qualificada pode ser um gancho decisivo e que irá garantir o sucesso de sua empresa, pois no mercado de varejo essa realidade é bastante expressiva por ser extremamente vital investir em um bom atendimento e em estratégias de negociação.
Dois fatores fundamentais para alcançar os melhores resultados são: ter um time vencedor, com profissionais capacitados e engajados, mas também, é preciso reter os melhores talentos do setor. Com esses elementos, você contará com embaixadores de divulgação da sua marca e pode priorizar sem medo todas as estratégias planejadas.
Listamos abaixo alguns destes fatores mais importantes e que devem ser encarados como prioridade no momento de qualificar a gestão do seu negócio:
Padronizar os processos ajuda a manter uma regularidade das atividades, pois quando não há método ou rotina de trabalho definida, as tarefas de um time vão ser prejudicadas como um todo porque podem surgir dúvidas, falhas de execução de alguma operação, improvisos, entre outros problemas, levando a uma maior perda de tempo e qualidade.
Neste sentido, mapear todos os processos se faz extremamente necessário, a fim de identificar onde estão as eventuais falhas e gargalos.
Esse fator é obviamente primordial para identificar os resultados de sua equipe, e analisa-lo considerando os vários componentes e etapas dos processos vai ajudar na gestão da produtividade e a detectar erros e acertos. A idéia é estabelecer métricas que avaliem o faturamento obtido por cada produto que faz parte de seu negócio, ou pelas áreas da empresa, ou mesmo por times – com dados concretos e estruturados é possível analisar o que está sendo mais produtivo fazer e considerar quais mudanças relacionadas ao faturamento podem ser necessárias.
Identificar métricas diretamente relacionadas a produtividade da equipe e monitora-las continuamente é fundamental. Com este tipo de indicador é possível avaliar os vários fatores que se refletem na produtividade, como por exemplo o quanto a equipe está sobrecarregada ou ociosa.
O ideal é fazer um acompanhamento contínuo e uma avaliação periódica, em períodos de no máximo 3 meses. E claro, associado a isto está a questão de se fazer decisões rápidas, implementar mudanças sempre que necessário e otimizar o processo de comunicação, tanto do que será medido como das metas esperadas.
Esse é um dos fatores mais importantes no processo de gestão de produtividade, pois vai avaliar o volume de admissões e demissões por um determinado período, mostrando assim o poder da empresa – e de seu RH – na retenção de talentos.
É um aspecto importante justamente pelo fato de que, quando há um alto índice de colaboradores entrando e saindo de uma empresa, um provável impacto nos tempos e eficiência dos processos é grande, devido a um maior tempo gasto com preparação, treinamentos e mesmo com a rampa de aprendizagem individual, o que vai interferir na produtividade geral.
Este é um fator que vai depender bastante de cada tipo de negócio, já que a regra é o varejo com foco em aumentar o volume de vendas e clientes, mas existem casos em que isto pode não ser o desejável – como por exemplo no mercado de luxo.
De qualquer forma, medir este ponto é importante para a produtividade porquê, além de indicar o quanto sua estrutura de recursos consegue suportar em determinado período, mostra o nível de eficiência que a gestão consegue obter do time, auxiliando no planejamento e no nível de atendimento dos clientes. Lembrando, claro, que um grande número de clientes não significa necessariamente qualidade de atendimento.
O resultado de vendas aqui, diferente do faturamento por produto, é o número de produtos vendidos, em geral considerando-se uma subdivisão do que o varejista comercializa, como por exemplo categorias. Este item ajuda na análise mais detalhada da produtividade na venda, e tende a mostrar problemas que podem muitas vezes ser estratégicos.
Resumindo, o principal desafio sobre a gestão de produtividade é poder alcançar a máxima performance em função do seu negócio.
Portanto, uma equipe totalmente comprometida pode ser um diferencial, não esquecendo, claro, a qualidade de atendimento e a experiência positiva prestada ao cliente.
E a sua empresa, está preparada para se tornar referência e com condições de desenvolvimento e expansão?
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