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9 de novembro de 2021
Tendência no varejo e inovação
23 de novembro de 2021
Publicado por admin em 16 de novembro de 2021
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Inteligência de Mercado e Competitiva no varejo: Entenda!

A Inteligência de Mercado e a Competitiva atuam juntas, mas são diferentes. A primeira é voltada para a experiência do cliente e a segunda para concorrência.

A Inteligência de Mercado e a Inteligência Competitiva são instrumentos que podem ajudar, e muito, na condução de seus negócios no varejo, e que trazem ferramental para que as empresas possam ganhar posições melhores no segmento em que atuam. Ambas são um processo contínuo que coleta e analisa informações do mercado e da concorrência, e que são utilizadas para gerar insights, decifrar tendências e apoiar decisões.

Porém os métodos de inteligência estão em constante evolução, e considerando a especialização que acontece em todas as áreas, é necessário alinhar os processos de inteligência – seja o interno operacional, seja a inteligência de mercado e competitiva – para que todo este esforço seja trabalhado voltado para ser competitivo e inovar antes da concorrência.

Mas antes de falar disso, vamos explorar e entender melhor os temas.

Como a Inteligência de Mercado atua para o varejo

O foco da Inteligência de Mercado está em entender os atores que agem no seu mercado, como os clientes, a força de trabalho em sua área, o comportamento do consumidor e do shopper, e também da concorrência, reunindo informações estratégicas para a empresa definir suas ações de marketing e de vendas.

O propósito dos profissionais que atuam nesta prática é coletar, analisa dados sobre sobre a empresa, comportamento do shopper e ambiente competitivo para agilizar o desenvolvimento dos negócios atuais e projetos de expansão futura. Além disso, é necessário mapear segmentar seu público, detectar e antecipar tendências e padrões de comportamento a fim de tornar a empresa mais ágil e competitiva. Ou, melhor, ainda mais inteligente.

Quais as vantagens da inteligência de mercado?

  • Favorece os planejamentos

Rastreia comportamentos de compra dos clientes para realizar, com mais eficácia, o planejamento estratégico, de marketing e comercial da empresa. Além disso, as informações coletadas são importantes para priorizar e ajustar as ações táticas, implementando melhorias para aumentar as vendas.

  • Contribui para a análise de problemas

A Inteligência de Mercado fornece uma visão clara sobre o seu segmento e negócio e os desafios que sua empresa enfrenta. Entre outras funções, os dados analisados apontam quais frentes de atuação e produtos devem ser priorizados, e quais ações precisam ser intensificadas.

  • Impulsiona decisões estratégicas para o negócio

Cria uma base de decisão muito mais completa e assertiva, que se reflete em todas as áreas. Permite por exemplo que você saiba o momento ideal para abrir novas unidades e identifica os segmentos mais lucrativos.

  • Permite recuperar clientes inativos

Trabalhando com uma base (por exemplo, a carteira de clientes) constantemente atualizada os gestores têm informações importantes sobre quando foi a última vez que comprou, o que  comprou e tíquete médio. A análise estruturada dos dados a empresa pode implementar ações para recuperar clientes inativos e aumentar as vendas.  Mas a excelência consiste em, com base nos dados, por meio de modelos preditivos, identificar comportamentos que podem significar que o cliente está “abandonando” a empresa antes que ele o faça e reverter a situação.

Como é a Inteligência Competitiva no varejo

Já a Inteligência Competitiva, é o estudo estratégico usado pelas organizações para entender antecipar tendências, acompanhar os movimentos estratégicos da concorrência. Esta abordagem de inteligência significa procurar ver por completo, mais rápido, e à frente dos concorrentes. Neste sentido, é uma extensão da inteligência de mercado.

A Inteligência Competitiva permite às empresas identificar as estratégias dos concorrentes, mapear seus pontos fortes e fracos, o público e mercado alvo em que atuam, ou mesmo suas estratégias nos negócios, entre outros itens.

Quais as vantagens da inteligência competitiva?

  • Possibilita aumento na sua competitividade

Monitora os dados do mercado, permitindo que sua empresa acompanhe seus competidores, minimizando riscos e evitando surpresas. Todas as mudanças no segmento podem ser detectadas, bem como nos indicadores da economia e nas ações dos seus concorrentes.

  • Fornece oportunidades de desenvolvimento no mercado

As empresas são alimentadas de informações importantes sobre comportamentos e tendências de consumo. Dessa forma, você pode identificar oportunidades para sua companhia crescer, inovar e se diferenciar.

  • Permite estratégias mais flexíveis e adaptativas

Sua empresa terá à disposição análise de dados para o centro das operações e suas decisões estratégicas. Dessa forma, será possível entender o motivo de uma determinada ação não ter o desempenho esperado, como também reavaliar ou readequar suas estratégias com mais agilidade.

Reforçando a Inteligência de Varejo

Inteligência de Mercado e Inteligência Competitiva são dois conceitos que, na prática, contribuem para que as empresas ganhem posições melhores no segmento em que atuam. Ambas estas inteligências trabalham alinhadas e exigem a realização de pesquisas, levantamentos e análises para serem bem-sucedidas. Mas quando bem feitas, realmente agregam valor ao negócio.

É por isso que as empresas de varejo bem-sucedidas utilizam uma combinação de práticas de inteligência. Elas em geral sabem que os dados são base para ter informação   e construção de conhecimento para tomar melhores decisões para que a empresa seja ao mesmo tempo competitiva e rentável e, consequentemente, assegurar o crescimento dos negócios.

Qual o momento de inteligência da sua empresa? Por onde começar? Na i360, nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.

Entre em contato e veja como alavancar seus resultados!

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