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Publicado por admin em 16 de dezembro de 2021
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IA na prática: Exemplos de inteligência artificial aplicada para o varejo

A inteligência artificial é uma ótima ferramenta para aplicar ao varejo e melhorar os resultados do seu negócio.

Engana-se quem pensa que a inteligência artificial no mundo dos negócios é algo do futuro. Essa tecnologia está mais presente do que se imagina. Principalmente após a chegada da pandemia, o mercado se viu obrigado a se adaptar e a implementar esse modelo no varejo.

Um estudo feito em 2020 pela Pesquisa Global de Varejo apontou que 73{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos varejistas acreditam que a IA e o Machine Learning podem agregar valor aos negócios por meio da previsão de demandas. A Juniper Research revelou que o investimento nesse tipo de tecnologia deve ultrapassar  US$7 bi em 2022. Ou seja, a inteligência artificial é muito mais que tendência no mercado.

A IA no varejo se destacou principalmente quando o e-commerce ganhou força no mercado. As lojas começaram a sentir as novas preferências do consumidor, que está cada vez mais conectado e exigente. Com isso, um novo modelo de vendas passou a ser necessário para atrair e fidelizar os clientes.

Utilizar a inteligência artificial nas vendas é criar novas experiências para os clientes e personalizar o atendimento. Com os dados obtidos por esse tipo de tecnologia, é possível prever quais as preferências do seu cliente e oferecer produtos que o interessam, resultando em muito mais vendas para o seu negócio.

Como usar a IA na sua loja?

Você deve estar se perguntando como pode usar a inteligência artificial na sua loja, não é mesmo? Veja abaixo algumas opções para aplicar no seu negócio.

Otimização de estoque

A inteligência artificial também pode ser utilizada para a automação do estoque. Muitos sistemas de abastecimento são capazes de utilizar IA para calcular o momento exato de disparar um novo pedido, por exemplo. Além disso, é possível otimizar processos e contar com um reabastecimento  totalmente autônomo utilizando a tecnologia.

Mapeamento do comportamento

O uso da inteligência artificial é muito eficiente na coleta de dados para viabilizar o mapeamento do comportamento do consumidor. Com as informações é possível identificar o perfil dos atuais e dos potenciais clientes e oferecer exatamente o que ele precisa, agilizando e barateando o processo de vendas.

Atendimento por chatbots

Os chatbots já são bastante conhecidos no mercado. A tecnologia é muito utilizada para fazer atendimento online de clientes. Muitas marcas integram os robôs nas redes sociais e sites das marcas para criar uma experiência exclusiva para o consumidor e estreitar o relacionamento. Esse tipo de tecnologia oferece um enorme potencial para gerar mais vendas.

Veja como algumas marcas aplicaram a inteligência artificial no varejo

Quer ver como grandes empresas do varejo já estão aplicando a IA em seus processos de vendas? Acompanhe abaixo.

Sephora e o Lip IQ

A Sephora lançou uma solução em sua loja física com o objetivo de permitir que os consumidores testarem os tons das maquiagens sem precisar usá-las de fato. Para isso, ela criou o Color IQ.

A tecnologia utiliza machine learning para escanear a superfície da pele e indica o tipo de base e corretivo adequados à tonalidade do cliente. A ideia foi tão bem aceita pelo público que a marca lançou logo em seguida uma versão também para batons.

Amazon Go

A Amazon criou o Amazon Go. A tecnologia permite que o processo de compra para o cliente se torne muito mais simples, sem precisar enfrentar filas no caixa.

Funciona assim: o consumidor retira seu produto da prateleira e seu app identifica a aquisição do produto imediatamente. A conta é cobrada no cartão de crédito assim que o cliente passa pela saída da loja.

Vantagens de usar a IA em sua loja

Ao fazer o cruzamento de dados estratégicos sobre o comportamento de consumo do seu cliente é possível obter muitas vantagens com a inteligência artificial. Confira algumas:

  • Permite a coleta de informações sobre clientes e fornecedores;
  • Promove a automação de tarefas;
  • Garante melhores experiências para o consumidor com a sua loja;
  • Permite repor estoques e expor produtos de forma automatizada;
  • Aproxima e fortalece o relacionamento com o cliente;
  • Identifica e retoma o contato com clientes que estão prestes a ficar inativos;
  • Identifica padrões e tendências comerciais;
  • Traz agilidade e eficiência para o negócio;
  • Aumenta a produtividade;
  • Otimiza o processo de compras;
  • Agiliza o atendimento ao cliente;
  • Contribui para o aumento das vendas.

Agora que você já aprendeu sobre como a inteligência artificial pode ser vantajosa para sua loja, como acha que esta prática vai evoluir no varejo? Participe com comentários abaixo!

A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio.

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