A Inteligência de Mercado e a Inteligência Competitiva são instrumentos que podem ajudar, e muito, na condução de seus negócios no varejo, e que trazem ferramental para que as empresas possam ganhar posições melhores no segmento em que atuam. Ambas são um processo contínuo que coleta e analisa informações do mercado e da concorrência, e que são utilizadas para gerar insights, decifrar tendências e apoiar decisões.
Porém os métodos de inteligência estão em constante evolução, e considerando a especialização que acontece em todas as áreas, é necessário alinhar os processos de inteligência – seja o interno operacional, seja a inteligência de mercado e competitiva – para que todo este esforço seja trabalhado voltado para ser competitivo e inovar antes da concorrência.
Mas antes de falar disso, vamos explorar e entender melhor os temas.
Como a Inteligência de Mercado atua para o varejo
O foco da Inteligência de Mercado está em entender os atores que agem no seu mercado, como os clientes, a força de trabalho em sua área, o comportamento do consumidor e do shopper, e também da concorrência, reunindo informações estratégicas para a empresa definir suas ações de marketing e de vendas.
O propósito dos profissionais que atuam nesta prática é coletar, analisa dados sobre sobre a empresa, comportamento do shopper e ambiente competitivo para agilizar o desenvolvimento dos negócios atuais e projetos de expansão futura. Além disso, é necessário mapear segmentar seu público, detectar e antecipar tendências e padrões de comportamento a fim de tornar a empresa mais ágil e competitiva. Ou, melhor, ainda mais inteligente.
Quais as vantagens da inteligência de mercado?
Rastreia comportamentos de compra dos clientes para realizar, com mais eficácia, o planejamento estratégico, de marketing e comercial da empresa. Além disso, as informações coletadas são importantes para priorizar e ajustar as ações táticas, implementando melhorias para aumentar as vendas.
A Inteligência de Mercado fornece uma visão clara sobre o seu segmento e negócio e os desafios que sua empresa enfrenta. Entre outras funções, os dados analisados apontam quais frentes de atuação e produtos devem ser priorizados, e quais ações precisam ser intensificadas.
Cria uma base de decisão muito mais completa e assertiva, que se reflete em todas as áreas. Permite por exemplo que você saiba o momento ideal para abrir novas unidades e identifica os segmentos mais lucrativos.
Trabalhando com uma base (por exemplo, a carteira de clientes) constantemente atualizada os gestores têm informações importantes sobre quando foi a última vez que comprou, o que comprou e tíquete médio. A análise estruturada dos dados a empresa pode implementar ações para recuperar clientes inativos e aumentar as vendas. Mas a excelência consiste em, com base nos dados, por meio de modelos preditivos, identificar comportamentos que podem significar que o cliente está “abandonando” a empresa antes que ele o faça e reverter a situação.
Como é a Inteligência Competitiva no varejo
Já a Inteligência Competitiva, é o estudo estratégico usado pelas organizações para entender antecipar tendências, acompanhar os movimentos estratégicos da concorrência. Esta abordagem de inteligência significa procurar ver por completo, mais rápido, e à frente dos concorrentes. Neste sentido, é uma extensão da inteligência de mercado.
A Inteligência Competitiva permite às empresas identificar as estratégias dos concorrentes, mapear seus pontos fortes e fracos, o público e mercado alvo em que atuam, ou mesmo suas estratégias nos negócios, entre outros itens.
Quais as vantagens da inteligência competitiva?
Monitora os dados do mercado, permitindo que sua empresa acompanhe seus competidores, minimizando riscos e evitando surpresas. Todas as mudanças no segmento podem ser detectadas, bem como nos indicadores da economia e nas ações dos seus concorrentes.
As empresas são alimentadas de informações importantes sobre comportamentos e tendências de consumo. Dessa forma, você pode identificar oportunidades para sua companhia crescer, inovar e se diferenciar.
Sua empresa terá à disposição análise de dados para o centro das operações e suas decisões estratégicas. Dessa forma, será possível entender o motivo de uma determinada ação não ter o desempenho esperado, como também reavaliar ou readequar suas estratégias com mais agilidade.
Reforçando a Inteligência de Varejo
Inteligência de Mercado e Inteligência Competitiva são dois conceitos que, na prática, contribuem para que as empresas ganhem posições melhores no segmento em que atuam. Ambas estas inteligências trabalham alinhadas e exigem a realização de pesquisas, levantamentos e análises para serem bem-sucedidas. Mas quando bem feitas, realmente agregam valor ao negócio.
É por isso que as empresas de varejo bem-sucedidas utilizam uma combinação de práticas de inteligência. Elas em geral sabem que os dados são base para ter informação e construção de conhecimento para tomar melhores decisões para que a empresa seja ao mesmo tempo competitiva e rentável e, consequentemente, assegurar o crescimento dos negócios.
Qual o momento de inteligência da sua empresa? Por onde começar? Na i360, nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
Entre em contato e veja como alavancar seus resultados!