O papel do profissional da área comercial sempre foi decisivo no varejo. Contudo, nos últimos anos essa importância se acentuou, acompanhando a própria dinâmica do segmento que sofreu fortes mudanças.
Por isso, tanto os profissionais de compras quanto os gestores do varejo devem estar atentos a isso. Ou seja, é preciso que eles estejam preparados para o mercado que cada vez mais exige novos olhares e rápida adaptação.
Continue lendo para entender as características essenciais do novo profissional da área comercial do varejo!
Em todos os segmentos do mercado, a gestão de compras sofreu sérias mudanças a partir da pandemia de COVID-19. É o que aponta uma pesquisa global feita pela McKinsey.
“Será necessária uma reimaginação da função de compras, tanto para ter sucesso nos esforços de recuperação quanto para fazer a transição para um novo modelo operacional adequado para o novo normal”, destacam os consultores da Mckinsey. Neste sentido, eles apontam:
A ênfase nos resultados desse estudo está na adoção de ferramentas e métodos para potencializar as capacidades analíticas do time comercial. O estudo revelou que 69{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos líderes consideram as soluções digitais e analíticas ainda mais valiosas no novo normal, com maior potencial para aumentar a eficácia das compras.
Acrescentamos também que uma maior utilização de canais digitais para vendas exige do varejo estratégias comerciais mais dinâmicas. Isso porque ao mesmo tempo em que é preciso manter reduzir o excesso de estoques, a falta de mercadorias irrita os consumidores, que estão a alguns cliques da concorrência. Assim, a gestão de estoques implica em um conhecimento do contexto o que inclui características da categoria, fornecedores, lead time… Um varejista que opera na região Norte, por exemplo, precisará atuar com estoques maiores porque, na maioria dos casos, está longe dos centros de produção…
Nós já apontamos aqui no blog as 10 características mais importantes do novo profissional de compras. Elas vão desde visão sistêmica até capacidade de planificação de negócios, passando por relacionamento proveitoso com fornecedores, entre outras.
Agora vamos a um update nessa reflexão, considerando tanto o que foi descoberto na pesquisa da Mckinsey quanto apontamentos de outros especialistas no tema!
Eis aqui alguns insights que o novo profissional de conta deve levar em consideração:
Todo o ecossistema varejista sofreu grandes mudanças nos últimos anos. É normal que os profissionais da área comercial também tenham que se adaptar a novos paradigmas.
O que fica claro em estudos de mercado e também nos conselhos dos especialistas é que se espera do novo profissional da área comercial uma atitude ainda mais orientada à gestão estratégica do negócio, embasado e mdados e criativo. A boa notícia é que tecnologia e métodos não faltam.
O novo profissional da área comercial deve assumir protagonismo, expandir suas perspectivas para uma atuação ainda mais analítica e propositiva. Logicamente, ele precisa ser valorizado pelas lideranças, e receber abertura para essa nova postura.
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Você está preparado para ser ou contratar o novo profissional de compras? Deixe seu comentário!