A Inteligência Competitiva, gerada em princípio na Sociedade Industrial, atualmente é uma das bases centrais da conjuntura estratégica da Sociedade da Informação. Hoje, o mundo é globalizado e “líquido”. A concorrência e o mercado, por consequência, também o são. Logo, estar um passo à frente pode determinar ganhos consideráveis, como também estar um passo atrás pode conferir perdas irreversíveis de fatias lucrativas do mercado.
Por isso, é necessário entendermos a fundo o que é Inteligência Competitiva e quais são seus principais benefícios, independentemente do tamanho da sua empresa.
Em um ponto inicial, podemos compreender que a Inteligência Competitiva pode ser considerada como um processo subsequente da Gestão do Conhecimento, que procura estabelecer um sistema generalista de criação, análise, retenção e distribuição do conhecimento, de maneira eficaz e eficiente, com objetivo central de se obter a tão sonhada vantagem competitiva.
Seguindo em frente neste fluxo, encontramos a Inteligência Competitiva, que concentra todo este esforço realizado pela Gestão de Conhecimento especificamente na concorrência, mercado e comportamento do cliente. Ou seja, é um modelo categoricamente preditivo de administração, em que se procura prever e antecipar movimentos da concorrência e, como bônus, prospecta e oportuniza tendências e cenários observados. Com isso, controla-se significativamente os riscos inerentes ao modelo de negócio adotado pela organização.
Além disso, a Inteligência Competitiva é parte integrante da Inteligência Organizacional, com o foco exclusivo na garantia de manutenção da competitividade da empresa. Deste modo, entramos no conceito de Ciclo de Inteligência Competitiva, que tem o intuito de formalizar este sistema preditivo por meio de cinco passos, que são:
Apesar de ser um processo complexo e com ramificações diversas, a Inteligência Competitiva deve ser implementada por todos os tipos de empresa, pois seus benefícios ajudam diretamente no aumento da lucratividade, algo que é interessante para todos os tipos de empresa. Abaixo, entenderemos quais são as 6 principais vantagens:
Por meio de insights gerados através da análise preditiva dos concorrentes, a viabilidade do surgimento de ideias inovadoras se torna real. E mediante o lucro advindo destas mesmas ideias, podemos construir um ciclo virtuoso de inovação. Por isso, Inteligência Competitiva e Inovação estão imbricados em termos estratégicos.
De fato, é um dos objetivos centrais da IC. Aqui, entendemos vantagem competitiva como a descoberta ou criação de elementos que propiciam um diferencial estratégico sustentável à frente da concorrência, e que sejam verdadeiramente lucrativos para a empresa.
Com o poder preditivo inerente a Inteligência Competitiva, o risco de ser surpreendido por ações táticas ou estratégicas não apenas da concorrência, como também do mercado, são razoavelmente diminuídas a um patamar aceitável.
Por meio da análise do mercado também realizado pela Inteligência Competitiva, novos produtos ou serviços com uma proposta de valor adequada ao seu público-alvo podem ser criados e aplicados. Assim, a conquista de uma maior lucratividade e receita são completamente plausíveis, neste cenário.
Neste ponto, podemos entender dois cenários fundamentais para o futuro da empresa:
A. Saber se a proposta de valor da empresa é efetivamente aderente aos clientes, por meio da análise do relacionamento do público-alvo que se quer conquistar e a relação deste com a concorrência e;
B. Entender se esta mesma proposta de valor da empresa, estabelecida por meio da missão, visão e valor, ou mais recentemente pelo seu propósito, é forte o suficiente para se manter no Mercado, a longo prazo.
Desta forma, a sustentabilidade da organização é examinada ao máximo, e se observarmos problemas estruturais, eles serão facilmente encontrados e diagnosticados.
Na verdade, esta é uma extensão da vantagem 4, mas com um foco muito mais específico para o longo prazo estratégico. É neste ponto que os famosos “Oceanos Azuis” (mercados ainda inexplorados) podem ser encontrados, possibilitando oportunidades únicas de lucro para a empresa.
Em suma, a Inteligência Competitiva é crucial para todo o tipo de empresa pois o seu caráter intrinsecamente preditivo garante a contenção de gastos desnecessários, além de identificar pontos fortes e fracos da empresa, oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado (a famosa análise SWOT). Por consequência, o objetivo principal desta Inteligência de conquista da vantagem competitiva, frente outros players (inclusive maiores do que a empresa).
Ficou interessado em saber como montar um sistema de inteligência competitiva para a sua empresa? A in360 pode te ajudar neste desafio. Entre em contato conosco e saiba maiores detalhes