Você sabe qual é o papel da liderança em um cenário repleto de incertezas? Será que a inteligência de mercado pode ajudar? Vejamos: ter uma boa estratégia é importante porque você utiliza diversos processos para otimizar os recursos da sua empresa. Então, faz-se necessário muito planejamento para executar, controlar e monitorar todas as etapas estratégicas da sua organização.
Já a liderança é o momento em que falamos das atitudes dos líderes e do seu papel junto ao clima organizacional. Afinal, ele é responsável por alinhar os interesses e objetivos da empresa e atuar na gestão de conflitos e motivação da equipe. Sabemos que uma equipe satisfeita produz muito mais e, consequentemente, conquista mais clientes promotores com mais facilidade.
Vamos refletir mais sobre o papel da liderança na inteligência de mercado, em um cenário turbulento?
Vivenciamos um período jamais descrito na história: a pandemia da Covid-19. Este cenário fez com que as empresas precisassem reformular as suas estratégias para continuar ativas no mercado, prosperando e não perdendo espaço para a concorrência.
A verdade é que ainda ninguém sabe como isso vai acabar. No entanto, existem algumas pistas e certezas: nada mais será como antes! Afinal, o comportamento do consumidor mudou e, da mesma maneira, dos colaboradores também. Então, como liderar em tempos de crise?
Diversos modelos de estratégia e liderança foram desenvolvidos, justamente para tentar enquadrar o planejamento estratégico a esses novos comportamentos. Além disso, é preciso ter muito fôlego para equilibrar os recursos disponibilizados e as demandas do novo normal.
Porém, uma coisa não mudou: uma boa liderança continua essencial para desenvolver uma excelente inteligência de mercado. Afinal, para se obter resultados, a empresa precisa contar com muito planejamento e com pessoas que estejam realmente interessadas e envolvidas em fazer as coisas acontecerem.
Nesse aspecto, os modelos atuais (e pós-pandêmicos) de gestão precisam de inovação e de uma visão muito mais humanizada. Afinal de contas, não podemos ignorar que nas organizações é preciso lidar com Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, altas taxas de turnover, excesso de trabalho, estresse e depressão.
Então, o novo líder precisa se adaptar e apostar em novas metodologias da inteligência de mercado para encontrar ações que trazem mais felicidade e harmonia ao time. Assim, o lucro se torna uma consequência, resultado de um trabalho de liderança bem feito.
Diante disso, precisamos ressaltar que o planejamento e modelo de gestão precisam ser repensados, ainda mais no ambiente VUCA que vivemos. Aliás, toda a comunicação da sua empresa deve ser alinhada, com uso de inteligência de mercado, para atender às novas demandas mercadológicas.
Além disso, vale listar alguns lembretes que podem ajudar muito também:
Gostou de aprender mais sobre a inteligência de mercado e o papel da liderança? Aproveite e leia também: como a pandemia vem transformando as lideranças?
A missão da in360 é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato conosco!