Os consumidores nunca estiveram tão bem informados e, consequentemente, tão exigentes, como nos últimos anos. O acesso a informações do mundo todo através da internet e a facilidade da comunicação com os novos dispositivos móveis ou portáteis trouxe uma nova realidade ao mercado de consumo. É por isso que, no contexto atual, para se diferenciar as empresas precisam adotar estratégias fortemente orientadas à experiência do cliente.
E uma das melhores ferramentas para alcançar esse objetivo é a experiência de varejo 360º, onde todos os canais de compra são integrados de forma a otimizar a experiência dos consumidores, oferecendo o máximo de informação e comodidade para o cliente.
Essa estratégia já está sendo usada por algumas marcas, mas, ainda é uma novidade no mercado e pode ser o diferencial para o seu negócio se destacar da concorrência. Neste artigo, mostramos as vantagens e os resultados que você pode obter ao implementar a experiência de varejo 360º na sua empresa.
A experiência de varejo 360º, também chamada de omnichannel, significa a integração e convergência de todos os canais de contato e divulgação da empresa com os clientes.
Na prática, essa estratégia permite integrar lojas físicas e virtuais, explorando todas as possibilidades de interação para tornar a experiência do cliente única e diferenciada.
E é algo que vem ao encontro do comportamento atual dos consumidores.
Segundo um levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) 47{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores com acesso à internet buscam, primeiro, por informações no mundo online, para depois comprarem os produtos nas lojas físicas.
Também de acordo com a pesquisa, 23{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos entrevistados afirmaram que possuem o hábito de visitar a loja física antes de realizarem a compra em uma loja virtual.
No entanto, isso não significa apenas colocar todas as informações descritivas dos produtos e os meios de compra em cada canal. É mais do que isso.
Para que seja efetiva, é necessário um conhecimento profundo do comportamento do cliente, desde o momento em que faz a busca pelos produtos até o momento da compra, englobando diversos dispositivos e pontos de contato.
Existem três aspectos fundamentais que devem ser pensados para oferecer experiências de varejo 360º aos seus clientes.
Mas, antes de falar sobre eles, imagine esta cena:
O cliente entra na sua loja física para olhar algum produto e utiliza o aplicativo da sua marca para verificar se ele existe no estoque daquela loja. Encontrando-o pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores e optar por receber a entrega em casa.
Percebe como os canais de compra podem ser integrados, contribuindo para oferecer uma experiência de compra melhor e mais eficiente para o consumidor?
Para tornar esta cena uma realidade na sua empresa, será necessário trabalhar, primeiro, as características visuais que compõem a identidade da sua marca.
Elas devem estar presentes em todos os seus canais de venda, desde o design do e-commerce até a arquitetura das lojas físicas. Tudo deve ser pensado para provocar sensações que tornem a visita digital e presencial em algo inesquecível para os consumidores.
O segundo aspecto fundamental é o atendimento. Seus colaboradores devem ser treinados para oferecer um ótimo atendimento aos clientes, atuando de forma amigável e prestativa, e conhecendo todas as operações dos outros canais de venda. Assim, contribuirão para a continuidade da excelente experiência iniciada no mundo online.
Por último, mas de igual importância, está a tecnologia necessária para implementar a estratégia varejo 360º.
Ela permitirá, através de inovações como geolocalização e QR Code, mapear o comportamento dos clientes nos ambientes online e offline, possibilitando melhorar cada vez mais as integrações do mundo físico com o virtual.
Além de fornecer uma experiência diferenciada para seus consumidores, existem diversas outras vantagens em utilizar a estratégia de varejo 360º.
Por exemplo, através dela, sua empresa consegue se destacar da concorrência, melhorar o relacionamento e fidelizar melhor os clientes, valorizar sua marca, entre outras.
No cenário atual, a tendência é que a experiência de varejo 360 graus se torne a principal estratégia para as marcas que desejam se destacar no mercado e na mente dos consumidores.
Mesclar e integrar a experiência sensorial das lojas físicas com a comodidade e velocidade das mídias digitais possibilitará que sua empresa aumente, significativamente, as vendas e a satisfação dos clientes.
A In360 pode ajudar a entender e, além disso, buscar resultados otimizados através do uso de melhores práticas e da adoção inteligente de tecnologias para seu estabelecimento. Entre em contato e conheça mais.