E aí Siri, ei Cortana, ok Google… A tecnologia de voz chegou para ficar, trazendo uma nova e divertida experiência de compra para os consumidores no varejo. Afinal, não há como negar que a criação das assistentes virtuais tornou a vida em geral, e também no comércio, mais fácil. Desde 2011, quando a Apple inovou com o lançamento da Siri, a assistente virtual do iOS, seguida pelo Google Assistant, Cortana e a mais nova da família, a Alexa, criada pela Amazon em 2014. Com isso podemos contar com ajuda, dicas e até mesmo conselhos de assistentes virtuais.
A tecnologia de voz pode auxiliar a chegar mais rápido a destinos, com o Waze e o Maps, ligar e desligar equipamentos, e até apagar luzes em casa, com o iOS integrado. Com tudo isso, a tecnologia de voz vem transformando as atividades que realizamos diariamente. Mas, além do ambiente pessoal, esta é uma tecnologia que tem potencial para também ajudar o comércio a melhorar a experiência de compra para seus clientes. Isso não é mais uma realidade apenas vista em feiras de ciência e tecnologia. Está acontecendo bem na palma da mão do consumidor, no seu smartphone ou, ainda, na TV inteligente.
Confira abaixo como a tecnologia de voz pode mudar a experiência de compra das pessoas no varejo.
Até aqui, já deve ter ficado evidente que tecnologia de voz não tem apenas o papel de indicar o melhor trajeto, qual é a previsão do tempo em determinada cidade ou fazer pesquisas de conteúdo simples.
Para ser eficaz, a experiência de compra deve ser o mais objetiva e clara possível. Excesso de opções, de alternativas, ou mesmo de regras, tornam mais complicado e demorado o ato de compra, afastando o consumidor.
A tecnologia de voz permite simplificar esse e outros processos de varejo, com o reconhecimento de voz do usuário e respostas simples e diretas. Além de educadas.
Por exemplo, um Assistente de Voz como a Siri, pode indicar um restaurante próximo, aberto ou que trabalhe com delivery. É só dizer “restaurante” e com um simpático “Ok João, veja o que eu encontrei” a Siri utiliza a localização do usuário para apresentar pelo menos cinco restaurantes mais próximos a ele no mapa. Do mesmo modo, na dúvida entre assistir um filme no cinema ou online, em segundos surge na tela uma lista com os títulos sugeridos, preços e horários.
Em um nível ainda mais avançado, a empresa The Mars Agency criou o Smart Aisle, uma plataforma de inteligência artificial que se classifica como o primeiro assistente de voz do mundo feito para compras de varejo. O objetivo é fornecer materiais intuitivos aos usuários tais como, indicações de produtos, suporte na compra e informações sobre os itens. Esses conteúdos são disponibilizados enquanto o cliente está em frente às prateleiras escolhendo os produtos que pretende levar para casa. A assistente de voz também interage através de perguntas feitas pelo usuário.
O Smart Aisle não é um simples assistente de voz, ele também usa a inteligência artificial para se conectar às luzes de LED da prateleira, facilitando a visualização do produto de interesse do consumidor. O usuário indica um item como um vinho, por exemplo, o assistente fará algumas perguntas para identificar a preferência do comprador e indicará ao menos três opções da bebida. Em seguida, luzes de LED acendem na prateleira destacando onde estão os rótulos selecionados.
Com a tecnologia de voz, o consumidor economiza o seu mais importante recurso, que é o tempo. Já é possível:
● pedir o jantar ou escolher um bom vinho;
● chegar mais rápido e sem engarrafamentos ao local desejado;
● escolher a roupa ou o corte de cabelo que mais combina com suas características físicas;
● e muito mais…
Ainda estão sendo criadas novas tecnologias para que em breve os pagamentos possam ser confirmados por voz. Logo os consumidores do varejo poderão fazer compras sem a necessidade de digitar PINs, senhas ou qualquer outro tipo de identificação. Utilizando apenas o som de sua voz e uma palavra-chave. Desse modo, sobrará ainda mais tempo para o consumidor fazer o que gosta.
A tecnologia de voz já está ao alcance de qualquer usuário de smartphone. Portanto, para estar um passo à frente da concorrência, é preciso estar pronto para adicionar as novas tecnologias para melhorar a experiência de compra do seu cliente.
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