Com as novas demandas que surgiram a partir de um comportamento de consumo que se transformou digitalmente muito rápido nos últimos tempos, surgiu a necessidade de aprimorar as estratégias, os produtos e serviços, e de se adequar às novas tendências que surgiram no varejo.
De maneira geral, o varejo tem buscado mais agilidade e proximidade no relacionamento com seus clientes, para conseguir o que toda marca procura atualmente, entregar experiências excepcionais para que possam se conectar melhor com seu público.
Por isso nos últimos anos a regionalização ou expansão regional se tornou uma estratégia efetiva para atender a esses ‘novos requisitos’ da atualidade e fazer com que os varejos pequenos e médios consigam conquistar mais representatividade nas áreas em que atuam, tão bem ou melhor que os grandes players nacionais do mercado.
Você já sabe como a regionalização pode ser usada como uma boa estratégia para o varejo diante de um cenário tão desafiador para a economia como o que vivemos? Continue a leitura e descubra.
Redes regionais de médio porte podem crescer mais rapidamente, pois já conhecem bem os hábitos e costumes dos clientes no local onde atuam devido à proximidade com que trabalham, e as diferenças que ocorrem dentro de sua própria região. Com esta experiência fica mais fácil entender os pontos fracos e fortes, avaliar rapidamente uma nova área e definir os processos para ter um atendimento, oferta e logística mais eficazes.
Uma evolução passo a passo, ou região por região, permite o aprendizado necessário para que realizem investimentos mais seguros para impulsionar seus diferenciais e atender as especificidades da região que buscam cobrir. Mesmo sendo presentes em menor escala que as corporações e ‘big players’ do mercado, esses varejistas podem operar com um volume de vendas que para eles seja representativo, fechando acordo com fornecedores com baixa presença local, oferecendo linhas de financiamento ou outras opções mais competitivas e vantajosas.
Cada cidade é única mas entre as diferentes regiões existem muitos pontos em comum, existe em geral um fator cultural regional que pode ser uma excelente oportunidade para criar lojas singulares, adequadas ao perfil daquele município ou região. Além disso a segmentação geográfica reduz o nível de riscos, aumentando as possibilidades de captação e fidelização de clientes.
E o que pode ser ‘regionalizado’? Tudo! Por exemplo, preço – em um mercado amplo e com consumidores com várias necessidades relativas ao local onde vivem e com diferentes níveis de renda, ter um preço diferenciado e considerando a ‘elasticidade’ de demanda que ele gera, pode ser uma forma inteligente de gerar receita adicional. Campanhas e promoções também podem ser adaptadas conforme cada região responde a isto. O grande desafio é trabalhar estas diferenças sem perder as vantagens competitivas que sua organização, como um todo, já tem.
A regionalização do varejo é uma forma de subdividir o mercado e possibilitar um estudo mais eficiente para entender semelhanças e diferenças, e com isso saber o que cada região e cada local precisa em relação a produtos e serviços. Como o objetivo é atender as necessidades e demandas, ter à disposição dados segmentados de várias regiões é um fator de alta relevância para o desenvolvimento de campanhas assertivas e com melhor ROI.
Regionalizar é uma forma de segmentar e adaptar sua abordagem de mercado conforme as necessidades específicas de determinado público, trazendo mais flexibilidade e adaptabilidade à sua estratégia. Com o volume de concorrência se acirrando e a possibilidade de estagnação, expandir o campo de atuação de forma regionalizada pode levar sua empresa a lugares onde estão esperando pela possibilidade de adquirir seus produtos e serviços – considere isto.
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