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Inteligência de Varejo: aplicação da Inteligência Competitiva no segmento

Entenda a importância da Inteligência Competitiva para o varejo e veja como é possível chegar ao modelo ideal para este mercado: a inteligência de varejo!

Para refletirmos sobre a inteligência de varejo, temos que recorrer ao conceito de Inteligência Competitiva. Ela é o resultado dos esforços empresariais para coletar e analisar dados sobre os players de seu segmento específico, dentro de seu ambiente de negócios e de concorrência.

Basicamente, dizemos que uma organização varejista tem uma boa Inteligência Competitiva quando consegue coletar e analisar informações para:

  • entender as práticas e estratégias utilizadas em seu mercado de atuação;
  • realizar ou reforçar seu posicionamento diferenciado dos concorrentes;
  • identificar lacunas competitivas e agir sobre elas;
  • desenvolver sua estratégia mercadológica de forma a se posicionar bem no mercado;

Neste artigo, além de entender o conceito de Inteligência Competitiva, você vai ver como ele pode ser aplicado aos empreendimentos varejistas e que vantagens se pode esperar disto.

Inteligência Competitiva: sua importância para o mercado varejista

Para começar, é importante não confundir Inteligência Competitiva com Inteligência de Mercado. Esses dois tipos de inteligência se complementam e ajudam as empresas a ganhar uma posição melhor no mercado, e exigem uma quantidade considerável de esforços para serem bem-sucedidas.

A Inteligência Competitiva é o estudo estratégico usado pelas organizações para entender as práticas de seu setor e acompanhar os movimentos de seus rivais – ou seja, o foco maior é na concorrência. Por outro lado, Inteligência de Mercado é realizada com o objetivo principal de entender clientes e suas demandas — o comportamento geral do segmento em que atua e do consumidor é seu interesse maior.

A Inteligência Competitiva ajuda as empresas a identificar as estratégias dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, a fatia de mercado que priorizam, como suas táticas estão impactando seus negócios, etc.

O ideal, é claro, é que essas duas práticas trabalhem lado a lado. Separá-las só faz sentido na hora de planejar ações, inclusive na hora de delegar funções para as equipes (vendas e marketing, principalmente).

Agora, por que a Inteligência Competitiva é tão importante no varejo?

Os empreendimentos varejistas, sempre pioneiros quando se trata de inovação e adesão à tecnologia, tem como característica a agilidade, e por isso necessitam de muita Inteligência Competitiva — ou seja, precisam mapear muito bem e constantemente a concorrência para criar uma primeira base para chegar à tão sonhada inteligência de varejo, uma variação do uso de informações e Inteligência adaptada a este mercado.

E essa necessidade advém da própria natureza complexa do segmento varejista: a concorrência é sempre acirrada, os consumidores são muito bem informados e estão sempre em busca de novidades, e as movimentações da macroeconomia — que influenciam diretamente no consumo das famílias — são desafios constantes.

Inteligência de Varejo: o que esperar de uma estratégia de Inteligência Competitiva neste segmento

A aplicação da Inteligência Competitiva no varejo pode ser realizada em vários âmbitos. Geralmente, os departamentos de marketing e vendas varejistas a aplicam para alguns fins comuns. Aqui estão os principais:

  • entender melhor o comportamento dos concorrentes para se antecipar a eles;
  • aprender com erros e acertos já testados no mercado
  • conhecer pontos forte e pontos fracos dos outros players
  • posicionar a marca de forma efetiva;
  • entender a participação de mercado dos concorrentes e atuar sobre ela;
  • treinar a força de vendas;
  • trabalhar com parceiros de canal e se comunicar melhor com eles;
  • avaliar melhor o desempenho de vendas e marketing;
  • desenvolver novos modelos de negócio;
  • abrir caminho para novos nichos de mercado etc.

Também chamamos de inteligência de varejo a Inteligência Competitiva aplicada para ajudar os varejistas a lidar com questões robustas relacionadas à estratégia de preços e à adoção de novos canais de vendas para combater concorrentes específicos e alguma ação sendo conduzida por eles.

Inteligência Competitiva: 3 passos para começar a aplicá-la no varejo

Veja agora alguns passos básicos para iniciar a aplicação da Inteligência Competitiva e chegar à inteligência de varejo.

1. Adote a tecnologia digital para uma gestão mais orientada a dados

No mundo atual, é impossível pensar em competitividade sem a dimensão tecnológica. E a boa notícia é que nunca foi tão fácil, rápido e barato investir em soluções de integração de processos, análise de indicadores etc.

Com a computação em nuvem, que potencializa os recursos tecnológicos de maneira virtualizada, é possível adquirir soluções complexas sem precisar mexer na infraestrutura interna de TI.

Sistemas de CRM, Business Intelligence, Analytics, entre outros, agora podem ser implementados com rapidez e baixo custo. E eles ajudam a tornar o negócio mais orientado por dados — das decisões práticas do dia a dia aos planejamentos mais complexos, tudo é alicerçado em informações atualizadas e devidamente analisadas.

Obviamente, é preciso entender as reais necessidades do negócio para escolher as plataformas corretas.

2. Eleve a informação à importância que ela de fato tem

Ter os melhores equipamentos e as melhores ferramentas, contudo, não é suficiente se a gestão do negócio ainda é tradicionalista. Para chegar à inteligência de varejo, é fundamental entender que dados/informações são ativos de negócio.

→ Neste vídeo, veja uma reflexão sobre a importância de trabalhar as informações de maneira estratégica em empreendimentos varejistas:

3. coloque especialistas para trabalhar isto e estruturar uma estratégia

Não importa se o seu negócio já tem tecnologia suficiente e se a informação já é trabalhada como ativo, conhecimento especializado de Inteligência Competitiva é sempre bem-vindo.

E isso é especialmente recomendado para organizações que estão passando neste momento pela transformação digital — e também para aquelas que querem iniciar um projeto de expansão ou de reposicionamento de mercado.

Hoje existem empresas focadas em inteligência de varejo, provendo suporte neste tipo de  especialidade. Elas são as mais indicadas, pois atuam sobre este segmento, têm experiências que as tornam profundas conhecedoras de suas particularidades. Isso vai ajudar a implementar a Inteligência Competitiva com o uso estratégico da informação, preparando as equipes para serem protagonistas na transformação.

Aqui na in360, temos justamente esse foco. Nosso time de consultores é especializado no uso da informação para gerar conhecimento estruturado e contínuo para gerar valor às organizações varejistas.

Inteligência de Varejo: serviços para potencializar resultados

Por fim, acrescentamos que tanto a inteligencia competitiva quanto a Inteligência de Mercado precisam ser trabalhada com método no varejo. Ao buscar, conectar e analisar informações mercadológicos, os varejistas conseguem gerar resultados mais efetivos.

Como o varejo brasileiro tem estado em franca expansão nos últimos anos, influenciado pelas práticas inovadoras realizadas globalmente, é muito importante usar ajuda especializada. Uma boa consultoria focada no varejo combina serviços de Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado, visando diferenciar seus clientes e potencializar seus resultados.

Os serviços devem ser calcados em metodologias modernas para levantar, reunir, analisar e monitorar constante informações relevantes de ordem quantitativa ou qualitativa sobre o mercado varejista.

Que tal, te ajudamos a entender o que é Inteligência competitiva e inteligência de varejo? Você está preparado para inserir a inteligência competitiva em seu negócio? Nós podemos ajudar com apoio e experiência  para tornar suas operações mais eficientes, potencializando a inteligência para obter melhores resultados. Confira os nossos serviços e faça contato conosco; será um prazer atendê-lo!

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