A pandemia do Covid-19 trouxe muitas mudanças para o comportamento de compra no varejo supermercadista. Foi possível, inclusive, observar novas tendências dentro desse segmento.
O uso de marcas próprias teve um crescimento considerável, mostrando que o consumidor está sensível a produtos com menor custo e que o varejo deve se adaptar a essa nova realidade. Neste artigo vamos discutir sobre a tendência das marcas próprias no varejo supermercadista.
A pandemia impactou financeiramente todo o mundo. As pessoas e empresas estão bastante preocupadas com o potencial da crise pós pandemia – isso sem mencionar que em muitos casos já houve grandes perdas financeiras
Um reflexo disso é que muitos clientes estão passando para um novo padrão de comportamento de consumo, buscando diminuir os seus custos.
As marcas próprias, por sua vez, estão se destacando dentro do varejo supermercadista exatamente por conseguirem suprir essa necessidade. Segundo a revista Valor, muitos dos consumidores com renda mais alta também estão optando por produtos mais baratos durante a pandemia por esse cenário de incertezas.
Uma pesquisa da Nielsen mencionada nesta reportagem ainda aponta que enquanto os alimentos em geral tiveram uma alta de 10{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} nas vendas, os de marca própria cresceram 32,6{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d}. Além deste, destacam-se outros setores:
De acordo com a ABMAPRO, Associação Brasileira de Marcas Próprias de Terceirização, essas linhas começaram a ser produzidas no nosso país na década de 1970, mas apenas no final dos anos 1990 que houve uma explosão dessa estratégia.
A partir de 2004 se iniciou um processo de agregação de valor, que tem como objetivo incorporar novos conceitos a estes produtos, como inovação, sustentabilidade e bem-estar.
A partir desta tendência, percebe-se que o varejo supermercadista precisa se destacar e tentar ser a primeira opção de compra dos consumidores que estão, cada vez mais, prezando por uma boa experiência porém desejando diminuir os seus gastos.
Como consequência direta da oferta de um produto de marca própria, em geral com o preço abaixo da média, o varejista incentiva a fidelização do cliente e, assim, pode aumentar os resultados de seu negócio, desejo de todo gestor.
Para isso, é essencial que as mercadorias oferecidas tenham qualidade similar às outras, e que ofereçam segurança para o consumidor
Os alimentos são os produtos que mais têm se destacando dentro do varejo supermercadista, seguido de produtos de limpeza e higiene pessoal. Por isso, o indicado é seguir essa linha e disponibilizar produtos com marca própria nesses segmentos.
Além disso, é recomendado que sejam incorporadas à marca própria outras tendências de varejo que a pandemia trouxe, como novas estratégias de pricing, as embalagens econômicas e mesmo alguns produtos premium e exclusivos.
Vale lembrar que, apesar de a tendência ser a busca por preços menores, faz sentido investir em um produto premium que traga um valor maior ao consumidor, por exemplo se esse render mais que o produto ‘básico’.
Cada vez mais é evidente a importância que o preço do produto tem para o consumidor final, e toda empresa deve buscar maneiras de atender isso e oferecer o que ele deseja, oferecendo opções adequadas, sem pecar na qualidade e segurança.
A in360 entende que o varejo supermercadista está passando por uma mudança grande e que o gestor deve adaptar-se para seguir essas novas tendências.
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