O crescimento dos negócios online e do uso de dispositivos móveis como tablets e smartphones para se efetuar compras tem sido muito significativo. Por conta disto o ecommerce tem se transformado em um assunto altamente prioritário em praticamente todos os varejistas. Mas quais os fatores mais importantes para se considerar nesta prática?
O processo que o consumidor atualmente utiliza para fazer suas escolhas e eventualmente suas compras online envolve diversos aspectos, desde o acesso à tecnologia até a garantia de entrega e do serviço pós-venda, ao final. Por conta disto é preciso identificar qual o perfil do novo consumidor moderno, e quais os fatores essenciais que o motivam a realizar suas compras através da internet, em um PC ou em um smartphone.
A facilidade de encontrar e adquirir produtos ou serviços pela internet, além do crescimento do nível de confiança neste tipo de atividade, são grandes motivadores para a adoção que os consumidores Brasileiros estão tendo do ecommerce. Muitas vezes a resolução de uma necessidade está a apenas uma busca e um click de distância.
Pesquisas recentes do Google mostram que 14{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das lojas com plataformas online concretizam mais de 80{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das suas vendas através de um dispositivo móvel, mostrando essa tendência e preferência recente no processo de compra do consumidor atualmente.
Esses são dados que só comprovam as mudanças recentes no hábito de compra do brasileiro, além de reforçar a importância que as empresas precisam dar a essa nova situação, reconhecendo este novo perfil de comportamento para poder criar estratégias de venda eficientes.
Mesmo considerando toda a facilidade e comodidade que o consumidor tem para poder adquirir o que quiser de qualquer lugar, apenas com um celular e uma conexão com a internet, existem muitos outros fatores que ele considera na hora de realizar um pedido de compra online.
Listamos abaixo alguns dos principais aspectos que motivam este consumidor e que vão influenciar sua decisão de compra:
É extremamente importante criar um processo com base em uma política de trocas clara e bem definida. Muitos consumidores deixam de comprar em lugares onde a loja virtual demora a fazer uma reposição ou troca, ou tem um sistema complicado para realizar este processo. E por este motivo, o varejista precisa criar meios de facilitar as trocas e não perder clientes por insatisfação neste quesito.
O custo do frete entra na conta do consumidor como custo dele com o produto que está comprando, portanto quanto menor melhor. Sendo um dos principais motivadores de compras online, o frete grátis é uma prática que se transformou em um atrativo importante que acaba por agradar muito os consumidores online, sendo percebido como um benefício e muitas vezes sendo o fator decisivo na hora de fechar uma compra.
Estatísticas comprovam que os consumidores procuram por informações e opiniões – positivas ou negativas – sobre o produto antes de realizar uma compra, e esta terminou sendo uma característica que vem sendo incorporada pelo mercado nos sites das lojas, pela facilidade que trás para os consumidores. Por conta disto o varejista não pode deixar de disponibilizar a opção de avaliação de seus produtos e serviços prestados em sua loja online.
É preciso se certificar que o campo de busca do site esteja bem posicionado em um local visível, de forma que seu futuro cliente não tenha dificuldades ou perca tempo para achá-lo. Além disso o mecanismo de busca deve ser bom o suficiente para trazer resultados relevantes, eventualmente listando produtos correlatos – fora da lista de resultado das buscas. Com uma pesquisa eficiente suas chances de negócio aumentam.
Estar atento às tendências do mercado é uma questão de extrema importância em todas as áreas de negócio, e no varejo não é diferente. É importante inovar para não ser percebido como uma empresa ‘engessada’, ou retrógrada. Renovar é estar vivo, e seu cliente percebe isto. Por isso busque eventos e treinamentos relacionados às novidades, e avalie constantemente o potencial de implementação das mais importantes.
Sabemos que gestão de estoque não é um assunto simples, mas manter um estoque relativamente diverso vai aumentar as chances de venda por contar com uma variedade de produtos, já que o consumidor online procura por diferentes opções, muitas vezes mais do que o cliente em uma loja física. Este estoque pode ser trabalhado de forma colaborativa, com outras empresas do mesmo grupo, como uma forma de reduzir os custos que a diversidade de produtos vai trazer.
Fique atento e busque otimizar sua oferta online aplicando os fatores acima. Desta forma, fica mais possível fidelizar seus consumidores atuais e conquistar novos clientes.
E a sua empresa como faz para entender as necessidades do consumidor online?
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