As perdas no varejo representadas por roubos e quebras representam, aproximadamente, dois por cento do faturamento líquido das empresas do ramo. Pode parecer um percentual baixo a princípio, mas quando se pesa isto junto à margem das operações, é um valor que sim tem importância.
Mesmo com esses dados, infelizmente esse problema nem sempre se encontra como um dos focos gerenciais.
Porém, a importância desse tema é significativa, pois em geral é mais fácil e rápido aumentar a lucratividade evitando perdas do que aumentando as vendas.
Para conseguir superar um desafio é preciso, antes, compreendê-lo. No contexto do setor varejista, uma perda é todo evento que reduz a lucratividade do negócio. Entre eles estão:
Na atuação proativa da prevenção de perdas, são necessárias estratégias com o objetivo de reduzir ou eliminar esses quesitos.
Ou seja, haverá um setor responsável com profissionais dedicados a desenvolver, implementar e mensurar processos de modo a evitar desperdícios e, consequentemente, melhorar a eficiência da companhia.
Devido a grande variedade de prejuízos dessa natureza que podem ser ocasionadas dentro do varejo, não existe uma receita mágica, mas pode-se seguir alguns passos.
Primeiramente, priorizar o tema como uma fonte de renda para a empresa, devendo ser discutido em reuniões gerenciais de alto escalão. É preciso que haja comprometimento de cima para baixo para que a infraestrutura (equipe e cultura empresarial) se desenvolvam nesse aspecto.
Após a priorização, mapear os pontos que estão causando prejuízos, observando onde há desperdícios.
Com esse mapa em mãos, desenvolver medidas de mitigação de problemas para cada um dos pontos observados. Entre essas medidas mais comuns estão:
Por fim, é necessário estabelecer metas e um programa de incentivo para os colaboradores, motivando-os a implementar essa cultura na empresa.
Uma boa gestão de desperdícios traz diversas vantagens competitivas para as empresas.
Além do óbvio, que seria a redução de perdas físicas de modo geral, pode-se destacar:
Deu para entender a importância da implementação da prevenção de perdas na sua empresa?
Implementar essa cultura na empresa não é um processo fácil, pois envolve toda a cadeia de funcionários, desde os gestores até os funcionários, pois todos precisam estar alinhados.
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