Quem está no mercado há algum tempo, já pode ter ouvido falar da tríade da gestão no varejo: preço, pessoas e produto. No entanto, se antes era difícil medir exatamente o que cliente esperava em sua experiência de compra, atualmente o poder dos dados hoje deu a oportunidade aos varejistas de remodelar suas estratégias para cada um dos pontos dessa tríade.
A análise de dados de nova geração permite que os varejistas façam uma combinação ideal da tríade da gestão e transformem o negócio em um modelo centrado no cliente. O uso de análise de dados coletados em pontos de contato com o cliente e nos canais do varejo oferece uma oportunidade para os varejistas revisarem suas estratégias para fornecer uma experiência de compra perfeita.
No artigo de hoje, vamos explorar como a análise de dados pode otimizar a gestão da tríade do varejo. Acompanhe!
As campanhas de marketing giram em torno das pessoas, incluindo clientes e funcionários que os atendem. Os vendedores em lojas de varejo podem ajudar os compradores com atendimento personalizado e dicas sobre como navegar pela loja em um tablet, que possui um repositório de informações do cliente.
Os varejistas podem se envolver com os clientes de forma significativa e oferecer serviços proativos quando avaliam os requisitos corretamente. As ferramentas de Big Data analisam dados demográficos, comportamento de compra na loja, interações sociais, tendências de navegação online, histórico de transações e tendências pós-compra para entender os clientes e prever preferências. Elas ajudam a melhorar a retenção do cliente e, ao mesmo tempo, a cultivar a fidelização.
A ciência de dados aplicada corretamente pode otimizar significativamente as estratégias de preços. Os modelos analíticos avaliam as variáveis que influenciam o desempenho financeiro das empresas de varejo. Essas empresas podem correlacionar dados e identificar padrões entre a demanda por um produto específico, vendas de produtos complementares, custo das vendas e histórico de marcas concorrentes.
Os insights de dados ajudam as empresas a adotar um sistema de preços dinâmico que pode maximizar o lucro. Por exemplo, as vendas de final de temporada podem ser substituídas por abordagens de desconto de preço que capitalizam a demanda, ao mesmo tempo em que fornecem valor aos clientes.
Como o e-commerce prospera na otimização de preços, as empresas devem usar plataformas de dados para mapear dados de merchandising em tempo real com a demanda do cliente e comportamentos do comprador para descobrir insights de negócios para preços dinâmicos.
Técnicas avançadas de gerenciamento de demanda, movidas a dados, ajudam os varejistas e empresas a aumentar o retorno sobre o investimento ao combinar com precisão a demanda com o fornecimento. Os modelos de previsão orientados pela demanda combinam dados em tempo real com dados históricos de vendas para fazer projeções para a demanda futura, otimizando a gestão do estoque.
Eles ajudam a criar ferramentas de previsão que requerem dados de vendas mínimos para prever vendas específicas da loja em todas as categorias de produtos. A precisão dessas previsões aumenta com a frequência das atualizações de dados e a qualidade das entradas. As ferramentas de previsão reduzem significativamente a probabilidade de um incidente de falta de estoque, uma vez que a reposição de estoque é acionada automaticamente.
As ferramentas analíticas combinam dados estruturados e não estruturados para capacitar os comerciantes com visibilidade da composição e do tamanho dos carrinhos de compras. Eles podem então ser integrados aos dados históricos de vendas para personalizar a variedade de produtos de cada loja.
Varejistas e marcas que tomam medidas ativamente para fazer uso de tecnologia relevante para aprimorar a análise de dados do cliente e as operações da cadeia de suprimentos serão os verdadeiros vencedores no varejo — aumentando os lucros e a fidelidade do cliente!
Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor.
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