Entendendo da logística e aplicando inteligência de varejo para gerar impactos positivos no negócio
O conceito de logística vai muito além do transporte de mercadorias. Existem diversos processos, como o controle de estoque e armazenamento associados. A importância da logística para a inteligência de varejo pode ser medida por seus resultados.
Ao implementar uma gestão logística de qualidade, empreendimentos que atuam no varejo conseguem satisfazer melhor suas necessidades. Dentre os principais benefícios para o empreendedor estão a eficiência nos processos, a redução de custos e o aumento de segurança dos produtos.
Muitas pessoas imaginam que logística se refere ao transporte de mercadorias de um ponto a outro. Essa é uma ideia que não está totalmente errada, apenas incompleta. Em termos conceituais, logística corresponde a todo o processo de planejamento do transporte, movimentação e armazenamento de produtos.
A logística pode envolver processos tanto externos quanto internos – existe também a logística de movimentação de produtos dentro da empresa, entre unidades etc. No setor varejista, a logística tem sido considerada uma das áreas mais estratégicas, considerando-se o seu impacto em todo o negócio.
Por envolver vários processos, a logística inclui a aquisição de mercadorias, a formação e controle de estoque e as medidas de segurança implementadas para garantia de integridade dos produtos comercializados.
Mais do que apenas transportar produtos, é preciso pensar o processo de logística como um emaranhado de etapas. Quando implementada de forma correta, a logística no setor varejista oferece uma série de benefícios.
Veja alguns dos principais.
Uma das grandes preocupações de qualquer empreendedor do varejo é garantir um controle de estoque eficiente. Ter um grande volume de mercadoria parada no estoque não é uma boa ideia. Ao mesmo tempo, é importante que a mercadoria disponível seja o suficiente para atender a demanda.
A inteligência de varejo deve orientar todo o processo de logística e gerenciar os dados, para saber exatamente quanto de produto deve ser adquirido, transportado e armazenado. Empresas que contam com uma logística de qualidade são capazes de evitar acúmulo de produtos através da previsão da demanda.
O fluxo de mercadorias deve ser otimizado. Além de planejar a quantidade de produtos transportados, é importante pensar no custo e no prazo de entrega. O produto deve estar disponível no lugar certo, na hora certa e a um custo adequado.
Depois que os produtos são transportados, as medidas de armazenamento entram em ação. Pensar apenas na movimentação das mercadorias, sem levar em consideração o seu destino, é um grande equívoco.
Graças a inteligência de varejo, é possível melhorar a logística de armazenamento de produtos. Existem, inclusive, diversas tecnologias que auxiliam durante tarefas burocráticas como conferência da mercadoria, separação de pedidos e documentação.
Quando pensamos em logística, a movimentação de mercadorias é um dos aspectos fundamentais. Mas não basta carregar veículos com produtos e pronto. É preciso cuidar de detalhes como embalagem, conservação dos produtos e evitar desperdício no percurso.
Muitos empreendimentos do setor varejista acabam perdendo dinheiro em razão de um sistema logístico despreparado para garantir a segurança da mercadoria. Todos os produtos devem chegar ao destino com as mesmas características iniciais, sem acidentes de percurso.
A redução de custos é uma consequência indireta da exploração da inteligência de varejo para a tomada de decisões de logística. Empresas mais eficientes conseguem reduzir o tempo entre o processo e outro, evitam a perda de mercadoria e conseguem atender aos seus clientes com precisão.
Em um cenário repleto de players atuando no mercado do varejo, é importante que gestores e administradores comecem a mostrar seus diferenciais competitivos. Preço justo, qualidade de produto e bom atendimento são exigências, não diferenciais.
Os verdadeiros diferenciais competitivos são aqueles que ultrapassam os níveis habituais do mercado. Trata-se de pensar um pouco além, fazer diferente da concorrência e estabelecer novos padrões de qualidade.
A inteligência de varejo possibilita que negócios implementem um modelo de logística eficiente, rápido e seguro. Nós da IN360 oferecemos um time especializado de consultores especialistas em inteligência de varejo.
Sem preocupações com prazo de entrega, perda de produtos e comprometimento da carga, o varejo pode focar no que realmente importa: oferecer aos seus clientes a melhor experiência. Saiba mais clicando aqui.