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Erros comuns do mercado varejista que você precisa evitar
25 de abril de 2019
Como a experiência do usuário impulsiona a nova era do e-commerce
26 de abril de 2019
Publicado por admin em 25 de abril de 2019
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O poder da experiência de varejo 360º

Os consumidores nunca estiveram tão bem informados e, consequentemente, tão exigentes, como nos últimos anos. O acesso a informações do  mundo todo através da internet e a facilidade da comunicação com os novos dispositivos móveis ou portáteis trouxe uma nova realidade ao mercado de consumo. É por isso que, no contexto atual, para se diferenciar as empresas precisam adotar estratégias fortemente orientadas à experiência do cliente.

E uma das melhores ferramentas para alcançar esse objetivo é a experiência de varejo 360º, onde todos os canais de compra são integrados de forma a otimizar a experiência dos consumidores, oferecendo o máximo de informação e comodidade para o cliente.

Essa estratégia já está sendo usada por algumas marcas, mas, ainda é uma novidade no mercado e pode ser o diferencial para o seu negócio se destacar da concorrência. Neste artigo, mostramos as vantagens e os resultados que você pode obter ao implementar a experiência de varejo 360º na sua empresa.

O que é a experiência de varejo 360º

A experiência de varejo 360º, também chamada de omnichannel, significa a integração e convergência de todos os canais de contato e divulgação da empresa com os clientes.

Na prática, essa estratégia permite integrar lojas físicas e virtuais, explorando todas as possibilidades de interação para tornar a experiência do cliente única e diferenciada.

E é algo que vem ao encontro do comportamento atual dos consumidores.

Segundo um levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) 47{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores com acesso à internet buscam, primeiro, por informações no mundo online, para depois comprarem os produtos nas lojas físicas.

Também de acordo com a pesquisa, 23{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos entrevistados afirmaram que possuem o hábito de visitar a loja física antes de realizarem a compra em uma loja virtual.

No entanto, isso não significa apenas colocar todas as informações descritivas dos produtos e os meios de compra em cada canal. É mais do que isso.

Para que seja efetiva, é necessário um conhecimento profundo do comportamento do cliente, desde o momento em que faz a busca pelos produtos até o momento da compra, englobando diversos dispositivos e pontos de contato.

Como implantar na sua empresa

Existem três aspectos fundamentais que devem ser pensados para oferecer experiências de varejo 360º aos seus clientes.

Mas, antes de falar sobre eles, imagine esta cena:

O cliente entra na sua loja física para olhar algum produto e utiliza o aplicativo da sua marca para verificar se ele existe no estoque daquela loja. Encontrando-o pelo aplicativo, pode fazer o pedido com um dos vendedores e optar por receber a entrega em casa.

Percebe como os canais de compra podem ser integrados, contribuindo para oferecer uma experiência de compra melhor e mais eficiente para o consumidor?

Para tornar esta cena uma realidade na sua empresa, será necessário trabalhar, primeiro, as características visuais que compõem a identidade da sua marca.

Elas devem estar presentes em todos os seus canais de venda, desde o design do e-commerce até a arquitetura das lojas físicas. Tudo deve ser pensado para provocar sensações que tornem a visita digital e presencial em algo inesquecível para os consumidores.

O segundo aspecto fundamental é o atendimento. Seus colaboradores devem ser treinados para oferecer um ótimo atendimento aos clientes, atuando de forma amigável e prestativa, e conhecendo todas as operações dos outros canais de venda. Assim, contribuirão para a continuidade da excelente experiência iniciada no mundo online.

Por último, mas de igual importância, está a tecnologia necessária para implementar a estratégia varejo 360º.

Ela permitirá, através de inovações como geolocalização e QR Code, mapear o comportamento dos clientes nos ambientes online e offline, possibilitando melhorar cada vez mais as integrações do mundo físico com o virtual.

Vantagens da experiência de varejo 360º

Além de fornecer uma experiência diferenciada para seus consumidores, existem diversas outras vantagens em utilizar a estratégia de varejo 360º.

Por exemplo, através dela, sua empresa consegue se destacar da concorrência, melhorar o relacionamento e fidelizar melhor os clientes, valorizar sua marca, entre outras.

No cenário atual, a tendência é que a experiência de varejo 360 graus se torne a principal estratégia para as marcas que desejam se destacar no mercado e na mente dos consumidores.

Mesclar e integrar a experiência sensorial das lojas físicas com a comodidade e velocidade das mídias digitais possibilitará que sua empresa aumente, significativamente, as vendas e a satisfação dos clientes.

A In360 pode ajudar a entender e, além disso, buscar resultados otimizados através do uso de melhores práticas e da adoção inteligente de tecnologias para seu estabelecimento. Entre em contato e conheça mais.

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