Toda equipe tem um gestor, um responsável pelos colaboradores. Não é diferente para as equipes de varejo. A questão é como esse papel será desempenhado: por um chefe ou por um líder.
A escolha de um caminho ou outro pode afetar de várias maneiras o desempenho da equipe e, portanto, o desempenho do próprio negócio. Considerando o momento delicado vivido pelo varejo, a questão ganha ainda mais importância.
Você sabe a diferença? O chefe centraliza decisões, impõe suas idéias, e seu foco é apenas nos resultados. Enquanto isso, o líder toma decisões junto com os colaboradores, divide responsabilidades e está preocupado com o processo, isto é, em como ajudar a equipe a atingir os resultados da melhor maneira.
Em consequência dessas diferenças, o líder tem mais sucesso em formar um verdadeiro time, mantendo os colaboradores coesos e engajados em suas metas, e motivando os profissionais da equipe.
O comércio varejista é um setor em que as equipes são particularmente importantes. O negócio é centrado em torno das vendas, e as metas de vendas são coletivas – elas não podem ser atingidas individualmente mas, ao mesmo tempo, não podem ser atingidas se cada indivíduo não fizer sua parte. Portanto, você precisa de uma equipe comprometida e colaborativa. É papel da liderança fomentar essas características.
Vale a pena ressaltar que a chefia tende a provocar os efeitos contrários. Por um lado, pode causar um desengajamento dos colaboradores; sentindo que não são reconhecidos por seu trabalho, eles não vão ter comprometimento com as metas. Por outro, pode incentivar a competitividade excessiva, prejudicando os resultados coletivos.
Agora que você sabe porque é melhor liderar do que chefiar, confira três dicas práticas para a liderança das equipes de varejo.
Como vimos, uma das características do líder é que ele se importa com o processo para que sua equipe atinja os resultados esperados. Parte desse processo envolve identificar pontos fracos e ajudar a equipe a superá-los. Por isso, é importante que o líder continuamente avalie os colaboradores e invista em treinamentos para o desenvolvimento e a atualização de competências relevantes.
Já que estamos falando em equipes de varejo, o tipo de treinamento mais relevante é o treinamento de negociação e vendas. Existem várias opções no mercado, e o gestor precisa pesquisar bem antes de escolher em qual investirá.
Uma equipe e um time não são, necessariamente, a mesma coisa. Uma equipe é simplesmente um conjunto de profissionais que faz parte do mesmo setor dentro da empresa, mas um time são profissionais que de fato compartilham as mesmas metas e colaboram entre si para atingi-las.
Como o líder pode transformar uma equipe em um time? Um bom ponto de partida é a comunicação transparente. Você precisa falar abertamente com os colaboradores sobre a importância de trabalhar juntos pois, para muitos, o paradigma estabelecido em experiências anteriores – com chefes – é o “cada um por si”.
Além da comunicação, também vale a pena apostar em atividades voltadas a aproximar os colaboradores. Por exemplo, dinâmicas de grupo podem ajudar a aumentar a confiança entre os profissionais da sua equipe.
Para liderar uma equipe de varejo, você deve fugir de uma armadilha bem comum: o microgerenciamento, isto é, o controle excessivo sobre os colaboradores. Um bom profissional pode fazer muito mais quando sua autonomia é respeitada pelo gestor, que lhe dá liberdade para decidir e agir.
Aprender a dar espaço aos colaboradores é difícil, porém, não significa que o gestor deve se afastar totalmente ou ser uma figura decorativa. Pelo contrário: justamente devido à importância do gestor na equipe, ele não pode desperdiçar seu tempo controlando cada passo dos seus colaboradores, e precisa dedicar-se às atividades estratégicas em que seus conhecimentos e habilidades são mais úteis.
Depois de entender porque e como liderar sua equipe de varejo, é preciso entender também como empoderar aqueles profissionais que estão na linha de frente do atendimento ao cliente e das vendas. Confira a matéria do site Supervarejo sobre esse tema!