Comprar é algo que fazemos com frequência, no entanto, quando se trata de comprar para uma empresa, estamos falando de algo bem mais complexo. Para isso é fundamental ter um setor de gestão comercial bem estruturado e planejamento. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o artigo a seguir.
O planejamento da gestão comercial é fundamental para garantir a saúde econômica e financeira de um negócio, pois envolve a movimentação de recursos. É muito importante que o gestor saiba todas as necessidades da empresa e saiba suprir as demandas de venda, evitando a quebra ou o excesso de estoque.
Somente com um bom planejamento é possível prever as entradas e saídas de mercadorias, organizar as sazonalidades e evitar que períodos menos aquecidos do mercado afetem o negócio de forma irreparável.
O planejamento também impacta diretamente na área de vendas. Pois, planejar muito bem o que será comprado, permite evitar situações em que os consumidores procuram por um produto que o varejista não tenha no estoque.
Produtos parados também podem sobrecarregar o estoque e paralisar o fluxo de caixa. Por isso, é tão importante fazer um bom plano para o setor de gestão de compras.
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O planejamento na gestão comercial permite otimizar os processos, eliminar gargalos que atrapalham a agilidade e garantir maior eficiência no setor. Veja a seguir o passo a passo para implementar na sua empresa.
É preciso ter inteligência de varejo, afinal, os pedidos de mercadorias não devem ser feitos apenas baseados em suposições. Por isso, você precisa contar com um bom controle do histórico de vendas. Ele permite saber quantas unidades em média de cada mercadoria são vendidas por dia, semana ou mês. Dessa forma é possível prever quais produtos saem mais do que os outros e planejar exatamente o que não pode faltar no seu estoque e o que precisa ter em menor quantidade.
A gestão de estoque precisa ter muito bem definido qual será a frequência com que as compras serão realizadas. Isso será muito útil para entender por quanto tempo o seu estoque estará abastecido. Por exemplo, caso as compras sejam realizadas a cada dois meses, será necessário comprar produtos para 60 dias de vendas e ter um estoque de mínimo para segurança
Levantar as demandas consiste em determinar quais são as compras que deverão se repetir mensalmente e quais são as quantidades de produtos a serem adquiridos. Nesse processo é preciso contar com a participação de cada setor, informando quais insumos necessitam para realizar suas atividades e com que frequência precisam dos mesmos.
Saber exatamente o que tem no estoque da empresa para entender o que pode ser mantido e o que deve ser liquidado é fundamental. Para isso, separe os produtos que podem ser comercializados imediatamente, que correm o risco de terem o prazo de validade expirado daqueles que não estragam com facilidade e não precisam de tanta urgência. Isso ajuda a gerar caixa para a empresa e a economizar recursos.
A gestão comercial precisa ter muito bem definido o orçamento mensal do setor. Esses valores também devem fazer parte do planejamento do fluxo de caixa. Dessa forma é possível planejar saídas e alocar os recursos necessários para o pagamento dos fornecedores. Esse processo também permite saber quanto cada setor da empresa tem de despesas a serem pagas e pensar em formas efetivas de conciliar ciclo de compras, pagamentos e vendas.
Um sistema de gestão de estoque é muito útil para aumentar a produtividade e fazer um controle muito mais eficiente. Nele você registra todas as mercadorias e controla a quantidade de insumos disponíveis e sua devida distribuição ao longo do tempo.
Esse controle da gestão comercial também permite que você dimensione com precisão as demandas da empresa, evitando também a permanência de produtos obsoletos no armazém, bem como a perda de mercadorias por prazos de validade vencidos.
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