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Pequenos comércios e a experiência do consumidor
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26 de dezembro de 2019
Publicado por admin em 20 de dezembro de 2019
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Os desafios do atacarejo

O atacarejo foi a aposta de muitas marcas no período de crise nacional, a fim de manterem a balança no positivo. E agora, em período de estabilização e reconquista da confiança do consumidor, o modelo está consolidado na rotina dos brasileiros, cujas famílias já correspondem a 30,7{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} do total de vendas.

E o motivo do sucesso é o apelo de preços diferenciados, proporcionados por uma operação enxuta e simples. Foi a partir dessa estratégia que o Cash & Carry atingiu índices expressivos como o aumento de 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} da quantidade de pontos de venda em quatro anos, estar presente na realidade de 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos lares brasileiros, o que culminou em 12,8{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} de crescimento em 2018.

Tamanho destaque, por consequência, tem chamado a atenção e trazido novos players para o mercado, o que torna o cenário mais competitivo.

No post de hoje, apresentamos quais são os desafios que essas lojas — que se tornaram ponto de referência para o abastecimento de lares, do estoque de pequenos comércios e de transformadores — enfrentam na atual dinâmica.

Pontos de atenção para o atacarejo

Com a concorrência mais acirrada, o desafio de operar o formato aumenta. Como ter um nível de serviço aos clientes que sejam coerentes com uma margem bruta baixa, sem comprometer o resultado?

A solução precisa estar alinhada com a proposta de preços baixos e simplicidade que tornam a operação viável e rentável. Veja abaixo alguns dos dilemas e das respostas encontradas para eles.

Opções de pagamento

No início, as lojas de atacarejo recebiam, apenas, em dinheiro ou cartão de débito. No entanto, visando o aumento de market share, estratégias de crédito foram traçadas.

Para tornar viável a opção, as redes firmaram parcerias com as companhias de crédito, e disponibilizaram aos clientes o cartão próprio da loja, com o qual o público aderente tem acesso a benefícios (prazo para pagamento e, muitas vezes, preço de atacado mesmo quando leva quantidade de varejo).

E foram além, o Makro, por exemplo, ampliou o leque de recebimento ao aceitar vales-alimentação — benefício fornecido por empresas. Tais estratégias se tornam possíveis por meio de negociação que baixam as taxas comuns ao ponto de não comprometerem a margem e a operação das redes de atacarejo.

Diversificação de serviços

A recessão econômica contribuiu para a consolidação do formato. No entanto, com a melhoria econômica, os consumidores passam a desejar mais das experiências de compra, já que estão mais dispostos ao consumo e tendem a aumentar o poder aquisitivo. Assim, a proposta objetiva e com operação simples pode perder um pouco do para alguns clientes, mas há que se ficar atento ao nível de serviço oferecido para não comprometer o resultado.

Para contornar esse desafio há i que se estudar as possibilidades. A primeira delas é a oferta de produtos veganos e orgânicos. Outro ponto é a diversificação de serviços — atualmente não são todas as redes de atacarejo que fornecem site, entregas, açougue e padaria, por exemplo, aos seus consumidores devido ao custo gerado por esses pontos de valor agregado. Avaliar se a integração é economicamente viável para esse formato de loja é importante.

Assim, a inteligência artificial e demais tecnologias emergentes passam a ser uma alternativa para viabilizar tais experiências sem que a marca perca a essência de preços atrativos, pois, a partir delas, é possível, não somente otimizar essas operações adicionais, como melhorar a eficiência de outras partes da operação, gerando economia e reinvestimento.

Por isso é importante estar atualizado com as possibilidades existentes que, ao serem estudadas e testadas, podem ser inseridas no contexto de cada loja e público proporcionando forte diferencial competitivo à marca.

Conhecer os diferentes clientes desse formato de loja, melhorar a eficiência das lojas e ter uma equipe comercial mais eficiente são questões relevantes para o futuro do formato. Saiba mais como a in360 pode ajudar nesse processo: acesse o portfólio.

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