logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
A qualidade de serviço como diferenciação no varejo
10 de maio de 2019
Gestão de produtividade no varejo: o que priorizar
23 de maio de 2019
Publicado por admin em 16 de maio de 2019
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • inovação

Tecnologia de voz pode melhorar a experiência de compra

Saiba como a tecnologia de voz pode revolucionar a experiência de compra dos consumidores no varejo.

E aí Siri, ei Cortana, ok Google… A tecnologia de voz chegou para ficar, trazendo uma nova e divertida experiência de compra para os consumidores no varejo. Afinal, não há como negar que a criação das assistentes virtuais tornou a vida em geral, e também no comércio, mais fácil. Desde 2011, quando a Apple inovou com o lançamento da Siri, a assistente virtual do iOS, seguida pelo Google Assistant, Cortana e a mais nova da família, a Alexa, criada pela Amazon em 2014. Com isso podemos contar com ajuda, dicas e até mesmo conselhos de assistentes virtuais.

A tecnologia de voz pode auxiliar a chegar mais rápido a destinos, com o Waze e o Maps, ligar e desligar equipamentos, e até apagar luzes em casa, com o iOS integrado. Com tudo isso, a tecnologia de voz vem transformando as atividades que realizamos diariamente. Mas, além do ambiente pessoal, esta é uma tecnologia que tem potencial para também ajudar o comércio a melhorar a experiência de compra para seus clientes. Isso não é mais uma realidade apenas vista em feiras de ciência e tecnologia. Está acontecendo bem na palma da mão do consumidor, no seu smartphone ou, ainda, na TV inteligente.

Confira abaixo como a tecnologia de voz pode mudar a experiência de compra das pessoas no varejo.

Como utilizar tecnologia de voz no comércio

Até aqui, já deve ter ficado evidente que tecnologia de voz não tem apenas o papel de indicar o melhor trajeto, qual é a previsão do tempo em determinada cidade ou fazer pesquisas de conteúdo simples.

Para ser eficaz, a experiência de compra deve ser o mais objetiva e clara possível. Excesso de opções, de alternativas, ou mesmo de regras, tornam mais complicado e demorado o ato de compra, afastando o consumidor.

A tecnologia de voz permite simplificar esse e outros processos de varejo, com o reconhecimento de voz do usuário e respostas simples e diretas. Além de educadas.

Por exemplo, um Assistente de Voz como a Siri, pode indicar um restaurante próximo, aberto ou que trabalhe com delivery. É só dizer “restaurante” e com um simpático “Ok João, veja o que eu encontrei” a Siri utiliza a localização do usuário para apresentar pelo menos cinco restaurantes mais próximos a ele no mapa. Do mesmo modo, na dúvida entre assistir um filme no cinema ou online, em segundos surge na tela uma lista com os títulos sugeridos, preços e horários.

Em um nível ainda mais avançado, a empresa The Mars Agency criou o Smart Aisle, uma plataforma de inteligência artificial que se classifica como o primeiro assistente de voz do mundo feito para compras de varejo. O objetivo é fornecer materiais intuitivos aos usuários tais como, indicações de produtos, suporte na compra e informações sobre os itens. Esses conteúdos são disponibilizados enquanto o cliente está em frente às prateleiras escolhendo os produtos que pretende levar para casa. A assistente de voz também interage através de perguntas feitas pelo usuário.

O Smart Aisle não é um simples assistente de voz, ele também usa a inteligência artificial para se conectar às luzes de LED da prateleira, facilitando a visualização do produto de interesse do consumidor. O usuário indica um item como um vinho, por exemplo, o assistente fará algumas perguntas para identificar a preferência do comprador e indicará ao menos três opções da bebida. Em seguida, luzes de LED acendem na prateleira destacando onde estão os rótulos selecionados.

Melhorando a experiência de compra do consumidor

Com a tecnologia de voz, o consumidor economiza o seu mais importante recurso, que é o tempo. Já é possível:

● pedir o jantar ou escolher um bom vinho;

● chegar mais rápido e sem engarrafamentos ao local desejado;

● escolher a roupa ou o corte de cabelo que mais combina com suas características físicas;

● e muito mais…

Ainda estão sendo criadas novas tecnologias para que em breve os pagamentos possam ser confirmados por voz. Logo os consumidores do varejo poderão fazer compras sem a necessidade de digitar PINs, senhas ou qualquer outro tipo de identificação. Utilizando apenas o som de sua voz e uma palavra-chave. Desse modo, sobrará ainda mais tempo para o consumidor fazer o que gosta.

A tecnologia de voz já está ao alcance de qualquer usuário de smartphone. Portanto, para estar um passo à frente da concorrência, é preciso estar pronto para adicionar as novas tecnologias para melhorar a experiência de compra do seu cliente.

Se a sua empresa deseja ou precisa implantar ações inovadoras para ampliar seus resultados, entre em contato conosco. A IN360 é especializada em serviços de inteligência de mercado de varejo, e pode ajudar.

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + cinco =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360