Uma pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos mostrou que 73{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} dos consumidores são a favor das tecnologias de autoatendimento para melhorar a experiência de compras no varejo e reduzir as interações com o pessoal. E a prática do self checkout se encontra nessa tendência.
Tudo indica que a autonomia e a experiência tecnológica também vêm fazendo parte das aspirações dos consumidores brasileiros. Apesar de não termos um levantamento sobre o tema no país, já é possível ver a adoção do self checkout em muitos empreendimentos varejistas nacionais.
Mas, você já parou para pensar em como uma estratégia de self checkout pode ser vantajosa para o seu negócio? Já refletiu sobre esse novo comportamento do consumidor, que prefere se auto-atender em vez de perder minutos preciosos de seu dia em uma fila para um pagamento?
É essa a proposta deste artigo. Continue lendo para entender o que é self checkout e como a sua loja pode se beneficiar dele!
Self checkout é o nome dado aos terminais de autoatendimento disponibilizados em empreendimentos varejistas, tais como supermercados, postos de gasolina, shoppings etc. Ele se refere à combinação de sistemas tecnológicos e a prática de o próprio cliente finalizar sua experiência de compra (pagamento, sobretudo).
Também chamado de check-out de autoatendimento, o self checkout promete diversos benefícios aos lojistas e clientes, como você verá mais adiante.
O que é importante pontuar é que esse tipo de solução responde a um novo comportamento do consumidor, que prima por ganho de tempo e utilização de soluções inovadoras de tecnologia. Essa é uma tendência que se vê em diversos âmbitos do cotidiano da sociedade atual, do consumo de conteúdo audiovisual via Netflix, por exemplo, à utilização de chatbots em detrimento do atendimento telefônico por operadores humanos nos call centers.
Confira, a seguir, uma série de vantagens que o self checkout oferece aos varejistas e seus clientes.
Um check-out de autoatendimento permite que mais clientes sejam atendidos em menos tempo. Isso resulta em mais compras no mesmo período de tempo, bem como em filas mais curtas.
Os caixas de autosserviço, por exemplo, lidam com compras mais rapidamente, já que um caixa não precisa pesquisar manualmente os números dos produtos para encontrar o preço certo, portanto, esses caixas não dependem do fator humano. Filas mais curtas criam clientes mais felizes — que provavelmente quererão voltar.
Um self checkout é significativamente mais simples de manter limpo e arrumado. Assim, o lojista pode aproveitar o tempo economizado para criar um ambiente de loja agradável e acolhedor.
Em vez de ter uma grande equipe para fazer cobrança do cliente no caixa, pode direcionar a força de trabalho para um atendimento mais personalizado.
Os clientes não querem necessariamente conversar com outras pessoas quando estão fazendo compras.
Graças aos checkouts de autoatendimento, eles podem completar sua visita enquanto conversam ao telefone, ouvindo um áudio livro ou simplesmente relaxando depois do trabalho.
Há inclusive a opção de seleção de idioma em determinados sistemas de self checkout, o que facilita para lojistas que recebem turistas internacionais, por exemplo.
Tudo isso está ligado à tão falada experiência do cliente, que é a estratégia de pensar todas as interações do consumidor com a marca, proporcionando a ele conforto e bem-estar.
Estima-se que entre 30{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} e 50{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} de todas as perdas em uma loja são devidas a roubo ou erros de operadores de caixa. Em um autoatendimento, não há mais nenhum risco de manuseio de dinheiro, como erros de cálculo.
Os terminais de self checkout ocupam menos espaço e podem lidar com muito mais clientes do que os checkouts normais, o que os torna significativamente mais eficientes em termos de superfície do que o padrão.
Na mesma área de superfície que um número limitado de PDVs tradicionais ocupa, a maioria das lojas pode acomodar mais unidades de autoatendimento. E a matemática é simples: quatro vezes mais caixas = quatro vezes melhor capacidade.
Como você viu, o self checkout é uma estratégia que pode ser bastante benéfica para o seu empreendimento varejista. Bem estruturada, ela pode trazer um verniz de inovação, potencializar vendas e lucratividade. Para isso, é claro, é preciso estudar bem o tipo de tecnologia ser empregada, entre outros fatores.
Não é exagero dizer que o self checkout é uma solução de Inteligência de Mercado, pois une tecnologia e experiência do cliente e, ao mesmo tempo, potencializa resultados.
Você está preparado para montar uma estratégia de self checkout em sua loja? A in360 pode te ajudar a entender e analisar se essa é uma boa opção para o perfil do seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como aproveitar as tendências na sua loja!