Foi-se o tempo dos processados. Agora, é a vez dos produtos frescos.
Na última década, que se finalizou em 2020, muita coisa mudou. A geração Z (os nascidos a partir de 1995) chegou à maioridade e entrou para o mercado de consumo. E essa geração, diferentemente das anteriores, é muito mais ligada na sua saúde.
Segundo dados de uma pesquisa do Ibope, o número de vegetarianos no Brasil já chega nos 30 milhões. E grande parte desse aumento aconteceu entre os anos de 2012 e 2020, quando o número de adultos que não comem carnes dobrou no país. Além disso, o faturamento do setor de orgânicos vem crescendo ano a ano, com taxas entre 10{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} a 15{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}.
Tudo isso mostra um movimento que caminha a todo vapor: a opção por produtos mais saudáveis, o que se reflete na demanda pelos produtos frescos nos supermercados e em uma oportunidade de negócios que não pode ser negligenciada. E você, do varejo supermercadista, precisa se preparar para essa nova realidade.
O século 20 foi marcado pela rápida industrialização e pelo aumento do consumo de alimentos rápidos. O fast-food ganhou espaço e a ideia de comida rápida cresceu entre a população adulta. O objetivo era gastar o menor tempo preparando a comida ou mesmo comendo.
Isso levou ao surgimento de diversos produtos processados e congelados. O microondas também teve papel importante nesse processo, permitindo que alimentos congelados ficassem prontos em apenas alguns minutos.
Enquanto isso trouxe grande crescimento para a indústria alimentícia no último século, a expectativa é de que agora, no século 21, as coisas sejam diferentes. E não só os dados que mostramos na introdução que comprovam isso.
O mercado de nutrição também está em plena expansão. A oferta de cursos na área e a procura por profissionais desse tipo aumentou, mostrando que, cada dia mais, o brasileiro médio se preocupa com o que come.
Além disso, já é mais do que comprovado (e alertado pela Organização Mundial da Saúde — OMS) que o consumo excessivo de alimentos industrializados faz mal à saúde e que os produtos orgânicos devem compor a maior parte, senão toda, da alimentação de uma pessoa.
Tudo isso tem feito a busca por produtos frescos no varejo supermercadista aumentar, exigindo que empreendedores nesse setor se adequem à nova realidade.
Não foi só a migração para produtos frescos que vimos nos últimos anos no varejo supermercadista. A mudança para um mundo digital também foi acentuada, especialmente com a pandemia do coronavírus.
Durante a pandemia, mesmo que a manutenção do comércio essencial (entre eles, supermercados), a busca por compras online cresceu exponencialmente. Com medo de contrair o vírus, a população procurou reduzir seus contatos e o comércio online foi o que a permitiu fazer isso.
Os pedidos em restaurantes, esses sim fechados, cresceram, mas também houve um aumento expressivo no número de compras feitas em supermercados por meio de aplicativos ou navegadores da web. Nesse meio, também cresceram as buscas pela compra online de produtos frescos e orgânicos.
No caso dos supermercados, oferecer produtos orgânicos também tem se mostrado um diferencial para a marca. Com a sustentabilidade sendo uma preocupação cada dia mais eminente, marcas que mostram seu compromisso com o meio ambiente têm se destacado no mercado.
No entanto para se aproveitar bem desta tendência ao consumo consciente e mais saudável, e garantir bons lucros com os produtos frescos, é preciso estratégia e planejamento. Por serem altamente perecíveis, esses produtos precisam garantir um giro alto, do contrário, você pode se ver perdendo seus investimentos.
Por isso, é essencial fazer uma gestão muito ‘azeitada’, buscando utilizar bastante as informações de suas lojas e de seus clientes para otimizar o resultado com produtos frescos.
Conheça a in360! Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.