Post em parceria com a Smartsell Pro
O cenário político, econômico e social pelo qual estamos passando nos últimos anos, e mesmo considerando os desdobramentos da mais recente crise, com a Covid-19, nos colocam uma excelente oportunidade para repensarmos se as estratégias de negócio utilizadas nos últimos tempos são realmente as melhores a serem adotadas neste momento.
Será que devemos continuar aplicando as mesmas soluções ou devemos repensar todo o modelo de negócio do estabelecimento?
A primeira ação que devemos tomar é garantir que temos as informações corretas para fazer um bom diagnóstico da situação.
Vamos imaginar um médico que recebe um paciente queixando-se de dor nas costas. Se o médico analisar apenas a região dolorida, ele provavelmente não terá o diagnóstico completo. O problema pode ter origem em outra parte do corpo, e ter diversas causas, como: postura incorreta, ao dormir, sentar, praticar esportes, etc.
Portanto, não adianta buscarmos maior lucratividade e focar somente no aumento de vendas. O problema de baixa rentabilidade pode vir de outras variáveis de seu negócio como estoques que não refletem a demanda, mix de produtos em desacordo com a demanda, contratos mal elaborados com fornecedores, quadro de funcionários maior ou menor que o necessário, gastos com energia, aluguel, entre outros.
Existem muitas possibilidades para rentabilizar uma loja, porém não iremos tomar decisões corretas se não pararmos para avaliar profundamente o Demonstrativo de Resultados (DRE), que é um reflexo do que fazemos no dia-a-dia.
Caso você ainda não tenha DRE de sua loja, sugiro fortemente que você coloque seus esforços na construção deste relatório.
Através do DRE podemos entender as variáveis que impactam os resultados de nossa empresa. Volume e tipo de faturamento, impostos, o custo variável de produtos adquiridos, margem bruta, reflexos dos custos fixos da operação da loja, e finalmente o lucro final.
Após analisarmos o DRE, a receita para atingirmos alta rentabilidade parece bastante simples:
– Crescer Faturamento
– Comprar melhor de fornecedores
– Reduzir Estoques
– Reduzir custos fixos da operação
– Ter uma boa gestão tributária
Mas como aplicar no meu negócio? Por onde começar?
Neste momento gostaria de focar nossa atenção a uma linha extremamente importante do DRE, a linha de Custos Fixos.
Os custos fixos são aqueles que como o nome indica, mantêm-se fixos independentemente do volume de vendas. São custos necessários para manter a operação da loja. Enquadram-se nos custos fixos: aluguel, serviços de segurança, limpeza, planos de telefonia, manutenção de equipamentos, energia elétrica, etc.
Esta linha do DRE torna-se ainda mais importante no cenário econômico atual. Consumidores com baixo poder de compra buscam a melhor oferta e compram estritamente o necessário. Isto quando não migram para marcas de preços mais baixos, afetando o faturamento do varejista.
Veja abaixo alguns pontos que podem causar um bom impacto para reduzir os custos fixos de operação do seu varejo:
Após toda essa analise você deve estar preparado para responder a seguinte questão:
Quais são os custos fixos que o negócio realmente necessita para continuar existindo?
Apenas os itens que respondem sim à pergunta acima devem ser mantidos. Provavelmente os demais poderão ser cancelados. Com esta informação você estará pronto para a implementação de um plano de redução de custos fixos que vai ajudar a melhorar o seu DRE. Esteja pronto para exercitar o desapego, e boa sorte com seu plano!
Fabio Camparini
Fundador da Smart Sell Pro